Discurso durante a 147ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a celebrar o Dia Mundial do Algodão.

Autor
Luis Carlos Heinze (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Luis Carlos Heinze
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Data Comemorativa:
  • Sessão Especial destinada a celebrar o Dia Mundial do Algodão.
Publicação
Publicação no DSF de 07/10/2023 - Página 12
Assunto
Honorífico > Data Comemorativa
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, DIA INTERNACIONAL, ALGODÃO.
  • REGISTRO, PRODUÇÃO, EXPORTAÇÃO, ALGODÃO.

    O SR. LUIS CARLOS HEINZE (Bloco Parlamentar Aliança/PP - RS. Para discursar. Por videoconferência.) – Boa tarde a V. Exa., que está presidindo esta sessão. É um prazer ver o Senado Federal da República homenageando o Dia Mundial do Algodão.

    Quero saudar a nossa querida Tereza Cristina, que é a madrinha dessa homenagem, que idealizou, a pedido da Abrapa, essa homenagem.

    Eu só vou fazer uma correção – o Marcio, que é de lá, sabe –: falaram Mato Grosso, mas o sul–mato-grossense... Eu sou do Mato Grosso do Sul. Então, a Tereza está no Mato Grosso do Sul, Izalci.

    Quero saudar também o Schenkel, que é o Presidente, hoje, da Abrapa; o Maeda, que representa os nossos ex-Presidentes, Jorge, e é um prazer também que você esteja aí; o Marcio Portocarrero, que é o Secretário-Executivo dessa entidade; o Aristeu, da Asbraer; o Alderi, da Embrapa; o Rafael Zavala, da FAO; a Maria Luiza, da Agência ABC; a Ministra Andréia Cristina; e o Luiz Augusto, da Procuradoria-Geral da República.

    Quero fazer uma fala, Maeda, em nome também do meu conterrâneo Eduardo Logemann e de todos os ex-Presidentes, em nome de Sérgio De Marco. Sérgio foi um grande líder do setor, é um grande líder no setor, e nos ajudou, Izalci, Maeda e Marcio, a criar a Frente Parlamentar da Agricultura, num dia histórico, com o finado Micheletto, os dois falecidos, e também o nosso Homero Pereira, grande parceiro nosso do Mato Grosso, que foi Deputado conosco, Izalci. Ele ajudou, em uma reunião que nós fizemos com o Sérgio, a criar a grande Frente Parlamentar da Agricultura. Então, isso é parte da história. Não podemos nos esquecer do grande Sérgio De Marco. O Maeda faz parte dessa história... (Falha no áudio.)

    Quero salientar a quem está participando desta reunião ou nos assistindo virtualmente através das redes sociais, através da própria TV Senado, a grande organização, Izalci, dessa entidade, que conduziu, fazendo rifas, buscando recursos, um grande processo antidumping contra os produtores norte-americanos entre 2002 e 2010, e ganhou essa ação milionária. É difícil sustentar uma ação... Eu quero agradecer aos embaixadores brasileiros que também se envolveram nesse tema.

    O Brasil, hoje, chega a ser, então, o primeiro exportador de algodão do mundo. Parabéns aos cotonicultores dessa atividade tão importante!

    Não é apenas a questão do Sérgio De Marco, mas essa organização...

    Quando o Marcio fala em agricultura sustentável – uma crítica aqui a jornalistas, a televisões que criticaram a questão do projeto do carbono ontem –, a nossa preocupação é que poucos países do mundo têm uma agricultura tão sustentável quanto a do Brasil.

    O Marcio fez alguma alusão à questão do algodão, Marcio, mas, além do algodão, também tem soja, tem milho, tem arroz, tem trigo, tem feijão, tem a nossa pecuária, tem as nossas florestas. O Brasil é das agriculturas mais sustentáveis do mundo.

    Hoje a Embrapa – está aí o Aristeu – já está fazendo um teste em cima do nosso plantio direto, que é ímpar no mundo, começou com agricultores paranaenses, e depois os técnicos o aperfeiçoaram. São sistemas altamente, vamos dizer assim, sustentáveis, que poucos países do mundo têm. Então, para concorrer com eles, nós temos capacidade de sobra.

    Apenas um dado: o Marcio fala dos anos ruins de comercialização, da política de preços mínimos. Estamos vivendo nesse momento o problema com o trigo, e também é fundamental ajudarmos os triticultores gaúchos, paranaenses, catarinenses, baianos, que estão produzindo trigo hoje no Brasil.

    É muito importante esse processo. O mundo inteiro subsidia a sua agricultura. Os americanos, os europeus, os asiáticos têm mais de US$2 trilhões por ano, e o Brasil praticamente não tem subsídio. Então, esse é um momento importante, porque nessas discussões nós temos que preservar a nossa agricultura e falarmos bem da nossa agricultura.

    Aqui está o exemplo do algodão: já é o terceiro maior produtor, e hoje é o maior exportador. E essa capacidade, Marcio... Você, o Maeda, o Schenkel e todos os ex-Presidentes fazem parte da agricultura mais organizada do Brasil. Eu sou produtor rural com muito orgulho, sou classista há mais de 40 anos, mas vejo na unidade da Abrapa, que quero cumprimentar por ter feito essa organização...

    Izalci e quem está nos assistindo, essa organização é não só para o plantio no Brasil e para a tecnologia dentro do Brasil, mas também para disputar o mercado mundial. Esse é o grande lance. A Abrapa seguramente é a maior entidade organizada de produtores do Brasil.

    Então, parabéns à Abrapa e parabéns ao Dia Mundial do Algodão!

    Um abraço a todos. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/10/2023 - Página 12