Pela ordem durante a 23ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Congratulações ao Exmo. Senador Lucas Barreto pelo seu pronunciamento acerca da excessiva regulamentação com vistas à preservação do meio ambiente na Região Norte, resultando no atraso em investimentos para a exploração de petróleo e gás.

Autor
Rogerio Marinho (PL - Partido Liberal/RN)
Nome completo: Rogério Simonetti Marinho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Desenvolvimento Regional, Meio Ambiente:
  • Congratulações ao Exmo. Senador Lucas Barreto pelo seu pronunciamento acerca da excessiva regulamentação com vistas à preservação do meio ambiente na Região Norte, resultando no atraso em investimentos para a exploração de petróleo e gás.
Publicação
Publicação no DSF de 31/03/2023 - Página 29
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Desenvolvimento Regional
Meio Ambiente
Indexação
  • SAUDAÇÃO, LUCAS BARRETO, SENADOR, PRONUNCIAMENTO, EXCESSO, REGULAMENTAÇÃO, LEGISLAÇÃO, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, COMPROMETIMENTO, EXTRAÇÃO, PETROLEO, GAS, PRE-SAL, PREJUIZO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

    O SR. ROGERIO MARINHO (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RN. Pela ordem.) – Agradeço a V. Exa. a deferência. Eu aguardei aqui a conclusão do discurso do ilustre Senador Lucas Barreto. O tema que ele traz hoje é extremamente relevante, Sr. Presidente, porque ele trata da exploração de um ativo natural que, dadas as circunstâncias, dadas as condições atuais por que o mundo passa, num prazo de 20, de 30 ou de 40 anos será absolutamente inócuo, inútil.

    Hoje os grandes países do mundo trataram entre si, e as empresas petrolíferas até, além das empresas normais, de emissão zero de carbono em 2050. Essa meta inclusive está sendo reavaliada em função dos últimos acontecimentos: por exemplo, a questão da pandemia; por exemplo, a questão da guerra da Ucrânia com a Rússia, que fez com que as usinas de carvão na China e na Europa fossem reativadas, que a busca pela...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. ROGERIO MARINHO (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RN) – ... energia radioativa de urânio voltasse a estar na ordem do dia.

    E nós já estamos assistindo a um país como a França, que é um dos países que mais critica o nosso país, o Brasil, nos fóruns internacionais, nos acusando de sermos um país que devasta as suas florestas, que não cuida do seu bioma, que não preserva o meio ambiente, mas é este país que está fortemente envolvido e comprometido na exploração dessa bacia, dessa jazida, na região justamente da Guiana Francesa. Os recursos alocados lá são gigantescos. A expectativa que a França tem dessa nova fronteira energética é enorme. Mas, ao mesmo tempo em que ela explora intensivamente ou busca explorar intensivamente esse ativo...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. ROGERIO MARINHO (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RN) – ... no foro internacional, paradoxalmente, nos acusa de sermos nós aqueles que agridem o meio ambiente.

    Nós sabemos que há interesses, interesses comerciais muito fortes, Sr. Presidente, e a palavra do Senador Lucas na verdade nos alerta da necessidade de nos despirmos do viés ideológico no enfrentamento dessas situações. É necessário que haja sustentabilidade no investimento e no desenvolvimento do nosso país. Todos nós queremos a preservação do nosso bioma, mas ao mesmo tempo nós não podemos condenar toda uma região, que tem milhões de pessoas, mais de 20 milhões de brasileiros, a que estejam absolutamente impedidos de buscar o seu desenvolvimento e, por via de consequência, ajudar o Brasil como um todo.

    Então, quero parabenizar o Senador Lucas pela sua intervenção e me somar a ele nessa preocupação...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. ROGERIO MARINHO (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RN) – ... e que o Governo brasileiro se debruce (Fora do microfone.) e olhe de forma séria essa situação, até porque o país vizinho está explorando essa mesma jazida.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/03/2023 - Página 29