Presidência durante a 73ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de pesar pelos falecimentos dos Srs. Tereso de Jesus Torres e José Oswaldo Cândido Junior.

Congratulações ao ex-Presidente da República, Sr. Fernando Henrique Cardoso, pelo transcurso de seu 92º aniversário.

Autor
Rodrigo Pacheco (PSD - Partido Social Democrático/MG)
Nome completo: Rodrigo Otavio Soares Pacheco
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Manifestação de pesar pelos falecimentos dos Srs. Tereso de Jesus Torres e José Oswaldo Cândido Junior.
Homenagem:
  • Congratulações ao ex-Presidente da República, Sr. Fernando Henrique Cardoso, pelo transcurso de seu 92º aniversário.
Publicação
Publicação no DSF de 21/06/2023 - Página 54
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • MANIFESTAÇÃO, VOTO DE PESAR, MORTE, CONSULTOR LEGISLATIVO, SENADO, APOSENTADORIA, SERVIDOR PUBLICO CIVIL, CARGO EM COMISSÃO, CESSÃO, INSTITUTO DE PESQUISA ECONOMICA APLICADA (IPEA), COMENTARIO, FORMAÇÃO, ATUAÇÃO, SERVIÇO PUBLICO, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA.
  • CONGRATULAÇÕES, EX-PRESIDENTE DA REPUBLICA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/PSD - MG) – Está reaberta a sessão.

    Desde logo encerro o Período do Expediente e declaro aberta a Ordem do Dia.

Início da Ordem do Dia

    Sras. Senadoras, Srs. Senadores, é com grande pesar que participo à Casa o falecimento ocorrido no dia 15 de junho último, aos 94 anos de idade, do Sr. Tereso de Jesus Torres, Consultor Legislativo aposentado do Senado Federal.

    Tereso de Jesus Torres era natural do Maranhão e graduou-se na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, USP. Iniciou a carreira no serviço público federal na década de 50, quando ingressou via concurso público no Ministério da Fazenda, na carreira de Fiscal do Imposto do Consumo, passando sucessivamente a Fiscal de Tributos Federais e Auditor Fiscal do Tesouro Nacional. Naquele ministério participou ativa e laboriosamente da consolidação da reforma tributária e da Modernização da Administração Tributária, com a implantação em 1969 e 1970 da Secretaria da Receita Federal, participando também do sistema de fiscalização da Receita Federal e do Conselho de Contribuintes, atual Conselho Administrativo de Recursos Federais.

    Ingressou no Senado Federal em 1985, também por concurso público, para o cargo, à época, de Assessor Legislativo, atual cargo de Consultor Legislativo.

    Nesta casa, o Sr. Tereso de Jesus, por seu reconhecido espírito público, competência técnica, solidariedade e disposição para o diálogo, exerceu com excelência as atribuições de Consultor Legislativo e ocupou também o cargo de Advogado-Geral do Senado nos anos 90.

    O Dr. Tereso foi exemplo de dedicação e competência ao serviço público, dedicando toda a sua vida à administração pública e, em especial, ao Senado Federal. Assim, em nome do Senado Federal, transmito as mais profundas condolências pelo seu falecimento aos seus amigos e colegas da Casa, aos seus familiares, em especial, ao seu filho, João Batista de Miranda Torres, que a exemplo do pai é Consultor Legislativo do Senado Federal.

    Concluo esse primeiro registro, um voto de pesar, e, lamentavelmente, também registro, informando à Casa, com imenso pesar, o falecimento do Sr. José Oswaldo Cândido Junior, servidor comissionado do Senado Federal, aos 52 anos de idade, fato ocorrido ontem.

    José Oswaldo, como era conhecido, Oswaldo, era servidor do Ipea cedido ao Senado Federal e, atualmente, estava lotado no Gabinete da Liderança do Podemos. Especialista em economia, Oswaldo atuava preponderantemente na Comissão de Assuntos Econômicos, no Senado Federal, prestou assessoria desde 2007 aos Senadores César Borges, Armando Monteiro, Douglas Cintra, Guaracy Silveira e, notadamente nos últimos anos, à Senadora Kátia Abreu, que o reconhecia como uma referência em temas de economia.

    Transmito a todos os seus amigos e companheiros no Senado Federal e à sua família, em nome do Senado Federal, as mais sinceras condolências neste momento de dor, por essa perda precoce de tão valorosa pessoa.

    Portanto, manifesto também esse voto de pesar, publicando ambos os votos de pesar na forma regimental e louvando também a iniciativa do Senador Oriovisto Guimarães, que fez uma bela homenagem também hoje na Comissão, em função do falecimento do Oswaldo, que era lotado hoje na Liderança do Podemos. Então, ficam esses dois registros.

    E também um terceiro registro, Líder Jorge Kajuru, Senador Chico Rodrigues, Senador Hamilton Mourão, Senador Rodrigo Cunha, esse um registro de alegria e de felicitações, pois, anteontem, dia 18 de junho, foi o aniversário do sociólogo, escritor, professor universitário e ilustre político brasileiro Fernando Henrique Cardoso, que completou 92 anos de idade.

    A Presidência, em nome do Senado Federal, deseja ao nosso sempre Senador e eterno Presidente da República Fernando Henrique Cardoso muita saúde e muitos anos de vida e que continue a nos iluminar e a orientar com seu exemplo, seus conhecimentos e sua sabedoria.

    Parabéns ao grande Fernando Henrique Cardoso.

    Com a palavra, pela ordem, Senador Chico Rodrigues.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/06/2023 - Página 54