Discurso durante a 54ª Sessão de Debates Temáticos, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a debater a estrutura do sistema e do processo de adoção no país e possíveis melhorias.

Autor
Jorge Seif (PL - Partido Liberal/SC)
Nome completo: Jorge Seif Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Crianças e Adolescentes:
  • Sessão Especial destinada a debater a estrutura do sistema e do processo de adoção no país e possíveis melhorias.
Publicação
Publicação no DSF de 27/05/2023 - Página 27
Assunto
Política Social > Proteção Social > Crianças e Adolescentes
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, DESTINAÇÃO, MELHORIA, ESTRUTURA, SISTEMA, PROCESSO JUDICIAL, ADOÇÃO JUDICIAL.

    O SR. JORGE SEIF (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC. Para discursar.) – Sr. Presidente, Senador Girão, boa tarde para o senhor, Senador Magno Malta, senhoras e senhores que hoje prestigiam esta Casa, parabenizando primeiramente o Senador Girão por, numa sexta-feira, com Brasília desértica, o senhor realmente entregando para o povo do Ceará e para o povo do Brasil os seus serviços, os seus conhecimentos e unindo pessoas para falar de amor e de adoção.

    Quero parabenizá-lo também, parabenizar e agradecer aos visitantes hoje do Senado Federal, que, realmente, como o Senador Girão disse, nos honram muito.

    Nós queremos vocês aqui, senhoras e senhores, diariamente para nos fortalecer, puxar nossa orelha, nos ajudar a trazer as demandas dos estados, dos municípios, porque, afinal de contas, essa estrutura existe não para ser servida, mas para servir às senhoras e aos senhores, a vossa excelência, o cidadão brasileiro.

    Senador Girão, essa não é uma pauta sobre a qual eu tenha domínio, mas eu queria, além de participar aqui realmente, apoiando a questão da adoção no Brasil – e é muito importante que haja tantas autoridades aqui na nominata; eu não vou me alongar nominando todos, mas agradeço e parabenizo pela presença –, deixar uma reflexão para o senhor e para quem está nos assistindo de todo o Brasil e aqui também no Senado Federal. Em tempos em que nós estamos discutindo morte de crianças no ventre de suas mães, em que tantas ONGs, tantos poderosos estão investindo milhões e bilhões de reais e de dólares para matar crianças, também vivemos uma época... Eu já vi alguns psicólogos e psiquiatras falando da humanização dos animais de estimação. Eu amo animais, tenho três pets em casa, amo animais. Nós vemos tantas ONGs para proteger a vaca, o tubarão, o golfinho, os gatos, os cães – também é louvável –, mas nós não vemos, infelizmente, tanto empenho para que se salvem vidas, vidas abandonadas, pessoas humildes, pessoas que muitas vezes não conhecem nem seus pais biológicos, que são abandonadas, às vezes, em frente a hospitais ou dentro de hospitais ou em caçambas de lixo, como já aconteceu no meu próprio estado, doutora. Isso nos causa até um conflito interno como seres humanos, não é? Como é que nós temos tantas bandeiras para salvar, tantas outras espécies para proteger, mas existe de alguma forma o abandono para o órfão.

    E, também respeitando a religião e a crença de cada um, é interessante o que o Senhor Jesus Cristo, Senador Girão, nos ensina algo quando discutiam ali sobre qual era a religião correta, qual era a religião errada, qual religião tinha acesso a Deus ou qual religião agradava mais a Deus. E Ele nos deu uma belíssima lição. Ele disse que a verdadeira religião é cuidar dos órfãos, das viúvas e dos estrangeiros, já que, na visão de Deus, esses são os mais necessitados no planeta que ele nos presenteou, chamado planeta Terra.

    Então, eu quero, verdadeiramente, parabenizá-los, honrá-los e manifestar todo o meu apoio. E o senhor sabe que, ao seu lado, lutamos por tantas outras pautas aqui dentro desta Casa. E, para esta pauta, com certeza o senhor pode contar com o seu soldado lá de Santa Catarina.

    E, para finalizar, Senador Girão – tem tantos inscritos ainda e as pessoas que estão nos assistindo –, com todo esse debate, toda essa força que está sendo unida neste dia para ajudar os órfãos e ajudar a adoção, eu quero que todos que estejam nos assistindo neste momento, se puderem, se tiverem oportunidade de pegar o telefone ou se estiverem perto do seu papai e da sua mamãe, deem um abraço, deem um beijo e lhes agradeçam, porque você foi um projeto deles. Tenho certeza de que a maioria de nós foi criada com muita dificuldade, com muitas lutas, com, muitas vezes, falta de recursos e, ainda assim, os nossos pais não desistiram de nós, nos criaram e nos fizeram homens e mulheres da sociedade brasileira.

    Então, além de homenagear os órfãos, nós não podemos esquecer, Senador Girão, que o senhor tem um pai e uma mãe, que forjaram o grande homem que o senhor é, um homem de coragem, e que esse homem que eles criaram e forjaram está aqui hoje, na Casa do povo brasileiro, defendendo órfãos, aqueles que não tiveram a mesma sorte que eu e o senhor de terem pais que não desistiram da nossa vida, nem no ventre da nossa mãe nem fora do ventre da nossa mãe. E aqui estamos para servir à nossa população.

    Então, eu quero agradecer, parabenizar e dizer às senhoras e aos senhores que nós estamos juntos em prol dos órfãos do nosso Brasil.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/05/2023 - Página 27