Pela ordem durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Votos de recuperação ao Senador Styvenson Valentim, internado por causa de uma infecção grave.

Considerações sobre a assunção temporária da presidência do Mercosul, por parte do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva

Autor
Jorge Kajuru (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atividade Política:
  • Votos de recuperação ao Senador Styvenson Valentim, internado por causa de uma infecção grave.
Assuntos Internacionais:
  • Considerações sobre a assunção temporária da presidência do Mercosul, por parte do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva
Publicação
Publicação no DSF de 05/07/2023 - Página 34
Assuntos
Outros > Atividade Política
Outros > Assuntos Internacionais

    O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Pela ordem.) – Presidente, apenas para lamentar, porque acabo de ser informado que está internado, por uma infecção grave, o nosso amigo, irmão que eu tenho, do Rio Grande do Norte, Senador Styvenson Valentim.

    Desejamos melhoras a ele, e tenho certeza de que toda esta Casa está orando pelo querido Valentim.

    Presidente, acho importante deixar registrado que o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu hoje a presidência temporária do Mercosul, o bloco econômico que nos une a Argentina, Paraguai e Uruguai.

    Na cúpula, realizada na cidade argentina de Puerto Iguazú, Luiz Inácio Lula da Silva declarou, entre outros temas, que, no continente, a consolidação da democracia tem de ser tarefa permanente. Para os críticos de plantão, ele não citou a palavra "relativa", que errou, dias atrás, ao citar.

    Lula hoje defendeu a ampliação do bloco e prometeu se empenhar para que a Bolívia, hoje país associado, vire logo membro permanente do Mercosul.

    Chamo a atenção do Brasil e dos críticos para outro detalhe: em nenhum momento o Presidente Lula falou de Venezuela, país associado, mas suspenso do Mercosul desde 2017, por não cumprimento de exigências técnicas.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/07/2023 - Página 34