Discurso durante a 92ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de aplauso para a jogadora de futebol feminino, Marta. Exaltação à mulher brasileira e à representatividade da seleção feminina de futebol na Copa do Mundo.

Autor
Zenaide Maia (PSD - Partido Social Democrático/RN)
Nome completo: Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Desporto e Lazer:
  • Voto de aplauso para a jogadora de futebol feminino, Marta. Exaltação à mulher brasileira e à representatividade da seleção feminina de futebol na Copa do Mundo.
Publicação
Publicação no DSF de 03/08/2023 - Página 48
Assunto
Política Social > Desporto e Lazer
Indexação
  • VOTO DE APLAUSO, ATLETA PROFISSIONAL, FUTEBOL, MULHER, COMENTARIO, COMPETIÇÃO ESPORTIVA, CAMPEONATO MUNDIAL.

    A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/PSD - RN. Para discursar.) – Sr. Presidente; colegas Senadoras e Senadores; amigos e amigas do Rio Grande do Norte e de todo o Brasil; todos que nos assistem pela Rádio Senado, TV Senado e Agência Senado.

    Eu venho aqui nesta tribuna celebrar a mulher brasileira em primeiro lugar. Quero, aqui no Senado Federal, na data de hoje, apresentar um voto de aplauso para a gigante Jogadora Marta – e todas as outras estrelas do futebol feminino brasileiro –, que brilhou nos jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino deste ano.

    Marta é a prova viva de que ser a melhor do mundo é uma jornada possível. Ela dá um exemplo imenso para as meninas sonhadoras, porque antes tarde do que nunca. O Brasil e os espaços de comunicação mostraram essa artilheira genial jogando em campo, tornando-se uma voz ativa na luta pelos direitos das mulheres, pelo direito de igualdade de tratamento e de condições que até hoje são dispensadas só aos homens.

    As meninas de todos os cantos do Brasil, as que moram no interior, no Sertão, nas periferias, as que vivem em famílias que sobrevivem com um salário mínimo ou enfrentam o desemprego, todas essas mulheres do amanhã viram nas televisões, na internet, a Seleção Brasileira batalhar muito contra o machismo e provando que lugar de mulher é onde a mulher quiser estar.

    O Brasil do futuro é o Brasil de Marta e a Seleção Feminina de Futebol. O país que sonho para os meus netos e netas e bisnetas é um país livre de preconceito, de discriminação salarial, de violência doméstica e familiar, de feminicídio.

    Vim do Sertão do Rio Grande do Norte, me formei médica numa família de 16 irmãos. E também dou meu testemunho para que todas as meninas da minha terra saibam que sonhos são possíveis e movem nossa vida.

    A maior artilheira da seleção brasileira, Marta, tem uma trajetória de recordes, prêmios e títulos dentro do futebol, reconhecida internacionalmente. Já foi seis vezes considerada a melhor jogadora do mundo, fez a maior quantidade de "gols" até agora em copas. Ela está marcada na história do futebol feminino mundial e, mais do que nunca, este Congresso Nacional pode e deve dedicar todos os aplausos em homenagem a essa atleta que fez revoluções com sua biografia cheia de talento, coragem, força e sensibilidade.

    Recentemente, em uma entrevista de Marta, ela lamentava nunca ter visto anteriormente na mídia mulheres competindo e jogando futebol, o que a impossibilitava de sequer sonhar em um dia virar uma atleta e se tornar a referência absoluta que é hoje.

    Por isso, quando o Brasil se curva para aplaudir hoje sua carreira de sucesso, estamos todos nós também abrindo caminho para que as mulheres se sintam mais acolhidas e se sintam representadas em todas as carreiras e espaços que queiram atingir, conquistar, trabalhar, exercer seus mais distintos e admiráveis talentos.

    Meninas, adolescentes, jovens e mulheres do Rio Grande do Norte e do Brasil, que estão em comunidades, favelas, nas capitais, na Amazônia, no Nordeste e em todo o Sul, meninas negras que enfrentam o racismo estrutural que envergonha nosso país, meninas guerreiras e valentes, que estão hoje num banco escolar desenhando seus projetos de vida com a mais sensível delicadeza do sonho.

    A todas vocês o futuro pode inspirar, que sejam como Marta ou como quem vocês mais queiram ser. Sejam livres, cheias de talento, de autoestima, valorizadas e reconhecidas a tempo pelas políticas públicas do Estado brasileiro.

    É papel nosso, como agentes políticos eleitos pelo voto do povo, garantir orçamento público, projetos, investimentos em educação desde a infância, em saúde de qualidade, em acesso às mais diversas atividades esportivas, artísticas, para todas as nossas gerações, netos, bisnetos, para que essas gerações futuras comecem agora a transformar nosso Brasil num país mais justo, igualitário e fraterno.

    Encerro este voto de aplauso citando outro titã que orgulha o Brasil: a imortal Fernanda Montenegro, nossa grande atriz, que é símbolo de coerência intelectual e artística de cidadania e de trajetória extraordinária nas nossas artes cênicas.

    Disse Fernanda Montenegro em uma entrevista, fazendo literatura de boca: "Ninguém segura o movimento de sobrevivência do ser livre, do ser luminoso, que é quem faz a vida existir de forma quente, sanguínea e fraterna".

    Viva Marta, viva nossas jogadoras da Seleção Brasileira, que brilharam e nos encheram de orgulho e representatividade dessa copa. Viva o nosso Brasil bonito, viva o povo brasileiro, cheio de grandes trelas, joias e talentos, que precisamos apoiar, promover, valorizar e aplaudir.

    Obrigada a todos que estão nos assistindo e aos colegas que nos ouviram.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/08/2023 - Página 48