Pela ordem durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre ofícios encaminhados ao Ministério da Justiça e ao Diretor-Geral da Polícia Federal sobre a Operação Dark Room, conduzida pela Polícia Federal, que investiga crimes cometidos na plataforma digital Discord e em plataformas similares.

Autor
Jorge Kajuru (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Administração Pública Direta, Direito Penal e Penitenciário:
  • Considerações sobre ofícios encaminhados ao Ministério da Justiça e ao Diretor-Geral da Polícia Federal sobre a Operação Dark Room, conduzida pela Polícia Federal, que investiga crimes cometidos na plataforma digital Discord e em plataformas similares.
Publicação
Publicação no DSF de 05/07/2023 - Página 31
Assuntos
Administração Pública > Organização Administrativa > Administração Pública Direta
Jurídico > Direito Penal e Penitenciário
Indexação
  • REGISTRO, OFICIO, ENCAMINHAMENTO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), DIRETORIA GERAL, POLICIA FEDERAL, OPERAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, CRIME, PLATAFORMA, MIDIA SOCIAL, VIOLENCIA, PEDOFILIA, RACISMO, NAZISMO, ESTUPRO.

    O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Pela ordem.) – Presidente, eu peço a atenção de todos e todas e de minha amiga, irmã, referência Leila do Vôlei – sei que vou ter o seu apoio.

    Com a sua permissão, Presidente, eu gostaria de chamar a atenção deste Plenário para dois ofícios de minha autoria, encaminhados ao Ministério da Justiça e ao Diretor-Geral da Polícia Federal, que tratam de uma questão extremamente preocupante, revoltante, que demanda ação imediata.

    O Sr. Presidente, certamente, tomou conhecimento.

    É importante que todos aqui tenham conhecimento da Operação Dark Room, conduzida pela Polícia Federal, que tem investigado e reprimido crimes cometidos na plataforma digital e infernal chamada Discord e em outras plataformas similares também.

    Pasmem: segundo a Polícia Federal, um grupo criminoso tem utilizado essa plataforma para cometer atos de violência contra crianças, adolescentes e animais, além de disseminar conteúdos relacionados a pedofilia, zoofilia, racismo e nazismo. E há até registros de estupros virtuais, transformados em transmissões ao vivo.

    Nos ofícios encaminhados por mim, solicitei providências para exigir que os responsáveis por essas plataformas canalhas excluam e bloqueiem, imediatamente, todas as ações e conteúdos provenientes desses grupos criminosos.

    É de extrema importância eliminar, definitivamente, esses materiais nocivos e ilegais, evitando a sua propagação, incitando, cada vez mais, o acesso por novos usuários.

    Agradecidíssimo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/07/2023 - Página 31