Fala da Presidência durante a 70ª Sessão Especial, no Senado Federal

Abertura de Sessão Especial destinada a celebrar o jubileu de diamante de 75 anos da Sociedade Bíblica do Brasil - SBB.

Autor
Zequinha Marinho (PODEMOS - Podemos/PA)
Nome completo: José da Cruz Marinho
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
Data Comemorativa:
  • Abertura de Sessão Especial destinada a celebrar o jubileu de diamante de 75 anos da Sociedade Bíblica do Brasil - SBB.
Publicação
Publicação no DSF de 20/06/2023 - Página 8
Assunto
Honorífico > Data Comemorativa
Matérias referenciadas
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, INSTITUIÇÃO BENEFICENTE, SOCIEDADE CIVIL, BIBLIA, BRASIL.

    O SR. PRESIDENTE (Zequinha Marinho. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - PA. Fala da Presidência.) – Declaro aberta a sessão.

    Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.

    A presente sessão especial foi convocada em atendimento ao Requerimento nº 344, de 2023, de nossa autoria, aprovado pelo Plenário do Senado Federal naquela ocasião.

    A sessão é destinada a celebrar o jubileu de diamante de 75 anos da Sociedade Bíblica do Brasil.

    A Presidência informa que esta sessão contará com a participação dos seguintes convidados: Exmo. Sr. Ministro André Mendonça, Ministro do Supremo Tribunal Federal; Sr. Reverendo Erní Seibert, Diretor Executivo da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); Pastor Elias Castilho, Diretor Regional; Sr. Pastor Gibson Santos, Secretário Regional; e Sr. Pastor Bruno Silva, Promotor Institucional.

    Neste momento, quero convidar a todos para, em posição de respeito, acompanharmos o Hino Nacional, que será executado pela cantora Lilian Duarte.

    Anuncio ainda os alunos do Curso Técnico de Administração do Senac, unidade Setor Comercial Sul de Brasília.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.)

    O SR. PRESIDENTE (Zequinha Marinho. Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - PA. Para discursar - Presidente.) – Minhas senhoras e meus senhores, a Sociedade Bíblica do Brasil, neste ano, completa 75 anos e comemora, portanto, seu jubileu de diamante. Fico feliz por termos esta oportunidade de expressar nosso reconhecimento e nossa admiração por sua história e por sua atuação, que vai muito além da nobre finalidade de disseminar a palavra de Deus por meio da divulgação da Bíblia Sagrada.

    A Bíblia, para os cristãos, é mais do que o registro das escrituras sagradas, nas quais o fiel baseia a sua fé. Ela transcende, na verdade, os limites da fé e é um dos grandes pilares espirituais da humanidade, independentemente do tipo de adesão que inspira no seu leitor. Trata-se, de fato, de um instrumento de transformação. Sua leitura inspira, transforma, promove o crescimento espiritual. É, por excelência, "o" Livro, e, como tal, é um alicerce.

    No ano passado, a Sociedade Bíblica distribuiu mais de 6,6 milhões de Bíblias, entre edições impressas e digitais. Juntando tudo o que é editado pela instituição, como livros infantis, folhetos evangélicos e outros, o total ultrapassa os 95 milhões de materiais relacionados com a Bíblia, impressos ou baixados digitalmente da internet.

    Mas, como disse, a atuação da Sociedade Bíblica do Brasil visa, além dessa finalidade, em si mesma já altamente meritória, atuar ainda na assistência social e na divulgação cultural, mantendo diversos programas de assistência e de assessoramento, além de um museu e um centro cultural.

    Em 2022, centenas de milhares de pessoas foram alcançadas pelas ações de promoção social da Sociedade Bíblica do Brasil. Como sempre, o alvo é o desenvolvimento integral da pessoa – integral e integrado, atendendo a suas necessidades básicas e emergenciais e a suas necessidades espirituais.

    O conforto da assistência social e espiritual provido pela Sociedade Bíblica do Brasil foi especialmente valioso nos anos marcados pela dor e pelo sofrimento causados pela pandemia da covid-19. Em 2022, foram quase 630 mil pessoas que tiveram suas vidas tocadas pela ação assistencial da Sociedade Bíblica do Brasil.

    Indo além, a sociedade patrocina também atividades de capacitação e de treinamento por meio de programas, como o Assessorar para Fortalecer, que atingiu mais de 400 mil pessoas no ano passado. Compartilhando sua experiência e o reconhecimento acumulado ao longo de suas mais de sete décadas de história, capacitou e treinou mais de 4 mil pessoas ligadas a 648 organizações da sociedade civil. Todo esse trabalho beneficente é diretamente inspirado pelo desejo de espalhar a palavra de Deus, espalhar a palavra, dizia Cristo, inspirando seus discípulos, como é semear: semear a bondade, semear a paz, semear a boa vontade entre os homens, semear a prosperidade.

    Em seus 75 anos de história, a Sociedade Bíblica do Brasil não parou de plantar e semear, levando, junto com a Bíblia e a palavra, o amparo e o conforto a todos os que dela necessitam. E os que necessitam somos todos nós, os que buscamos o progresso espiritual e a plena realização do nosso potencial moral.

    Por tudo isso, devemos ser profundamente gratos por esse trabalho incansável, inspirado pela fé e movido pelo desejo de espalhar a verdade, a paz e a felicidade que a Sociedade Bíblica do Brasil realiza há 75 anos.

    Quero aqui me congratular com todos os que fazem parte dessa bela e inspiradora história e manifestar minha profunda admiração pelo trabalho que realizam.

    Muito obrigado. (Palmas.)

    Nós queremos chamar a atenção de todos para assistirmos a um vídeo institucional.

    Antes, porém, eu quero aqui cumprimentar o nosso querido amigo, Pastor, ex-Deputado Federal Ronaldo Fonseca, está aqui à nossa esquerda; o Pastor Bruno, o Pastor Elias Castilho, que estão aqui também; a nossa querida Senadora Damares Alves, Senadora militante, cristã, atuante nesta Casa.

    Quero registrar também a presença aqui de vários outros pastores e autoridades que nos rodeiam neste momento: Severino Azevedo, Embaixador da Paz, que está aqui conosco; Ronaldo Silva, Presbítero da Igreja Pentecostal Brasileira Independente; Cacildo Sena, líder comunitário; Pastor José Oliveira, da Assembleia de Deus (Adet); Pastor Leonardo Mangueira, também da Adet; Pastor José Gomes, da Assembleia de Deus de Brasília; Pastor Mateus Xavier; Pastor Silas Pereira; Pastor Wagno Victor; Pastor Nicson Torres; Pastor Paulo Lomba – o Paulo Lomba aqui representa o Senador Magno Malta; Pastor Carlos Leite, também da Adet; Pastor Ruimar Fonseca – queria saber onde está o Pastor Ruimar, só um sinalzinho. Muito bom revê-lo. Que Deus te abençoe! Depois nós vamos ao Marajó. O Pastor Ruimar já fez uma aventura comigo lá no Pará de barco –; Pastor Aniceto Moura; Pastor Edson de Moura; Pastor Antônio Pereira Marinho; Pastor Eliseu Bonfim; Pastor Hilário Pereira; Pastor Walter Isaac, Ministério Geral Brasil; Pastor Leyvison, do Ministério Mensageiros de Cristo. Nas pessoas desses que nós mencionamos, queremos abraçar, cumprimentando todos os outros, dizer da alegria, da honra, de poder tê-los conosco. Sei que hoje é uma segunda-feira, todo mundo correndo atrás das suas obrigações e compromissos, mas os senhores tiraram um tempo para que a gente viesse aqui agradecer a Deus por essa instituição tão maravilhosa que o Senhor permitiu se instalar no Brasil, que tem sido um suporte extraordinário para a obra de Deus, não só aqui no Brasil, mas em toda a América do Sul e no resto do mundo.

    É uma alegria muito grande poder celebrar e aqui, no Senado Federal, a Casa da Federação brasileira, dos estados – e aqui é gente de todos os lugares –, poder parar um pouco para fazer esse registro, para que ele possa entrar para os Anais da história do Congresso Nacional através do Senado.

    Agora, portanto, nós vamos então assistir a esse vídeo institucional da nossa querida SBB.

(Procede-se à exibição de vídeo.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Zequinha Marinho. Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - PA) – Que lindo trabalho!

    Eu quero, com muito prazer, neste momento, apresentar o Sr. Daniel Zonshine, Embaixador de Israel aqui no Brasil, que está nos prestigiando nesta solene sessão.

    Por favor. (Palmas.)

    Bem-vindo entre nós nesta oportunidade.

    Queridos, neste momento eu quero convidar a Sra. Noeme Rocha, que fará uma leitura bíblica em braile, e estará acompanhada da Coordenadora dos Projetos Sociais da SBB, Sra. Rose Cardoso.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/06/2023 - Página 8