Fala da Presidência durante a 28ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Crítica ao discurso do Senador Eduardo Girão acerca de preocupação com supostas movimentações políticas, do Partido dos Trabalhadores (PT), para dificultar a instalação da CPMI que objetiva investigar os atos do dia 8 de janeiro. Defesa da instalação da CPMI.

Autor
Styvenson Valentim (PODEMOS - Podemos/RN)
Nome completo: Eann Styvenson Valentim Mendes
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal, Eleições e Partidos Políticos, Movimento Social:
  • Crítica ao discurso do Senador Eduardo Girão acerca de preocupação com supostas movimentações políticas, do Partido dos Trabalhadores (PT), para dificultar a instalação da CPMI que objetiva investigar os atos do dia 8 de janeiro. Defesa da instalação da CPMI.
Publicação
Publicação no DSF de 15/04/2023 - Página 39
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Outros > Eleições e Partidos Políticos
Outros > Movimento Social
Indexação
  • CRITICA, DISCURSO, SENADOR, EDUARDO GIRÃO, REFERENCIA, PREOCUPAÇÃO, POSSIBILIDADE, ATUAÇÃO, POLITICA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), OBJETIVO, DIFICULDADE, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, ATO, DESTRUIÇÃO, LOCAL, BRASILIA (DF), MES, JANEIRO.

    O SR. PRESIDENTE (Styvenson Valentim. Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - RN. Fala da Presidência.) – É isso que eu falo que é contraditório.

    A contradição é que a gente tem uma CPI acontecendo aqui no Distrito Federal, pelos Deputados, e o senhor tem conhecimento disso, já tem três meses. Hoje, dia 14, curiosamente, está fazendo aniversário de três meses. E, quando a gente para para analisar e eu escuto os discursos dos Senadores dizendo que pode ter uma debandada de assinaturas de Deputados para poder cair a CPMI, eu vejo que está bem contraditório. Uma CPI, comandada pelo integrante do PT aqui no Distrito Federal, para buscar essa verdade...

    Eu estou curioso para saber quem foi que quebrou a cadeira do Alexandre de Moraes, para prender aquele vagabundo mesmo, tem que prender. Eu estou curioso para saber quem foi que destruiu o STF todinho. Quem foi que desceu a rampa aqui? Quem foi que financiou tudo isso? Eu estou querendo punir essas pessoas, que têm que ser punidas mesmo, têm que ficar eternamente presas. Agora, para isso, a gente precisa esclarecer muitas coisas. Para isso, tem que fazer o mesmo trabalho, atrasado, que a Câmara Distrital aqui está fazendo.

    É no mínimo contraditório acusar o Governo Federal... E eu acho que eles estão isentos, eu acho que eles não têm nada a ver com isso. Eu acho estranho eles colocarem qualquer tipo de obstáculo ou barreira ou proposta para esvaziar uma CPMI como essa, porque o STF é o primeiro interessado nisso aí, o Senado Federal é o primeiro interessado nisso aí... Ou se esqueceram do dia 8, em que todo mundo foi para a imprensa e contou os absurdos que estavam acontecendo aqui dentro? Chegou o momento de a gente punir esse pessoal todinho!

    É isso aí.

    Encerramento, com convocação.

    A Presidência informa às Sras. Senadoras e aos Srs. Senadores que estão convocadas as seguintes sessões: sessão especial destinada a comemorar o Dia de Luta contra o Câncer a ser realizada hoje, dia 14 de abril, às 14h, daqui a pouco, e sessão não deliberativa, de segunda-feira, 17 de abril, às 14h.

    Cumprida a finalidade desta sessão, a Presidência declara o seu encerramento.

    Até às 14h, gente. Abraço.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/04/2023 - Página 39