Pela ordem durante a 33ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre as imagens divulgadas pela CNN, a entrada de vândalos no Palácio do Planalto e a prisão de invasores, com ênfase à atuação da Polícia Legislativa do Senado Federal. Registro acerca da instalação da CPMI do dia 8 de janeiro e manifestação do entendimento de que se tratou de tentativa frustrada de golpe e de agressão à democracia.

Autor
Rogério Carvalho (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: Rogério Carvalho Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Movimento Social, Segurança Pública:
  • Comentário sobre as imagens divulgadas pela CNN, a entrada de vândalos no Palácio do Planalto e a prisão de invasores, com ênfase à atuação da Polícia Legislativa do Senado Federal. Registro acerca da instalação da CPMI do dia 8 de janeiro e manifestação do entendimento de que se tratou de tentativa frustrada de golpe e de agressão à democracia.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2023 - Página 30
Assuntos
Outros > Movimento Social
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Segurança Pública
Indexação
  • COMENTARIO, IMAGEM VISUAL, DIVULGAÇÃO, EMPRESA DE NOTICIAS, ENTRADA, PESSOAS, MOVIMENTO SOCIAL, PALACIO DO PLANALTO, PRISÃO, GRUPO, INVASÃO, ENFASE, ATUAÇÃO, POLICIA, LEGISLATIVO, SENADO, REGISTRO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, APURAÇÃO, ATO, MES, JANEIRO, MANIFESTAÇÃO, ENTENDIMENTO, TENTATIVA, GOLPE DE ESTADO, AGRESSÃO, DEMOCRACIA.

    O SR. ROGÉRIO CARVALHO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - SE. Pela ordem.) – Sr. Presidente, essa cadeira aqui às vezes atrapalha os oradores.

    Primeiro, eu queria cumprimentar V. Exa., cumprimentar a todas as Senadoras e todos os Senadores, os brasileiros e as brasileiras; cumprimentar o Prefeito João Campos aqui, do Recife. Meus Cumprimentos!

    Primeiro que nós precisamos ter muita cautela ao falarmos desse vídeo que foi divulgado pela CNN. Nós vimos aqui, no Senado da República, imagens de policiais legislativos que aparentemente estavam facilitando a vida dos invasores. Na prática, estavam prendendo, e garantindo que os invasores ficassem aqui, para levá-los depois para o andar de baixo, onde foi tomado o depoimento. E a Casa que mais conseguiu prender, no dia da depredação, no dia do golpe ou da tentativa de golpe, foi o Senado Federal. E foi a ação da Polícia Legislativa do Senado Federal que mais ouviu invasores, que mais ouviu os golpistas que invadiram o Senado Federal e que invadiram aqui a sede dos três Poderes.

    É importante dizer que o General Gonçalves chegou às 16h29min; e é importante dizer que a invasão dos prédios ocorreu às 15h, e que aquele já era o momento de retirada das pessoas do andar de cima para o andar de baixo. Então, essas imagens são verdadeiras, mas podem estar sendo contadas de uma forma ou construindo uma versão mentirosa da realidade. E assim tem sido. Inclusive a Folha de S.Paulo, UOL, tem dito que é possível você contar uma grande mentira só falando a verdade a partir de diversos fragmentos. Um teórico chamado Han, que é um chinês que escreve sobre a infocracia, diz que ocorre no mundo das redes sociais a desfactualização, o que significa dizer que aquilo que é real, aquilo que é material, não importa na construção da versão dos fatos, e nada mais concreto, objetivo, do que o tempo neste caso e as imagens ao longo do tempo para que a gente possa saber o que de fato aconteceu e o que significou a presença e a ação do general naquela circunstância.

    Então, eu, particularmente, acho que na semana que vem nós teremos essa CPI implantada, instalada. E, a respeito dessas dúvidas que tentam plantar na cabeça dos brasileiros e das brasileiras, nós vamos, com a CPI, reforçar ainda mais aquilo que o Ministério Público, que a Polícia Federal, que o STF, que todos nós brasileiros e brasileiras já vimos: foi sim uma tentativa de golpe frustrada, foi sim uma agressão à democracia, foi sim uma agressão à institucionalidade brasileira e à representação institucional do Brasil. Portanto, não adianta a gente querer inverter o fato. O fato é que tentaram dar um golpe, o fato é que tentaram desmoralizar as instituições brasileiras, e não foi só no dia 8 de janeiro. Isso era anunciado, isso era estimulado, isso foi tratado o tempo inteiro como um desejo manifesto pela maior autoridade do Brasil constituída durante quatro anos.

    Portanto, senhoras e senhores, vamos ver os fatos sem desmontar os fatos do contexto para que a gente possa ter a versão verdadeira do que realmente significam.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2023 - Página 30