Discurso durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Relato da participação de S. Exa., em audiência com o Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, para tratar da recuperação da segunda pista do aeroporto de Navegantes(SC).

Homenagem aos Municípios catarinenses de São José, Indaial e da capital Florianópolis, em virtude da celebração dos respectivos aniversários no mês de março. Satisfação com a inauguração da nova Praça do Forte São Luís, em Florianópolis.

Autor
Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Transporte Aéreo:
  • Relato da participação de S. Exa., em audiência com o Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, para tratar da recuperação da segunda pista do aeroporto de Navegantes(SC).
Homenagem:
  • Homenagem aos Municípios catarinenses de São José, Indaial e da capital Florianópolis, em virtude da celebração dos respectivos aniversários no mês de março. Satisfação com a inauguração da nova Praça do Forte São Luís, em Florianópolis.
Aparteantes
Jorge Kajuru.
Publicação
Publicação no DSF de 23/03/2023 - Página 23
Assuntos
Infraestrutura > Viação e Transportes > Transporte Aéreo
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, AUDIENCIA, MINISTRO DE ESTADO, MARCIO FRANÇA, MINISTERIO DE PORTOS E AEROPORTOS, ASSUNTO, RECUPERAÇÃO, PISTA DE POUSO, AEROPORTO, NAVEGANTES (SC).
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, SÃO JOSE (SC), INDAIAL (SC), FLORIANOPOLIS (SC), INAUGURAÇÃO, PRAÇA, FORTE, CIDADE.

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar PP/REPUBLICANOS/PP - SC. Para discursar.) – Presidente, boa tarde! Boa tarde aos queridos Senadores!

    Quero dizer que perdoo o Senador Girão, vou perdoá-lo mais uma vez, porque, ao tentar assomar à tribuna, fui abordado por ele de maneira irônica. Mas eu o perdoo, porque o Avaí foi batido ontem por um placar exótico: 14 a 13 na disputa de pênaltis. É muito sofrimento! E o Senador Girão, que prega tanto o amor ao próximo, me aborda aqui, com aquela graça do Fortaleza, para mais uma vez maltratar a nossa Nação Avaiana. Mas está perdoado.

    Presidente, eu desejo fazer hoje, neste momento, dois registros.

    Como eu comecei com essa tristeza, o primeiro registro que eu quero fazer é da audiência que tivemos hoje de manhã com o Ministro de Portos e Aeroportos Márcio França, presentes a Secretária Vânia, que representa em Brasília o Governo de Santa Catarina; o Secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias Beto Martins; o representante da Procuradoria-Geral do Estado, representando, portanto, o Dr. Márcio Vicari; o Prefeito de Navegantes; o Sr. Rinaldo, da Facisc; os Parlamentares que puderam participar, em nome de Santa Catarina – a Coordenadora do fórum Caroline de Toni e o Deputado Jorge Goetten –; e representantes do ministério, para tratarmos da busca de um acordo que permita recuperarmos a segunda pista do aeroporto de Navegantes.

    Senador Kajuru Nasser, para o senhor ter uma ideia da singularidade e da natureza, o primeiro Gripen, avião de caça brasileiro, fabricado, concebido na Suécia e adaptado para servir à nossa Força Aérea, veio de navio para o Brasil e escolheu o Porto de Navegantes, na foz do Rio Itajaí-Açu, para ser desembarcado. Dali, ele foi deslocado em caminhão por 3km apenas e, devidamente reequipado, decolou para Anápolis, no Estado de Goiás, que V. Exa. representa; ou seja, é muito difícil haver esta conjugação: um porto, com capacidade para receber navios de 400m de comprimento, e, a 3km, um aeroporto internacional. É uma conjugação de logística muito feliz. E a concessionária, que já manteve vários contatos conosco, certamente vai participar de uma reunião com o Ministro Márcio França para não desperdiçar esta conjugação de fatores: porto; mar, que fica também ali ao lado; aeroporto e uma região industrializada, que tem um pouco ao norte a Weg, como exemplo de empresa de inovação; o Vale do Itajaí; e o Porto de Itajaí, exportador de contêineres. Ou seja, não é exportação a granel, que vale muito também, é exportação em porta-joias, como eu costumo dizer. Porta-joias é aquilo que contém valor agregado, tecnologia.

    Então, nós temos a esperança de recuperarmos a segunda pista para avião de carga, de carga internacional. Com o reforço da pista atual já será possível receber 767-3 em voo direto internacional, complementando aquele que é um ponto, um hotpoint de turismo. Ali ao lado tem o parque do Beto Carrero, a Costa Esmeralda, Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, ou seja, turismo e carga com valor agregado.

    Tenho certeza de que se abre a possibilidade não apenas de recuperarmos a segunda pista do aeroporto, especialmente para carga, mas, também, dotar o Aeroporto de Navegantes de facilidades como um hangar, aliás, uma cidade de hangares, uma plataforma para eVTOL, ou seja, para decolagem e aterrissagem na vertical, inclusive com equipamentos não tripulados e, com isso, dotarmos essa região de Santa Catarina de um complemento de logística extraordinário.

    O ministro foi muito receptivo. Creio que, com esta próxima reunião, com a presença da concessionária, com esses atrativos e com um novo acesso para o aeroporto - o Prefeito, também presente à reunião, pretende facilitar com a aprovação do novo plano diretor da cidade -, portanto, teremos a conjugação de esforços da Prefeitura, do Prefeito Libardoni, Prefeito Liba, das classes produtoras, representadas especialmente pela Facisc, ali na pessoa do Sr. Rinaldo; o centro de logística, que é a região, e os Governos, repito, municipal, estadual e federal, e a participação da bancada, posto que lá estávamos representando a bancada federal, juntamente com o Deputado Jorge Goetten e com a Deputada Caroline de Toni, que é a coordenadora do fórum. Portanto, é para fazer esse registro que eu ocupo esta tribuna, em primeiro lugar.

    Em segundo, para registrar dois aniversários muito especiais de municípios catarinenses nesta semana e ao longo desta semana. O aniversário do Município de São José, o aniversário do Município de Indaial e, finalmente, o aniversário também da cidade de Florianópolis, que amanhã completa 350 anos de existência. Como filho de imigrante que sou, tenho muito orgulho por ter, por duas vezes, dirigido a cidade de Florianópolis, com muito amor, com muita dedicação, ter tido o meu pai, imigrante libanês, Vereador, e a minha esposa que, certamente, como insiste sempre o Kajuru, é a melhor parte do casal, a Angela, que foi duas vezes Prefeita de Florianópolis, quer dizer, traduzimos este amor pela cidade não apenas nos Parabéns a você, que cantaremos amanhã. Não sei se eu vou poder ir pessoalmente, mas quero, também, registrar aqui, junto com o meu abraço aos meus conterrâneos, aos manezinhos, nascidos lá ou não, quero registrar que amanhã teremos uma inauguração muito especial. O Prefeito Topázio Neto vai inaugurar a Praça Forte São Luís. Um forte construído por ordem do Brigadeiro Silva Paes, no século XVIII, foi demolido em 1839, passou a ser praça...

(Soa a campainha.)

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar PP/REPUBLICANOS/PP - SC) – Tivemos um longo processo de solicitação para que o Exército Brasileiro liberasse aquela área que equivocadamente estava a ele jurisdicionada, e eu quero agradecer de público ao Exército Brasileiro e à atitude do General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, que concordou com essa devolução a Florianópolis em 2016, depois de uma longa audiência que tive com ele, como Deputado Federal. Nesses últimos sete anos, diligenciamos para a construção da praça, eu, pessoalmente, como Deputado e Senador, consegui emendas no valor de R$750 mil, que acabaram não sendo necessárias, posto que a iniciativa privada contribuiu para a execução do projeto, que amanhã será a nova Praça Forte São Luís, que ali fora edificado.

    Então, para dar parabéns a Florianópolis é que eu ocupo este final de fala e quero desejar que a capital de Santa Catarina e o Estado de Santa Catarina possam sempre aproveitar todas as oportunidades para darmos bons exemplos e seguirmos os bons exemplos que outras cidades brasileiras nos dão em matéria de participação comunitária, de luta por melhores condições de vida, por justiça social e por paz, paz e coexistência, porque, quanto maior a responsabilidade da autoridade, maior é a sua obrigação de zelar para que se conquiste. Assim como o pai exerce na família esse poder, o pai e a mãe, os avós, o Presidente da República, os Governadores dos estados, os Senadores, Deputados Federais, Prefeitos, temos que zelar para difundirmos coexistência, respeito e amor. É isso que eu desejo para a cidade em que tive o privilégio de nascer e para todos nós brasileiros.

    O Sr. Jorge Kajuru (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO) – Um aparte, Senador?

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar PP/REPUBLICANOS/PP - SC) – Bom, eu não posso dar o que não tenho, eu não tenho mais essa parte.

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Está concedido.

    O Sr. Jorge Kajuru (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Para apartear.) – O Girão não tem essa coragem, é amigo.

    Não, eu quero fazer aqui uma justiça, porque você dá aulas aqui no Senado, não há nenhuma dúvida, é uma reserva moral, cultural, agora eu nunca vi – os colegas talvez não gostem, mas eu sou assim e não vou mudar, meu apelido pelo Datena, desde dez anos de idade, é de Supersincero –, eu nunca vi um Senador ter tanta preocupação com os municípios do seu estado como você, Esperidião Amin. Você sempre fala dos municípios, sempre se preocupa até com a data de aniversário.

(Soa a campainha.)

    O Sr. Jorge Kajuru (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO) – Eu confesso que não faço isso, é um erro meu. Mais do que isso, eu sempre vejo aqui, em toda sessão, você ser o único Senador que, em todas as sessões, recebe Prefeitos, Vereadores, Vereadoras, Prefeitas do seu estado, ali no cafezinho, você senta, conversa, apresenta cada um deles, fala o nome deles aqui. Então é isso que Santa Catarina com certeza já sabe. E, para quem não sabe, o que você significa e o que representa é o seu amor à nossa Santa Catarina, em especial à sua Florianópolis.

    Parabéns por mais esse exemplo que você dá aqui nesta Casa.

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar PP/REPUBLICANOS/PP - SC) – Muito obrigado, amigo. Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/03/2023 - Página 23