Presidência durante a 54ª Sessão de Debates Temáticos, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a debater a estrutura do sistema e do processo de adoção no país e possíveis melhorias.

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Crianças e Adolescentes:
  • Sessão Especial destinada a debater a estrutura do sistema e do processo de adoção no país e possíveis melhorias.
Publicação
Publicação no DSF de 27/05/2023 - Página 25
Assunto
Política Social > Proteção Social > Crianças e Adolescentes
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, DESTINAÇÃO, MELHORIA, ESTRUTURA, SISTEMA, PROCESSO JUDICIAL, ADOÇÃO JUDICIAL.

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Muitíssimo obrigado, mais uma vez, Dra. Isabely Fontana da Mota, pesquisadora do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

    Eu já quero aqui, como eu tinha prometido, rapidamente... A TV Senado... Só dar uma informação, eu me confundi aqui; a TV Senado não está transmitindo pelo canal, ao vivo.

    Tem no YouTube, a TV Senado está transmitindo esta sessão, mas, como está acontecendo agora no Congresso Nacional uma sessão do Congresso Nacional, ela tem prevalência. No Congresso são as duas Casas, Câmara e Senado, então, pelas normas internas, está sendo transmitida a sessão do Congresso, mas todos esses documentos apresentados aqui pela Dra. Isabely Fontana da Mota vão ser disponibilizados. Eu peço à mesa do Senado que pegue todas essas informações do CNJ, importantíssimas, para que fiquem nos Anais da Casa aqui junto desta sessão.

    Então, nós estamos tendo aqui muita participação. Rapidamente, antes de chamar o Sr. Redivaldo Dias Barbosa, nós temos aqui algumas participações; eu vou ler só um pouco aqui.

    "Que venham boas notícias – a Monique coloca –; nossas crianças precisam de um lar digno. Parabéns a todos, em especial à aguerrida Sandra Amaral.".

    O Josias Almeida Ferreira Lima: "Boa tarde, é de muito bom proveito esse debate. Nossas crianças merecem!"

    O senhor aqui, ele não coloca o nome dele; rei da coerência é o perfil que tem aqui: "Olá, gostaria de deixar uma opinião minha. Casais não heterossexuais e pessoas solteiras devem ser os últimos na fila de adoção – opinião dele aqui –, uma vez que a realidade natural do ser humano é o padrão hétero".

    A Luciene Reis, do Programa Entrega Legal "Há Programa Entrega Legal aqui, em Fortaleza é pioneiro nesse projeto".

    O Paulo Magalhães: "Parabéns por abordar um tema tão importante pela Presidência do Senador Girão. As crianças e adolescentes devem ser protegidas por aqueles que têm amor puro e verdadeiro".

    O Sidney também parabeniza.

    A Patrícia Pereira Xavier fala aqui a opinião dela: "Não seria mais prudente e efetivo que, em vez da criminalização do aborto, as políticas públicas investissem na divulgação e estruturação do Programa Entrega Legal?"

    Aí algumas manifestações políticas.

    O Lafer: "O Senador Magno Malta é um valoroso guerreiro em favor de nossas crianças."

    A Vanessa Sabino: "O Senador Magno é um homem que luta pela família."

    Enfim, o André Lourenço também parabenizando o Senador.

    E a Maria Gorete dizendo sobre a emoção do Senador, dizendo: "Que linda a participação".

    Enfim, muitas considerações, depois eu leio algumas outras aqui.

    Vou passar...

    Ah, já está ao vivo pela TV Senado; acabei de ser informado que já está ao vivo pela TV Senado. Quem estava acompanhando a sessão do Congresso que estava sendo transmitida, seja bem-vindo a esta sessão. Nós estamos abordando aqui, desde as 14h20, debatendo a estrutura do sistema e do processo de adoção no Brasil e possíveis melhorias. Especialistas no assunto, pessoas que têm uma história, que têm entusiasmo, a gente tem visto desde o começo aqui as manifestações, e nós temos ainda uma longa lista de oradores. Eu acho que é bom a gente se preparar para até umas dez da noite aqui, equipe, até umas onze horas a gente conclui aqui, mas vai ficar na história desta Casa.

    Eu queria saudar aqui os visitantes de Fortaleza, olha aí.

(Intervenção fora do microfone.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Mas todo mundo de Fortaleza ou não? Pronto, mas Fortaleza presente. Quais os estados aí?

(Intervenção fora do microfone.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais. Rapaz, olha só que bacana. O Brasil está todo aqui. Parabéns por terem agendado essa visita. (Palmas.)

    Essa aproximação de vocês com a Casa é muito importante para a gente. Vocês são muito bem-vindos aqui, porque esta, na verdade, é a Casa de vocês. Nós estamos servindo aqui, com todas as limitações e imperfeições que nós temos, mas durante um tempo, durante um mandato é que a gente teve essa confiança. Eu, no caso, dos cearenses; o Senador Magno Malta, dos capixabas; o Senador Seif, lá de Santa Catarina, que vai também falar, ele pediu a palavra.

    O SR. JORGE SEIF (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC. Fora do microfone.) – Gostaria.

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Eu vou dar a palavra.

    Quem que é de Santa Catarina aí? (Pausa.)

    Olha aí, tem representantes aqui.

    Então, essa vinda de vocês aqui... E a gente tem recebido grupos constantemente. Hoje eu já encontrei com cinco grupos nos corredores aqui, fazendo visitação, e eu confesso que eu fico muito feliz com isso, porque é o brasileiro gostando de política, acompanhando, vindo ver a história, porque a gente só vai mudar de verdade mesmo, quando tiver esse pertencimento, sabe? Porque se tem uma coisa que político respeita, eu quero dizer para vocês – se tem uma coisa... eu só estou há quatro anos e quatro meses, nunca fui candidato a nada, e vim direto para o Senado, graças à boa vontade do povo cearense de querer mudança –, que se tem uma coisa que político respeita é um povo organizado, que sabe se manifestar, e isso aí eu acho que é fundamental, que a gente não pode perder, não, tem que estar próximo.

    Senador Jorge Seif, em homenagem aqui aos dois representantes do Estado de Santa Catarina e do Brasil, que lhe admira, o senhor que escolhe, se o senhor quiser assumir aqui a tribuna para fazer o seu pronunciamento, será uma honra e uma alegria.

    Muito obrigado pela sua presença aqui, às 16 horas e 10 minutos, neste debate importante sobre adoção, como é que a gente incrementa esse gesto de amor profundo, esse gesto de humanidade.

    Senador Jorge Seif, o senhor está com a palavra.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/05/2023 - Página 25