Pela ordem durante a 90ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Crítica ao Ministério da Educação por ter anunciado a extinção vindoura do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

Autor
Dr. Hiran (PP - Progressistas/RR)
Nome completo: Hiran Manuel Gonçalves da Silva
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Educação, Governo Federal:
  • Crítica ao Ministério da Educação por ter anunciado a extinção vindoura do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.
Assuntos
Política Social > Educação
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Indexação
  • CRITICA, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), MINISTRO DE ESTADO, CAMILO SANTANA, EXTINÇÃO, ESCOLA CIVICO-MILITAR, PROGRAMA.

    O SR. DR. HIRAN (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - RR. Pela ordem.) – Boa tarde, Presidente. Boa tarde, Sras. e Srs. Senadores.

    Eu estava aqui pensando que hoje não é nem Dia dos Namorados, mas todo mundo aqui está fazendo declaração às suas esposas, e eu não podia deixar de começar minha fala, Presidente, também fazendo uma declaração de amor à minha esposa Gê, que também é minha parceira, como a esposa do Cleitinho, e que tem me acompanhado em todos os momentos – difíceis, agradáveis, felizes, tristes, alegres – da minha vida. Então, eu quero aqui mandar um beijo para a minha esposa Gê, que é grande parceira, uma grande amiga e que cuida tanto da nossa família.

    Um beijo para você, Gê!

    E também, sem querer ser redundante, eu queria enfatizar para todos e todas que nos assistem e nos ouvem que educação, saúde, segurança, Ministro, Líder Jaques Wagner, não devem ter partido. São patrimônios do nosso povo brasileiro. E eu quero dizer aqui que hoje fiquei surpreso com essa decisão do Governo de cessar esse programa de escolas militarizadas no nosso país.

    Presidente, senhoras e senhores, no meu estado, no meu longínquo Estado de Roraima, as dez escolas mais bem avaliadas são as escolas cívico-militares, meu Líder Jaques Wagner.

    Então, eu quero fazer aqui um apelo a V. Exa., pelo prestígio e pela credibilidade que tem neste Senado da República e junto ao Governo do Presidente Lula, que o senhor lidera com tanta competência e credibilidade aqui nesta Casa: que nos ajude a manter esse programa para o bem, principalmente, daquelas crianças mais pobres do nosso país, que têm acesso a essas escolas, que têm no seu formato pedagógico a disciplina e a ordem gerenciadas pelos militares, muitos deles da reserva e que têm ali um aproveitamento ainda da sua vida, da sua vida profissional, para ensinar, orientar os nossos jovens Brasil afora.

    Querido Líder Jaques Wagner e Presidente Pacheco, que sejam aqui porta-vozes da nossa preocupação por esse gesto do Governo.

    Muito obrigado, Presidente.