Fala da Presidência durante a 86ª Sessão Especial, no Senado Federal

Abertura da Sessão Especial destinada a comemorar os 50 anos da Renovação Carismática Católica do Distrito Federal.

Autor
Izalci Lucas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
Homenagem, Religião:
  • Abertura da Sessão Especial destinada a comemorar os 50 anos da Renovação Carismática Católica do Distrito Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 08/07/2023 - Página 14
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Outros > Religião
Matérias referenciadas
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, ANIVERSARIO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MOVIMENTO SOCIAL, IGREJA CATOLICA, DISTRITO FEDERAL (DF).

    O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF. Fala da Presidência.) – Declaro aberta a sessão.

    Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.

    A presente sessão especial foi convocada em atendimento ao Requerimento nº 590, de 2023, de autoria desta Presidência e de outros Senadores, aprovado pelo Plenário do Senado Federal.

    A sessão é destinada a comemorar os 50 anos da Renovação Carismática Católica do Distrito Federal.

    Convido, então, para compor a mesa, os seguintes convidados: Revmo. Sr. D. Ricardo Hoepers, Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

    Podem bater palmas. (Palmas.)

    Convido também o Sr. Antônio Manuel de Souza Filho, Presidente do Conselho da Renovação Carismática Católica do Distrito Federal, no biênio 2023-2024. (Palmas.)

    Convido também o Sr. Vinícius Simões, Presidente do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica no Brasil, no triênio 2023-2025. (Palmas.)

    Convido a Sra. Katia Roldi Zavaris, Coordenadora do Serviço Nacional de Comunhão no Brasil. (Palmas.)

    Convido ainda a Sra. Patti Gallagher Mansfield, Pioneira da Renovação Carismática Católica no mundo. (Palmas.)

    Quero registrar também a presença aqui do meu amigo Deputado Distrital João Cardoso. Estão providenciando uma cadeira para V. Exa. também ocupar a mesa, nosso grande Deputado Distrital.

    Convido a todos para, em posição de respeito, acompanharmos o Hino Nacional, que será executado pelos músicos Rodrigo Soalheiro e Paulo Sérgio José Vieira.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.)

    O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF. Para discursar - Presidente.) – Convido o nosso Deputado Distrital João Cardoso para ocupar a mesa.

    Podem bater palmas para ele também. (Palmas.)

    Quero cumprimentar o nosso Revmo. Sr. D. Ricardo, na pessoa de quem eu cumprimento todos os demais componentes da mesa, as autoridades, os convidados.

    Cumprimento a nossa galeria com os nossos visitantes; cumprimento os nossos representantes, os nossos servidores daqui, da Casa.

    Nós estamos aqui, hoje, em nossa Casa maior, para comemorar os 50 anos da Renovação Carismática do Distrito Federal, o jubileu de ouro do sinal da graça de Deus que se derramou por meio do Espírito Santo sobre todos nós, os fiéis da capital da esperança.

    Senhoras e senhores, hoje é dia de celebrar, mas é, sobretudo, dia de contar essa bela história do movimento que tomou conta do mundo quando o Papa Leão XIII consagrou o primeiro ano do século XX ao divino Espírito Santo, em resposta à beata Elena Guerra, cujas cartas ao pontífice pediam uma maior devoção à terceira pessoa da Santíssima Trindade, ao Espírito Santo. João XXIII, ao suceder Leão, disse: "Renova em nossa época dos prodígios, como o de um novo Pentecostes".

    Assim, estava nos dando a força e a largada para os tempos que estavam por vir. Eram tempos difíceis, de conflitos, guerras e pós-guerras, cujos traumatismos e sofrimentos faziam parte da vida dos cristãos em cada canto do mundo. Eram tempos em que muitos no mundo investiam em mudanças, tanto para o bem quanto para o mal, e, principalmente, tinham a juventude como o grande alvo para afastá-los e às suas famílias da Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo, filho de Deus. Era tempo de afastá-los de Maria, nossa mãe, e de nossos santos católicos.

    E foi justamente nesse momento que a renovação carismática surgiu com força e tocou os corações de jovens em todo o mundo, a começar na década seguinte, pelos Estados Unidos, em 1967, que, após a leitura do livro A Cruz e o Punhal, de David Wilkerson, um grande grupo de jovens da Universidade Duquesne do Espírito Santo, em Pitsburgo, na Pensilvânia, Estado Unidos, realizou um fim de semana de estudos sobre o livro dos Atos dos Apóstolos. O final de semana de Duquesne foi um retiro em que, pela primeira vez, leigos católicos relataram a experiência do batismo no Espírito Santo. Três jovens, uma moça e dois rapazes, bem como outros jovens, puderam e disseram testemunhar o amor de Deus derramado em seus corações pelo Espírito Santo, que lhe foi dado naquele momento.

    Minhas senhoras e meus senhores, ali se deu a experiência transformadora de vida que ainda está acontecendo e que continua em cada lar, em cada coração quando o Espírito Santo se manifesta nos dons da cura, da palavra de sabedoria e, acima de tudo, no dom extraordinário da fé e da interpretação das línguas em que se manifesta.

    O Papa Paulo VI descreveu a Renovação Carismática Católica como uma boa oportunidade para a Igreja e para o mundo.

    Já o Papa João Paulo II, em sua mensagem à Renovação Carismática, por ocasião do Jubileu do ano 2000, retomou a fala de Paulo VI e completou: "Neste florescimento, ela reconhece a obra do Espírito Santo, que jamais deixa faltar às igrejas as graças necessárias para enfrentar situações novas e, às vezes, difíceis".

    Amigos e amigas católicos, o Papa Bento XVI, à véspera de Pentecoste 2012, falou sobre o poder do Espírito Santo e disse que devemos crescer em confiança, em abandono à sua vontade, em fidelidade à sua vocação.

    Em 2014, o Papa Francisco definiu a Renovação Carismática Católica como uma corrente de graça para a Igreja, um rio que deságua no mar e, assim, deve alcançar toda a Igreja.

    Meus amigos e minhas amigas aqui presentes, hoje a nossa capital celebra 50 anos da Renovação Carismática Católica, que veio para aqui, para a Capital da Esperança, propagar a nossa fé no batismo do Espírito Santo e na vida de todos nós, em todas as gerações, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

    Para finalizar, eu quero aqui homenagear todos vocês pelo trabalho que realizam em nome de nossa Igreja Católica. Aos amigos arcebispos, bispos, vigários, padres, diáconos, seminaristas, freiras e irmãos e noviças, bem como às suas famílias e aos nossos fiéis membros da Renovação Carismática Católica no DF aqui presentes, não sei o autor da Oração de Consagração ao Espírito Santo, mas a lerei, para fazer meus sinceros agradecimentos pelo trabalho que realizam para o bem de todos, com a graça do Espírito Santo:

Santo Espírito de Deus, consagro-Te hoje todo o meu ser, vontade, inteligência, memória, imaginação e afetividade. Conduz-me por Teus caminhos. Guia-me com Tua sabedoria à vida plena de Jesus. Cria em mim um coração puro e humilde, mas que tenha a ousadia e o ardor dos mártires. Enche-me com os Teus dons. Santifica-me com os Teus frutos. Restaura todo o meu viver, para que eu seja um canal do Teu amor.

    Amém! (Manifestação de emoção.) (Palmas.)

    Assistiremos agora a um vídeo institucional.

(Procede-se à exibição de vídeo.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF) – Registro aqui a presença do nosso Deputado Federal. Deputado Paulo, daqui a pouco, nós vamos conceder a palavra a V. Exa.

    Gostaria também de registrar, agradecendo-lhe, a presença do amigo nosso Prof. Ivan Moraes, que é membro da Renovação Carismática aqui no DF, a quem agradeço pela presença; e do Sérgio, que está aqui também conosco.

    Eu vou conceder a palavra agora ao Revmo. Sr. D. Ricardo Hoepers, Bispo Auxiliar de Brasília e também Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/07/2023 - Página 14