Pela ordem durante a 25ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre encaminhamento de ofício, em 10 de março de 2023, ao Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no qual se solicitou a ação imediata do Governo Brasileiro para libertar duas mulheres goianas injustamente presas na Alemanha, as quais estavam há um mês num presídio em Frankfurt acusadas de tráfico de drogas.

Autor
Jorge Kajuru (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Relações Internacionais:
  • Comentário sobre encaminhamento de ofício, em 10 de março de 2023, ao Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no qual se solicitou a ação imediata do Governo Brasileiro para libertar duas mulheres goianas injustamente presas na Alemanha, as quais estavam há um mês num presídio em Frankfurt acusadas de tráfico de drogas.
Publicação
Publicação no DSF de 12/04/2023 - Página 39
Assunto
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Relações Internacionais
Indexação
  • COMENTARIO, OFICIO, MINISTRO DE ESTADO, ITAMARATI (MRE), LIBERAÇÃO, MULHER, PENITENCIARIA, FRANKFURT, PAIS ESTRANGEIRO, ALEMANHA.

    O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Pela ordem.) – Obrigado, querido Presidente Veneziano Vital do Rêgo.

    Eu quero compartilhar com os amigos e amigas desta Casa a informação de que encaminhei ontem pela manhã um ofício ao Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, pedindo ação imediata do Governo brasileiro para libertar duas goianas injustamente presas na Alemanha, a Kátyna Baía e a Jeanne Paolini, goianas que estavam há um mês num presídio em Frankfurt acusadas de tráfico de drogas. Foram vítimas de uma quadrilha internacional no aeroporto de Guarulhos, que trocou as etiquetas das malas delas. A Polícia Federal elucidou o caso, constatou a inocência das duas mulheres e informou às autoridades policiais alemãs, mas a justiça do país alegava que as provas deveriam ser encaminhadas pelo Governo brasileiro.

    Daí o meu apelo ontem cedo ao Itamaraty, e hoje felizmente a notícia de que o Ministério Público da Alemanha decidiu pela soltura das duas goianas. E o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, havia me informado pela manhã que hoje mesmo iria acatar o meu pedido.

    Aqui registrado, Presidente Veneziano Vital do Rêgo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/04/2023 - Página 39