Pela ordem durante a 90ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Crítica ao Ministério da Educação por ter anunciado a extinção vindoura do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

Autor
Zequinha Marinho (PODEMOS - Podemos/PA)
Nome completo: José da Cruz Marinho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Educação, Governo Federal:
  • Crítica ao Ministério da Educação por ter anunciado a extinção vindoura do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.
Assuntos
Política Social > Educação
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Indexação
  • CRITICA, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), MINISTRO DE ESTADO, CAMILO SANTANA, EXTINÇÃO, ESCOLA CIVICO-MILITAR, PROGRAMA.

    O SR. ZEQUINHA MARINHO (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - PA. Pela ordem.) – Eu me uno a todos os Senadores e Senadoras que abordam esse assunto e trazem uma reflexão positiva sobre a escola cívico-militar.

    Quero só contar um exemplo lá de Belém do Pará. Nós temos lá uma escola estadual que é dirigida pela Aeronáutica há muito tempo. Não sei o que aconteceu na época que o Governo do Estado passou, porque está dentro de uma área da Aeronáutica, para que a Aeronáutica tomasse conta. Há uma fila interminável de famílias querendo colocar filhos nessa escola. Antes de qualquer coisa nesse sentido, essa escola já existia. Todo mundo tem o maior apreço por essa escola, e não tem nada de diferente, tem dificuldades, as paredes às vezes precisam de uma reforma ou de uma pintura, mas o que o pai, a mãe e a família querem de fato é um lugar onde se tenha disciplina, ordem, princípios, valores. Isso é fundamental, é fundamental.

    E a gente vive um momento, Presidente, muito especial em que a violência também chega dentro da escola, Senador Girão. Meninos que não respeitam professor, meninos que não respeitam os colegas, meninos agressivos, meninos a quem ninguém pode falar nada absolutamente, porque não aprenderam em casa, a família falhou e, ao falhar, manda para a escola alguém que precisa ser cuidado, ser orientado.

    Eu lamento profundamente que o programa tenha sido extinto, mas defendo também que o Governo Federal entregue isso aos governos estaduais, porque certamente eles terão condições de dar sequência, cada um no seu estado, porque, por exemplo, no Pará, em escolas periféricas, violentas, perigosas, essa filosofia mudou completamente a vida das pessoas, das famílias, e funciona. É um projeto exitoso.

    Eu não sei se é custo, qual é o problema que o Governo Federal está encarando, que, de repente, recomenda ou determina que seja extinto o programa. De repente é alguma coisa muito séria, mas mande isso para os estados, libere isso para os governos estaduais, e tenho certeza de que eles vão continuar trabalhando nessa filosofia e aproveitando, porque tem dado certo de norte a sul do Brasil.

    Muito obrigado.