Discurso durante a 93ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Manifestação de pesar pelo falecimento do Sr. Miguel Livramento, jornalista esportivo catarinense.

Cumprimentos à Sra. Ana Claudia da Silveira Quege, Prefeita em exercício de Três Barras (SC) e sua equipe presentes no Plenário.

Apoio ao pronunciamento do Presidente Lula sobre as tratativas para o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul. Necessidade de mais informações sobre as contrapropostas apresentadas pelo Brasil para a negociação entre os dois blocos.

Autor
Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Manifestação de pesar pelo falecimento do Sr. Miguel Livramento, jornalista esportivo catarinense.
Atividade Política:
  • Cumprimentos à Sra. Ana Claudia da Silveira Quege, Prefeita em exercício de Três Barras (SC) e sua equipe presentes no Plenário.
Governo Federal, Relações Internacionais:
  • Apoio ao pronunciamento do Presidente Lula sobre as tratativas para o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul. Necessidade de mais informações sobre as contrapropostas apresentadas pelo Brasil para a negociação entre os dois blocos.
Publicação
Publicação no DSF de 04/08/2023 - Página 16
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Outros > Atividade Política
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Relações Internacionais
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, JORNALISTA, ESPORTE, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), COMENTARIO, VIDA, PERSONAGEM ILUSTRE, APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA.
  • SAUDAÇÃO, PREFEITO, EXERCICIO, MULHER, TRES BARRAS (SC), ASSESSORIA, PRESENÇA, PLENARIO, SENADO, VISITA OFICIAL, OBJETIVO, OBRAS, ACESSO, RODOVIA.
  • APOIO, PRONUNCIAMENTO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, REFERENCIA, ACORDO INTERNACIONAL, ZONA DE LIVRE COMERCIO, UNIÃO EUROPEIA, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), COMENTARIO, NECESSIDADE, INFORMAÇÃO, PROPOSTA, BRASIL, NEGOCIAÇÃO, GRUPO, PAIS.

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - SC. Para discursar.) – Sras. e Srs. Senadores, ocupo a tribuna hoje, Presidente, para fazer três registros.

    O primeiro deles vem do meu coração e do coração de milhares de florianopolitanos e catarinenses. Perdemos a voz e a companhia, a atitude e os gestos de Miguel Livramento.

    Acho que é muito difícil descrever o personagem. Miguel Livramento, muito mais do que folclórico, foi enciclopédico e foi mestre, mestre em cidadania e em bom humor. Como profissional da imprensa, especialmente na área do esporte, ele deu shows continuados, solitários e, às vezes, em boa companhia: não posso deixar de registrar a sua parceria por décadas com o seu amigo, nosso amigo, Roberto Alves.

    Então, já que não posso estar em Florianópolis nem em Biguaçu, onde seu corpo está sendo velado, faço daqui o registro da minha homenagem, em meu nome e nas pessoas de todos quantos não possam comparecer ao seu funeral.

    "Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, e uma não tem nada a ver com a outra": é uma das frases filosóficas que cunharam a sua passagem pela imprensa de Santa Catarina.

    Meu respeito e a minha saudade a todos os seus familiares, à D. Rosinha e aos milhares e milhares de fãs, entre os quais eu me incluo.

    O segundo registro que eu quero fazer é sobre a presença aqui entre nós de uma importante comitiva da nossa querida cidade de Três Barras: a nossa Prefeita Ana Claudia; Dr. Elói Quege, ex-Prefeito, seu esposo; nosso querido Abrahão Mussi, filho do meu saudoso amigo Oldemar Mussi, Presidente da Câmara de Vereadores de Três Barras; o Ernani Junior, filho também do meu amigo Ernani, que propôs o título de Cidadão Honorário ao então Deputado Esperidião Amin; e o José, assessor da prefeitura. Eles estão aqui demandando providências do Dnit em relação ao acesso da BR-280 à cidade de Três Barras, dando notícias sobre as obras que a prefeitura está desenvolvendo – algumas delas tiveram nossa participação com emendas – e também reivindicando algo da maior importância urbana e humana junto ao Exército Brasileiro: que a parte urbana do Campo de Instrução Marechal Hermes contribua, mediante aquisição pela prefeitura, para o desenvolvimento de empreendimentos, como o posto de saúde, que já foi construído – teve o terreno adquirido pela prefeitura ao tempo da administração do Dr. Elói –; obras do Minha Casa, Minha Vida; e empreendimentos de natureza social e educacional, indispensáveis ao crescimento urbano de Três Barras.

    São muito bem-vindos e contam com a nossa solidariedade.

    O terceiro registro, Senador Chico Rodrigues, V. Exa. testemunhou. Todos nós – em Santa Catarina, de uma maneira especial, pela presença do Deputado Ivan Naatz na sessão da Comissão de Relações Exteriores – estamos acompanhando as tratativas para o pacto da União Europeia com a América do Sul. E eu não escondo a minha solidariedade à manifestação do Presidente Lula, que reclamou da manifestação unilateral da União Europeia – e reclamou corretamente – que ameaçou o seu interlocutor, Brasil e os países da América Latina, com manifestações unilaterais, ou seja, "se vocês não cumprirem metas, vocês deixam de ser nossos parceiros". Digo isso, naturalmente, não na linguagem diplomática das luvas de pelica, mas foi isso que a União Europeia falou. E eu acho que a reação do Brasil é correta, mas nós queremos saber quais são as contrapropostas do Governo. Por isso, requeri, com apoio da Senadora Tereza Cristina, ex-Ministra da Agricultura, que nós sejamos informados pelo Itamaraty. Nós não somos só espectadores, nós somos torcedores e temos compromisso; temos compromisso com o Brasil, queremos comércio em condições de igualdade e não com um juiz do outro lado, ou seja, a parte do lado de lá não pode se investir de árbitro da nossa relação.

    A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional aprovou a nossa solicitação de acompanhamento dessa tratativa. Ela não é entre o Presidente do Brasil e a eventual Presidente da União Europeia; ela é entre o Brasil, os países da América Latina e a Europa, e não da Europa que mandava na América Latina, não, da Europa que tem que ser parceira, que não pode se investir de árbitro, de juiz dessa relação.

    Então, repito, a atitude do Brasil é correta, agora, ela tem que ser consequente e solidária, não solitária. Então é justo que a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, o Senado, o Congresso, acompanhemos, repito, o que quer a União Europeia de nós e quais são as nossas contrapropostas, para que nós possamos tornar a nossa torcida e o nosso compromisso minimamente esclarecidos. Torcedor sem conhecer a causa geralmente se embaralha com a bandeira ou confunde até os objetivos da sua torcida.

    O Senador Fernando Dueire participou. Nós queremos ser torcedores, pessoas investidas de mandato com compromisso para que o Brasil e a América do Sul não sejam desconsiderados ou tenham sua importância e relevância diminuídas por manifestações que têm como escopo levar o Brasil e a América Latina a uma situação subalterna.

    Fica aqui registrado esse compromisso que a gente deve assumir. Acho que o Presidente Renan Calheiros se houve bem ao submeter o requerimento à decisão da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional e certamente traremos para cá. Senadora Margareth, isso repercute em tudo, repercute no comércio de cada estado brasileiro, seja Rondônia, seja Rio Grande do Sul, seja Minas Gerais, Espírito Santo, seja Mato Grosso do Sul ou Mato Grosso, Pernambuco, Roraima. Todos nós e os países da América Latina estamos nessa empreitada. Temos que ser informados, esclarecidos e motivados para contribuir com essa causa, que tem grande importância para o presente e para o futuro do Brasil.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/08/2023 - Página 16