Discurso durante a 96ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro do anúncio, pelo Presidente Lula, do início das obras do Linhão de Tucuruí. Considerações sobre a importância desta obra para o Estado de Roraima.

Autor
Mecias de Jesus (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/RR)
Nome completo: Antônio Mecias Pereira de Jesus
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Desenvolvimento Regional:
  • Registro do anúncio, pelo Presidente Lula, do início das obras do Linhão de Tucuruí. Considerações sobre a importância desta obra para o Estado de Roraima.
Aparteantes
Paulo Paim.
Publicação
Publicação no DSF de 08/08/2023 - Página 24
Assunto
Economia e Desenvolvimento > Desenvolvimento Regional
Indexação
  • SAUDAÇÃO, REGISTRO, ANUNCIO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, INICIO, OBRA DE ENGENHARIA, LINHA DE TRANSMISSÃO, ENERGIA ELETRICA, LIGAÇÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR), ESTADO DO AMAZONAS (AM), SISTEMA NACIONAL, ENERGIA.

    O SR. MECIAS DE JESUS (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - RR. Para discursar.) – Presidente, Senador, amigo Eduardo Gomes, do meu querido Estado do Tocantins, agradeço a V. Exa. Cumprimento os demais Senadores e Senadoras, os nossos visitantes na tarde de hoje.

    Mas, Sr. Presidente, minhas palavras serão rápidas. Quero apenas deixar registrada, nos Anais desta Casa, a presença do Presidente Lula, sexta-feira passada, em Parintins, no Amazonas, onde simbolicamente ele anunciou o início das obras do Linhão de Tucuruí, uma obra aguardada por Roraima há mais de 20 anos.

    Simbolicamente, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, porque a obra já estava em andamento antes desse ato. As torres já estão sendo construídas, centenas de trabalhadores já foram contratados em Roraima e Amazonas, e todos os entraves que impediam a construção do linhão foram retirados, graças a um trabalho gigantesco feito por nós e apoiado por este Congresso Nacional, e, claro, com o apoio imprescindível do Presidente Jair Bolsonaro.

    Como todos nós sabemos, essa obra estava parada e inviabilizada por ações judiciais, pleitos do Ministério Público Federal e exigências não cumpridas para com os indígenas waimiris-atroaris. Isso mudou graças a uma emenda de minha autoria à lei 14.182, que tratava da privatização da Eletrobras. Incluímos, nessa lei, a autorização para que a obra pudesse ser iniciada de imediato. A partir de então, o corpo jurídico e administrativo do Governo, à época, foi a campo e tirou cada uma das amarras que impediam a obra.

    O principal e mais oneroso desses obstáculos foi o pagamento de uma compensação financeira de R$90 milhões para os indígenas waimiris-atroaris. Essa indenização foi paga, e finalmente a obra pôde iniciar.

    O Linhão de Tucuruí vai levar energia limpa e confiável para Roraima. E por tabela, vai resolver outro problema que há muito nos aflige, que é a qualidade da internet no nosso estado.

    Isso será possível, Sr. Presidente, através de uma infovia com capacidade para levar internet segura e potente para Roraima, que vai ser estendida ao longo do Linhão de Tucuruí e, de modo subfluvial, através dos leitos dos rios da Amazônia. E, assim, estaremos matando dois coelhos com uma só paulada, como diz o ditado popular.

    Essa informação veio em maio após audiência minha com o Ministro das Comunicações Juscelino Filho, pedindo a ele uma solução sobre a qualidade ruim de nossa internet.

    Resta à atual bancada se manter unida e vigilante para não haver retrocessos, para não parar a obra e, finalmente, para os benefícios de energia e internet de qualidade chegarem a todos os roraimenses.

    É minha fala na tarde de hoje, Sr. Presidente, para deixar claro que nós estamos sempre vigilantes e atentos no trabalho para desenvolver o Brasil e o nosso querido Estado de Roraima.

    Meu agradecimento ao nosso sempre mestre professor Paulo Paim, que aqui me pede um aparte.

    O Sr. Paulo Paim (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS. Para apartear.) – Senador Mecias de Jesus, eu quero cumprimentar V. Exa., porque eu falei de emendas individuais, e V. Exa. fala de investimento na infraestrutura, que é fundamental para todo o nosso povo. Para qualquer deslocamento que se tenha que fazer, é preciso que haja estradas qualificadas, boas, bem demarcadas e, por isso, eu quero elogiar V. Exa.

    V. Exa. foi muito gentil comigo, Senador Mecias de Jesus, quando estava presidindo, como o é o Eduardo Gomes também, sempre muito gentil.

    Então, meus cumprimentos.

    Parabéns pelo seu pronunciamento!

    O SR. MECIAS DE JESUS (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - RR) – Sinto-me feliz e honrado com o aparte de V. Exa., Senador Paim, porque V. Exa. engrandece qualquer pronunciamento nesta Casa.

    E V. Exa. merece, sim, a gentileza e os nossos préstimos a V. Exa. e ao seu Estado do Rio Grande do Sul, pela sua história de luta e garra.

    Muito obrigado.

    Obrigado, Presidente Eduardo Gomes.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/08/2023 - Página 24