Pela ordem durante a 36ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cumprimentos ao Presidente do Senado, Senador Rodrigo Pacheco, pela referência à comemoração do aniversário do ex-Presidente da República José Sarney.

Autor
Eliziane Gama (PSD - Partido Social Democrático/MA)
Nome completo: Eliziane Pereira Gama Melo
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Cumprimentos ao Presidente do Senado, Senador Rodrigo Pacheco, pela referência à comemoração do aniversário do ex-Presidente da República José Sarney.
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2023 - Página 47
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, RODRIGO PACHECO, SENADOR, PRESIDENTE, SENADO, REGISTRO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, JOSE SARNEY, EX-PRESIDENTE DA REPUBLICA.

    A SRA. ELIZIANE GAMA (Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/PSD - MA. Pela ordem.) – Presidente Rodrigo Pacheco, eu quero só cumprimentá-lo pelo registro que você faz sobre o ex-Presidente Sarney.

    Ontem, eu estive no jantar na residência dele e poucas vezes, eu tenho 16 anos de vida pública, eu vi um evento ou um aniversário tão concorrido, com a presença de representantes políticos tão ilustres como eu vi. Eu diria que eu nunca tinha visto, como nós vimos, ontem, no aniversário do Presidente Sarney.

    E eu queria registrar, que foi algo que eu registrei nas minhas redes sociais, porque eu sou maranhense – aliás, o meu grupo político, historicamente, fez oposição ao ex-Presidente Sarney –, que o Presidente Sarney, Senador Eduardo Braga, foi um homem que, ao longo de toda a sua história, foi absolutamente respeitado, mesmo com as divergências políticas grandes que teve com vários grupos políticos. E ele chega aos 93 anos de idade e reúne na sua casa lideranças políticas que, outrora, eram adversários a ele. Ou seja, ele chega aos 93 anos com um legado: o respeito. Ele suplantou até as divergências políticas ao longo de sua história, pelo seu perfil, pela sua postura e pelo seu posicionamento de uma pessoa que nunca guardou mágoa nem rancor no coração. Eu acho que essa é a grande característica do ex-Presidente Sarney.

    Eu estive lá ao lado do Flávio Dino, ao lado do Governador Carlos Brandão e ao lado de várias outras representações políticas brasileiras que, como eu disse, outrora, éramos oposição.

    Mas, hoje, registro – e quero registrar aqui desta tribuna – o meu respeito, a minha admiração e a minha certeza de que ele foi e é, sobretudo, um homem que marcou a história política brasileira, assim como também marcou a história política do Maranhão.

    Parabéns, aliás, aos colegas também que são companheiros, correligionários do PMDB.

    Muito obrigada, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2023 - Página 47