Pela ordem durante a 144ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pela ordem sobre o Requerimento (RQS) n° 872, de 2023, que "Requer, nos termos do inciso IV e § 7º do art. 154 do Regimento Interno do Senado Federal, a realização de Sessão de Debates Temáticos, no dia 20/10/2023, a fim de debater políticas de combate à fome, de garantia da segurança alimentar e de redução do desperdício de alimentos."

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Desenvolvimento Social e Combate à Fome:
  • Pela ordem sobre o Requerimento (RQS) n° 872, de 2023, que "Requer, nos termos do inciso IV e § 7º do art. 154 do Regimento Interno do Senado Federal, a realização de Sessão de Debates Temáticos, no dia 20/10/2023, a fim de debater políticas de combate à fome, de garantia da segurança alimentar e de redução do desperdício de alimentos."
Publicação
Publicação no DSF de 04/10/2023 - Página 63
Assunto
Política Social > Proteção Social > Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Matérias referenciadas
Indexação
  • REGISTRO, REQUERIMENTO, REALIZAÇÃO, SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, OBJETIVO, DEBATE, POLITICA PUBLICA, COMBATE, FOME, INSEGURANÇA ALIMENTAR, PERDA, ALIMENTOS.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Presidente, parabenizo o Senador Kajuru pelo pioneirismo aí; ele, que é um defensor ardoroso da cultura e do esporte e um homem de bem.

    Mas, Presidente, eu queria também o cumprimentar pela iniciativa dessa sessão de debates, que vai discutir a questão do enfrentamento à fome, que é um problema grave do nosso país ainda, e com relação ao desperdício.

    Olha, Presidente Rodrigo, o senhor sabe bem – e, por isso, o senhor propôs; e eu quero cumprimentar a esposa do Abilio Diniz também –, que, no Brasil, segundo o IBGE, 30% dos alimentos produzidos aqui são desperdiçados. Trinta por cento! O Brasil é o décimo país que mais desperdiça alimentos no mundo; no planeta, é o Brasil.

    Presidente, com essa sua iniciativa, eu acredito que a gente pode... Porque existe um receio muito grande de bufês, de empresas, de supermercados, de fazer a doação e depois serem responsabilizados por alguma situação em que a pessoa tenha um problema alimentar.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Às vezes é a validade do alimento, Senador Girão...

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Exatamente.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Às vezes ele está próprio para consumo, mas o dado objetivo da validade impede a...

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Então olha que iniciativa brilhante essa sua, você pode ter o destravamento, uma rede protetiva para estimular que a gente não desperdice os 30% que desperdiça hoje, e alimente muitos brasileiros. É uma posição humanística deste Senado Federal, liderada pelo senhor. Está de parabéns.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/10/2023 - Página 63