Pela ordem durante a 90ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Crítica ao Ministério da Educação por ter anunciado a extinção vindoura do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

Autor
Jorge Seif (PL - Partido Liberal/SC)
Nome completo: Jorge Seif Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Educação, Governo Federal:
  • Crítica ao Ministério da Educação por ter anunciado a extinção vindoura do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.
Assuntos
Política Social > Educação
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Indexação
  • CRITICA, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), MINISTRO DE ESTADO, CAMILO SANTANA, EXTINÇÃO, ESCOLA CIVICO-MILITAR, PROGRAMA.

    O SR. JORGE SEIF (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC. Pela ordem.) – Sr. Presidente, uma boa tarde para o senhor, para os demais Senadores e Senadoras, visitantes e funcionários da Casa.

    Eu quero saudar nosso amigo, Senador da Bahia, Jaques Wagner, que é considerado por todos aqui da oposição como um diplomata, como uma pessoa de diálogo, como uma pessoa de entendimento, de extremo bom senso. Do pouco que eu conheço da sua história, o senhor foi educado em um colégio militar e o senhor se diferencia, mesmo sendo governista, mesmo sendo muitas vezes diametralmente contra aquilo que nós da oposição defendemos.

    Sr. Presidente, Senador Jaques Wagner, eu peço que o Ministro da Educação observe os índices de aproveitamento e o êxito de quem é educado nas escolas cívico-militares comparado aos sistemas tradicionais. Presidente Rodrigo Pacheco, é uma diferença abissal a forma que esses alunos desempenham, e nós não estamos falando apenas de números, mas estamos falando para a vida do aluno. Ele desempenha, ele performa, ele otimiza, ele será um grande profissional, um grande político, um grande médico, porque tem uma educação diferenciada nessas escolas.

    O senhor, Sr. Presidente, me deu um livro de presente – e eu lhe agradeço –, de Ruy Barbosa. Eu estou lendo algumas partes, e uma delas fala o seguinte: "Mudo de opinião porque sou capaz de raciocinar". Então, Senador Jaques Wagner, eu lhe peço, com o seu bom senso, com a sua diplomacia e, acima de tudo, comparando números do desempenho, da performance dos alunos das escolas tradicionais e das escolas cívico-militares, como eles performam melhor...

    E também, Sr. Presidente, eu quero dizer para o senhor, até para distensionar um pouco, que o Senador Cleitinho me deixou em uma situação muito delicada, porque já recebi mensagem da patroa dizendo: "Você viu o que o Cleitinho falou para a esposa dele?". Então, eu quero dizer aqui, Sr. Presidente – Cleitinho me arrebentou, mas é meu irmão querido –, que eu amo a minha esposa.

    E nós, todos nós, homens aqui, especialmente homens, somos fruto de um trabalho intenso das nossas esposas, que fazem papel de esposa, de mãe, de conselheira, de tudo. Então, eu quero dizer que eu amo a minha esposa, Catiane Seif.

    E parabéns, Cleitinho, pela coragem, mas tu me arrebentaste hoje. Mas está tranquilo.

    Obrigado, Sr. Presidente.