Pela Liderança durante a 139ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Celebração dos 12 anos de refundação do PSD, com destaque para a liderança do Presidente do Senado Federal, Senador Rodrigo Pacheco, bem como para a atuação de outros parlamentares filiados ao Partido.

Autor
Otto Alencar (PSD - Partido Social Democrático/BA)
Nome completo: Otto Roberto Mendonça de Alencar
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
Partidos Políticos:
  • Celebração dos 12 anos de refundação do PSD, com destaque para a liderança do Presidente do Senado Federal, Senador Rodrigo Pacheco, bem como para a atuação de outros parlamentares filiados ao Partido.
Publicação
Publicação no DSF de 28/09/2023 - Página 40
Assunto
Jurídico > Direito Eleitoral > Partidos Políticos
Indexação
  • CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIAL DEMOCRATICO (PSD), ENFASE, LIDERANÇA, PRESIDENTE, SENADO, SENADOR, RODRIGO PACHECO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, MEMBROS.

    O SR. OTTO ALENCAR (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - BA. Pela Liderança.) – Sr. Presidente, Srs. Senadores e Senadoras, há exatamente 12 anos, tive a missão de, ao lado do hoje Presidente do nosso partido, Gilberto Kassab, fazer, na Bahia, a primeira sessão de criação e recriação do nosso partido, o PSD.

    Hoje, dia 27 de setembro, 12 anos da recriação do PSD, o partido que teve à frente, no passado, figuras de grande relevo político como o ex-Presidente da Republica Juscelino Kubitschek, um dos maiores Presidentes da história deste país, Tancredo Neves, citando aqui os políticos mineiros. E, hoje, no Senado Federal, nós temos a participação de nove Senadores e seis Senadoras.

    Destaco, Sr. Presidente, a sua figura no comando do Senado Federal, não só pelo conhecimento do Regimento Interno do Senado, pela sua capacidade de liderança no nosso Colegiado, pelo conhecimento notório da letra da lei do Regimento Interno do Senado Federal, das letras jurídicas.

    V. Exa., sem nenhuma dúvida, engrandece muito o nosso partido, o PSD.

    Portanto, a nossa saudação à V. Exa., e pela sua postura, pela segunda vez, à frente do Senado Federal.

    Faço referência à nossa bancada feminina, na figura da nossa Senadora Margareth Buzetti, do Estado do Mato Grosso; da Senadora Mara Gabrilli, do Estado de São Paulo; da Senadora Daniella Ribeiro, do Estado da Paraíba, a nossa Presidente hoje da Comissão Mista de Orçamento; da Senadora Eliziane Gama, hoje Relatora da CPMI; da Senadora Zenaide Maia e da Senadora Jussara Lima.

    O PSD tem, na história do Senado, a maior bancada feminina. Quero saudar todas as Senadoras e dizer da grande contribuição que têm dado ao Senado Federal e ao nosso partido.

    Quero também destacar a participação do Senador Omar Aziz, que, ao meu lado e ao lado do Senador Sérgio Petecão, iniciamos nesta Casa a Bancada do PSD; do Senador Nelsinho Trad; do Senador Angelo Coronel; do Senador Lucas Barreto; do Senador Irajá e do Senador Vanderlan Cardoso, que é o Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos.

    No meu Estado, ao longo desse período, conseguimos ter uma bancada, na Assembleia Legislativa, de nove Deputados Estaduais. Na Câmara dos Deputados, onde nós temos 42 Deputados Federais, a Bancada do Estado da Bahia contribui com seis Deputados Federais, inclusive com o Líder do partido na Câmara dos Deputados, o Deputado Federal Antonio Brito. Todos eles comprometidos com o nosso país, com o nosso Estado, com o Estado da Bahia, sobretudo, e também com o Brasil.

    Devo dizer, e destaco a presença do Deputado Líder do nosso partido, Deputado Federal Antonio Brito, ao lado do Deputado Diego Coronel, Deputado Federal, um dos Deputados Federais mais jovens do nosso PSD –, ao lado do mais experiente, que é o Deputado Federal Antonio Brito, que tem, na figura do seu pai...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Senador Otto, um minuto, só para eu voltar o microfone.

    O SR. OTTO ALENCAR (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - BA) – Agradeço a tolerância de V. Exa., Sr. Presidente.

    O nosso Edivaldo Brito, pai do Deputado Federal Antonio Brito, Prefeito de Salvador, Vereador de Salvador...

    E temos também a participação, no Governo do Estado, inicialmente, com o nosso Senador e Líder do Governo aqui no Senado, Jaques Wagner.

    Jaques Wagner, eu, à época, Vice-Governador, do então Governador da Bahia, foi um padrinho, foi um grande amigo que ajudou muito na recriação do PSD.

    Dessa forma, desde 2010, eu pude formar, com o Governador Jaques Wagner, uma aliança pelo Estado da Bahia, que nos deu, além da relação pessoal...

(Soa a campainha.)

    O SR. OTTO ALENCAR (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - BA) – ... e que eu valorizo muito, uma aliança política que se estendeu com o Jaques Wagner, com o Rui Costa, ex-Governador, e agora com o Governador Jerônimo Rodrigues.

    O PSD tem a sua base, hoje, de sustentação, tanto no Senado como na Câmara dos Deputados, ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e nós sempre pregamos uma posição de centro com defesa da área social, forte defesa da área social, na saúde, na educação e em todas as ações para reduzir as desigualdades sociais e resolver também problemas sociais gravíssimos no nosso país, pugnando sempre por uma perspectiva, que é da minha história, de sempre buscar corrigir e entender os erros e conviver harmonicamente com todas as lideranças, buscando sempre o ideal no Brasil...

(Soa a campainha.)

    O SR. OTTO ALENCAR (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - BA) – ... de que todos os brasileiros – e baianos, sobretudo – possam ter o acesso aos bens e serviços que uma sociedade moderna pode oferecer.

    Portanto, Sr. Presidente, agradeço a V. Exa. e espero que nós possamos, juntos, construir o Brasil do futuro.

    Muito obrigado pela tolerância. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/09/2023 - Página 40