Pronunciamento de Dr. Hiran em 02/06/2023
Presidência durante a 59ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Elogio aos jovens em visita ao Senado Federal e defesa da implantação na Casa do Programa Estágio-Visita, existente na Câmara dos Deputados, que prepara alunos universitários para os ofícios do Poder Legislativo.
- Autor
- Dr. Hiran (PP - Progressistas/RR)
- Nome completo: Hiran Manuel Gonçalves da Silva
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Atuação do Congresso Nacional:
- Elogio aos jovens em visita ao Senado Federal e defesa da implantação na Casa do Programa Estágio-Visita, existente na Câmara dos Deputados, que prepara alunos universitários para os ofícios do Poder Legislativo.
- Publicação
- Publicação no DSF de 03/06/2023 - Página 16
- Assunto
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Congresso Nacional
- Indexação
-
- ELOGIO, GRUPO, JUVENTUDE, PRESENÇA, SENADO, DEFESA, IMPLEMENTAÇÃO, PROGRAMA, ESTAGIO, VISITA, CAMARA DOS DEPUTADOS, PREPARAÇÃO, ALUNO, UNIVERSIDADE, OFICIO, PODER, LEGISLATIVO.
O SR. PRESIDENTE (Dr. Hiran. Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - RR) – Muito obrigado, Senador Girão.
Eu quero aqui reforçar também a saudação aos nossos jovens, como já falei anteriormente, e aos nossos visitantes também, de vários estados brasileiros, que nos prestigiam aqui com as suas presenças. Sejam sempre muito, muito bem-vindos.
E eu queria informar a todos que nos assistem em todo o Brasil que, para visitar o Congresso Nacional, basta acessar o site www.congressonacional.leg.br/visite. A visitação ocorre durante os dias da semana, sábados, domingos e feriados, a partir das 9h da manhã.
E também, Senador Girão e Senador Izalci, lá na Câmara fomos Deputados eu e Izalci fomos Deputados juntos. E, lá na Câmara, nós temos um programa que se chama Estágio-Visita, em que nós trazemos, a cada semestre, dois alunos das universidades dos nossos estados. Então, eu vou pedir ao Presidente Rodrigo para que a gente possa instituir esse programa aqui. Os jovens passam aqui uma semana. Eles participam de votações simuladas, aprovação de projetos de lei, de PECs, aprendem como tramitam aqui no Congresso Nacional todas as leis que emanam daqui, como os projetos de decreto legislativos, enfim. E é muito interessante, Senador Girão, porque isso dá a eles, além desse conhecimento, uma visão mais realista daquilo que se faz aqui, porque muitas pessoas acham que aqui a vida é leve, mas não é, não! Aqui a coisa é pesada, a gente trabalha muito.
Eu, por exemplo, sou médico e ainda vou operar – eu opero aqui e no meu Estado –, hoje à tarde, duas pessoas aqui. Depois, vou lá para Roraima, atravesso o Brasil – três horas e vinte de voo –, e amanhã fico atendendo em nossa clínica lá. E, segunda à noite, tenho que estar voando para cá para chegar às 6h da manhã e já começar a trabalhar.