Pela ordem durante a 89ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre a importância de o Senado Federal analisar com cautela a proposta de Reforma Tributária.

Autor
Jaime Bagattoli (PL - Partido Liberal/RO)
Nome completo: Jaime Maximino Bagattoli
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Tributos:
  • Comentário sobre a importância de o Senado Federal analisar com cautela a proposta de Reforma Tributária.
Publicação
Publicação no DSF de 12/07/2023 - Página 35
Assunto
Economia e Desenvolvimento > Tributos
Indexação
  • IMPORTANCIA, ANALISE, SENADO, PROPOSTA, REFORMA TRIBUTARIA.

    O SR. JAIME BAGATTOLI (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RO. Pela ordem.) – Quero cumprimentar o Presidente Pacheco, o Senador Eduardo Braga, Relator da Reforma Tributária, aqui no Senado, e dizer ao Sr. Senador Eduardo Braga que nós temos que ter muita cautela aqui no Senado na aprovação da reforma tributária, porque há uma tensão pelo Brasil inteiro sobre a questão não só sobre como vai ficar a questão da distribuição para os municípios, estados e União, mas a grande preocupação está dentro do setor produtivo, dentro do setor de serviços. Nós temos que analisar essa situação com cautela. Não pode ser aprovada da forma como aconteceu lá na Câmara Federal, a toque de caixa, sem se saber realmente qual vai ser o reflexo que vai haver dentro do setor produtivo, não só do agronegócio, mas principalmente na questão de serviços.

    E quero dizer a vocês o seguinte: eu tenho, inclusive, uma pessoa que trabalha para um grupo nosso; ele é ex-auditor da Receita Federal, aposentado, e, para se ter uma ideia, Presidente Pacheco, muitos auditores desses que passaram pela Receita Federal não estão conseguindo entender a forma, como é que vai ser o reflexo que vai ter, o que vai onerar a carga tributária para o setor produtivo do nosso país.

    E o que todos nós queremos... o Brasil inteiro, há anos, aguarda uma reforma tributária, sim, mas nós não podemos ter uma reforma tributária que acabe onerando e aumentando mais os impostos para o setor produtivo, porque quem vai pagar essa conta são os menos favorecidos, são os trabalhadores, são os que menos ganham neste país.

    Então, nós temos que analisar esta situação aqui no Senado com muita cautela para nós não onerarmos impostos, mais uma vez, no Brasil.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/07/2023 - Página 35