Presidência durante a 19ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Manifestação de solidariedade à Senadora Soraya Thronicke em razão das ofensas sofridas durante entrevista à Rádio Capital FM de Campo Grande/MS. Comentário sobre o respeito às divergência, que deve ocorrer numa democracia, mas sempre imbuído de compostura. Comentários sobre a ação da Polícia Federal de desbaratou uma quadrilha que pretendia atentar contra a vida do Senador Sergio Moro.

Autor
Rodrigo Pacheco (PSD - Partido Social Democrático/MG)
Nome completo: Rodrigo Otavio Soares Pacheco
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Atuação do Ministério Público, Atuação do Senado Federal, Defesa do Estado e das Instituições Democráticas, Direitos Individuais e Coletivos:
  • Manifestação de solidariedade à Senadora Soraya Thronicke em razão das ofensas sofridas durante entrevista à Rádio Capital FM de Campo Grande/MS. Comentário sobre o respeito às divergência, que deve ocorrer numa democracia, mas sempre imbuído de compostura. Comentários sobre a ação da Polícia Federal de desbaratou uma quadrilha que pretendia atentar contra a vida do Senador Sergio Moro.
Publicação
Publicação no DSF de 24/03/2023 - Página 19
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Ministério Público
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas
Jurídico > Direitos e Garantias > Direitos Individuais e Coletivos
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, SENADOR, SORAYA THRONICKE, OFENSA, MISOGINIA, ESTAÇÃO RADIO, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), CUMPRIMENTO, MINISTERIO PUBLICO FEDERAL, DEFESA, DEMOCRACIA, REPUDIO, DIFAMAÇÃO, INJURIA, CALUNIA, AMEAÇA, COMENTARIO, OPERAÇÃO, POLICIA FEDERAL, QUADRILHA, ATENTADO, SERGIO MORO.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Senadora Soraya Thronicke, receba desta Presidência também, em reiteração, a nossa solidariedade irrestrita e absoluta por esse acontecimento e por qualquer tipo de agressão que V. Exa. ou qualquer Senador ou Senadora sofra em razão do exercício de sua função. Esse episódio de V. Exa. infelizmente é a repetição de outros episódios também com V. Exa., com outros Senadores, com esta Presidência, o que é algo realmente intolerável, expressão de falta de educação, de falta de empatia ao se externar, ao se achar no direito de externar frustrações, mal sentimentos para o outro, ofendendo pessoas. É uma violência que precisa ser combatida com educação, com pedagogia, mas também com a repreensão da lei.

    A providência que V. Exa. toma é exemplar. Conte irrestritamente com a Polícia Legislativa do Senado, com a Advocacia do Senado, com a Presidência do Senado, com todos os seus colegas, não só para punir exemplarmente esse cidadão que agrediu V. Exa., inclusive por sua condição de Parlamentar mulher, diga-se isso – e não foi por outra razão que se enquadrou na violência política institucional e na política à mulher, que é algo que nós votamos aqui no Senado Federal.

    E meus cumprimentos ao Ministério Público Federal, à Dra. Raquel Branquinho, que tomou essas providências.

    Assim como aconteceu com V. Exa., cada Senador que sofrer esse tipo de agressão seja de quem for, inclusive de outros Parlamentares, deve tomar as providências para que possa haver no Brasil o respeito às divergências, uma melhor educação, um melhor trato. Críticas, obviamente, nós temos que estar acostumados a receber, até críticas um pouco mais ríspidas e acirradas; isso faz parte da política e da democracia. Mas agressão à reputação, à honra, o que consubstancia o crime de injúria, de difamação, de calúnia, ameaça, como nós nos apercebemos aqui no acontecimento de ontem, em que se deflagrou uma grande operação que desbaratou uma quadrilha que pretendia fazer atentados contra um Senador da República que já vinha sendo sido ameaçado antes, é realmente algo intolerável e que exige a pronta resposta institucional.

    Então, minha solidariedade a V. Exa. Todos esses fatos serão apurados e os seus autores exemplarmente punidos.

    Muito obrigado, Senadora Soraya Thronicke.

    Líder Eduardo Braga, pela Liderança do MDB.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/03/2023 - Página 19