Pela ordem durante a 57ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Denúncia que de os postos de combustível não estão repassando ao consumidor a recente redução de preços anunciada pela Petrobras.

Elogios à Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que pede aos associados que só emprestem dinheiro para frigoríficos e abatedouros de animais que não estejam envolvidos com o desmatamento e a compra de gado ilegal de áreas da Amazônia e do Maranhão.

Autor
Jorge Kajuru (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Energia, Transporte Terrestre:
  • Denúncia que de os postos de combustível não estão repassando ao consumidor a recente redução de preços anunciada pela Petrobras.
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }, Meio Ambiente:
  • Elogios à Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que pede aos associados que só emprestem dinheiro para frigoríficos e abatedouros de animais que não estejam envolvidos com o desmatamento e a compra de gado ilegal de áreas da Amazônia e do Maranhão.
Publicação
Publicação no DSF de 01/06/2023 - Página 22
Assuntos
Infraestrutura > Minas e Energia > Energia
Infraestrutura > Viação e Transportes > Transporte Terrestre
Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
Meio Ambiente
Indexação
  • DENUNCIA, POSTO DE GASOLINA, AUSENCIA, REPASSE, REDUÇÃO, PREÇO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), CONSUMIDOR, ATUAÇÃO, DEPARTAMENTO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (PROCON).
  • ELOGIO, FEDERAÇÃO, AMBITO NACIONAL, BANCOS, PEDIDO, LIMITAÇÃO, CONCESSÃO, EMPRESTIMO, EMPRESA, DESMATAMENTO, COMPRA E VENDA, ILEGALIDADE, GADO, Amazônia Legal, MARANHÃO (MA).

    O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Pela ordem.) – No Brasil, Presidente Styvenson, chamo a atenção dos amigos e das amigas desta Casa, é fácil os preços subirem, mas é sempre difícil que baixem.

    O Procon acaba de autuar, em Goiânia, quatro postos de combustíveis que não repassaram ao consumidor a recente redução de preços anunciada pela Petrobras, mais 52 estabelecimentos localizados na capital goiana e em outras cidades foram notificados.

    Segundo o Procon, além de não repassarem a redução de preços dos combustíveis, alguns estabelecimentos aumentaram a margem de lucro de 20% para 26%. Para mim, aí, Presidente Styvenson, não cabe só autuação, é caso, sim, e cabe prisão. Não sei se na sua amada Natal isso também está ocorrendo.

    Por fim, apesar de exemplos negativos no Congresso, a preocupação com o meio ambiente só cresce no país. Querem um exemplo? A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) pede aos associados que só emprestem dinheiro para frigoríficos e abatedouros de animais que não estejam envolvidos com o desmatamento e a compra de gado ilegal de áreas da Amazônia e do Maranhão. Vinte e um bancos, oficiais e particulares, já aderiram ao protocolo. Uma decisão louvável que deve servir de referência a outros setores. A responsabilidade com o meio ambiente não é só dos governos, é da sociedade e de suas instituições.

    Agradecidíssimo.

    Senador Irajá, na Presidência.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/06/2023 - Página 22