Pela ordem durante a 21ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Calamidade pública no Ceará, onde 15 municípios se encontram em situação de emergência em virtude das fortes chuvas e enchentes que assolam a região.

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Calamidade Pública e Emergência Social:
  • Calamidade pública no Ceará, onde 15 municípios se encontram em situação de emergência em virtude das fortes chuvas e enchentes que assolam a região.
Publicação
Publicação no DSF de 29/03/2023 - Página 57
Assunto
Política Social > Proteção Social > Calamidade Pública e Emergência Social
Indexação
  • CALAMIDADE PUBLICA, ESTADO DE EMERGENCIA, CHUVA, INUNDAÇÃO, MUNICIPIOS, ESTADO DO CEARA (CE).

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Eu vou já, já ocupar a tribuna. Eu só queria pedir ao senhor, a propósito do assunto que muito bem colocou o Senador Alan Rick e que o senhor complementou bem sobre as chuvas no Brasil, especialmente no nosso Nordeste. Está chovendo muito lá no Ceará também.

    Geralmente a chuva é uma notícia muito boa para a nossa terra. Agora, quando a precipitação é muito intensa, infelizmente vem acompanhada de tragédias sociais. Já são 15 municípios dos 184 do Ceará em situação de emergência, com alagamentos e deslizamentos que causaram já três mortes e um desaparecimento. Inclusive uma que chocou o Estado do Ceará foi lá em Aratuba, onde o Prefeito Joerly Rodrigues atuou rapidamente – mas nós tivemos uma comoção lá em todo o município.

    Cabe ao Governo estadual tomar as medidas cabíveis, no sentido de evitar o agravamento das consequências trágicas sobre a população, que ainda permanece em áreas de risco; além, é claro, de prestar ampla assistência às famílias já desalojadas.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/03/2023 - Página 57