Interpelação a convidado durante a 107ª Sessão de Debates Temáticos, no Senado Federal

Sessão de Debates Temáticos destinada a debater o tema da descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal.

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Interpelação a convidado
Resumo por assunto
Direito Penal e Penitenciário:
  • Sessão de Debates Temáticos destinada a debater o tema da descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal.
Publicação
Publicação no DSF de 18/08/2023 - Página 54
Assunto
Jurídico > Direito Penal e Penitenciário
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, INCLUSÃO, DOCUMENTO, AUTORIA, ASSOCIAÇÃO MEDICA, PSIQUIATRIA, CONSELHO FEDERAL, MEDICINA, OPOSIÇÃO, DESCRIMINALIZAÇÃO, DROGA, MACONHA.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Para interpelar convidado.) – Obrigado. Obrigado, Sr. Presidente. Eu o cumprimento pelo êxito absoluto dessa sessão. Surpreendeu a todos nós.

    Eu queria apenas lhe pedir, lhe solicitar que inclua como um documento, que tem a ver com este assunto de descriminalização do porte de drogas, um estudo feito pelo Kevin Sabet, que foi consultor sobre política de drogas tanto dos Republicanos como dos Democratas de vários governos dos Estados Unidos. É uma sumidade esse cara. Eu tive o prazer de debater com ele, que fez um estudo sobre o Colorado e Washington e o que aconteceu após a liberação. Passo ao senhor, assim como uma nota aos brasileiros, feita pelo Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria, em que reiteram posição contra a descriminalização da maconha e pedem medidas de apoio à população.

    Nós estamos recebendo aqui mais um grupo de crianças – e não é por acaso. Eu acho que é o terceiro ou o quarto que nós tivemos hoje. Isso é simbólico e muito emblemático.

    Sejam muito bem-vindas aqui, as crianças!

    Eu me lembrei, Presidente. Eu tenho uma irmã – a minha mãe faleceu há 20 anos, e meu pai teve outro casamento – que tem 12 anos. E olha o que foi, Dra. Célia, que ela me perguntou numa mesa, no dia dos pais, agora, lá em casa. Ela veio de São Paulo aqui para Brasília – o meu pai mora em São Paulo. Ela fez uma pergunta emblemática.

    Olhem como está circulando já, Ministro Osmar Terra, nas escolas.

    Ela perguntou assim, ela me chama de irmão: "Irmão, já descriminalizou a maconha?". Eu fiquei assim, eu não estava no radar, porque a gente não estava falando desse assunto, era uma coisa de família. As minhas filhas, ouvindo, pequenas, da idade das suas.

    Eu disse: "Não, isso não vai acontecer no Brasil". Aí falei, comecei a fazer ali... Mas, rapaz, eu fui surpreendido. Olhem a mensagem que pode ser passada para as crianças, para os adolescentes.

    Que moral nós vamos ter? Que moral nós vamos ter para dizer que isso potencializa esquizofrenia, causa suicídio, uma série de situações?

    Então, fica esse alerta.

    Que, mais uma vez, esta Casa, com o apoio de vocês, fortalecendo o Presidente Rodrigo Pacheco e esse jovem Senador Efraim, que puxou para ele liderar este trabalho, que a gente possa mostrar que o Senado está à altura e está próximo da população brasileira, não deixando esse grande mal prevalecer sobre a nação.

    Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/08/2023 - Página 54