Discussão durante a 114ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Discussão sobre a Medida Provisória (MPV) n° 1172, de 2023, Reajuste do valor do salário mínimo, que "Dispõe sobre o valor do salário mínimo a vigorar a partir de 1º de maio de 2023."

Autor
Jorge Seif (PL - Partido Liberal/SC)
Nome completo: Jorge Seif Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Remuneração:
  • Discussão sobre a Medida Provisória (MPV) n° 1172, de 2023, Reajuste do valor do salário mínimo, que "Dispõe sobre o valor do salário mínimo a vigorar a partir de 1º de maio de 2023."
Publicação
Publicação no DSF de 25/08/2023 - Página 21
Assunto
Política Social > Trabalho e Emprego > Remuneração
Matérias referenciadas
Indexação
  • DISCUSSÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), FIXAÇÃO, VALOR, REAJUSTE, SALARIO MINIMO, TERRITORIO NACIONAL, CRITICA, PRESIDENTE, CAMARA DOS DEPUTADOS, ARTHUR LIRA, RETIRADA, EMENDA, INVESTIMENTO.

    O SR. JORGE SEIF (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC. Para discutir.) – Sr. Presidente, eu quero fazer coro aqui com o Senador Renan Calheiros e observar algo ao senhor e a todos os colegas, os demais.

    Outras instituições têm apequenado o tamanho do Senado, seja discutindo matérias que deveriam ser do Legislativo, ou a Casa irmã, que não dá tempo de nós discutirmos, analisarmos, estudarmos com profundidade os temas.

    Infelizmente, se fosse algo que aconteceu uma vez ou outra... Não, virou agora praxe. Eles mandam para cá e nós somos convalidadores – praticamente isso – da decisão da Câmara Federal.

    Então, Sr. Presidente, aqui, em defesa da nossa instituição, do Senado Federal, em defesa dos nossos mandatos, em defesa de quem nós representamos, não podemos deixar nem que o Supremo Tribunal Federal fique metendo a mão em droga, em marco temporal de terra indígena, nem que a Câmara mande um assunto para a gente discutir de um dia para o outro. Isso não existe.

    Então, eu quero fazer coro aqui com o Senador Renan Calheiros e pedir realmente às outras instituições e à Casa irmã que respeitem o Senado Federal porque, se nós não falarmos nada e não tomarmos medidas – e hoje não podemos tomar porque se trata do salário mínimo do brasileiro –, sabe o que vai acontecer? Nós vamos sumir ou cada vez ficar menores. A nossa relevância e as discussões aqui são, logicamente, em alto nível.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/08/2023 - Página 21