Pela ordem durante a 23ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro da comemoração do Dia Internacional do Resíduo Zero.

Autor
Izalci Lucas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Data Comemorativa, Meio Ambiente:
  • Registro da comemoração do Dia Internacional do Resíduo Zero.
Publicação
Publicação no DSF de 31/03/2023 - Página 37
Assuntos
Honorífico > Data Comemorativa
Meio Ambiente
Indexação
  • REGISTRO, COMEMORAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, TRATAMENTO, RECICLAGEM, RESIDUO, LIXO.

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF. Pela ordem.) – Presidente, é muito rápido. E só para registrar que hoje a gente comemora, agora em 30 de março, pela primeira vez, o Dia Internacional do Resíduo Zero. Anualmente, são gerados 2 bilhões de toneladas de lixo; entretanto, 33% desses resíduos não recebem tratamento e poluem nossos rios e mares. Esses 33% equivalem a um caminhão de lixo cheio de plástico sendo despejado no oceano a cada minuto.

    Precisamos pensar em sistemas de políticas modernas e em gerenciamento de resíduos para que as pessoas sejam incentivadas a neutralizar ou doar artigos eletrônicos e recipientes plásticos e também a separar os orgânicos que viram adubo. Com isso, todos ganham, pois protegemos o meio ambiente, aumentamos a segurança alimentar, melhoramos a saúde e o bem-estar de todos e ainda geramos emprego e renda.

    Aqui no DF, já avançamos um pouco na conscientização, como a coleta, o descarte e a reciclagem, mas precisamos também equipar e descentralizar o centro de reciclagem. Precisamos também de leis que possam incentivar, principalmente, a captação de recursos para infraestrutura, galpões e maquinário adequado.

    Nós temos também uma boa notícia: 98,7% das latinhas de alumínio são recicladas no Brasil, que hoje é o líder mundial nesse tipo de reciclagem. Ontem foi a posse, inclusive, da nova Diretoria da Abralatas. Aqui nós temos uma indústria muito boa de reciclagem.

    Então, lixo zero já e menos desperdício, não é, Presidente?

    Obrigado.

    Era esse o registro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/03/2023 - Página 37