Presidência durante a 152ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade à população do Afeganistão devido aos abalos sísmicos que atingiram o país.

Enaltecimento à operação de repatriação de brasileiros pela Força Aérea Brasileira, realizada em razão da guerra em Israel.

Autor
Rodrigo Pacheco (PSD - Partido Social Democrático/MG)
Nome completo: Rodrigo Otavio Soares Pacheco
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Assuntos Internacionais:
  • Solidariedade à população do Afeganistão devido aos abalos sísmicos que atingiram o país.
Assuntos Internacionais:
  • Enaltecimento à operação de repatriação de brasileiros pela Força Aérea Brasileira, realizada em razão da guerra em Israel.
Publicação
Publicação no DSF de 18/10/2023 - Página 66
Assunto
Outros > Assuntos Internacionais
Indexação
  • COMENTARIO, ABALO SISMICO, LOCAL, PAIS ESTRANGEIRO, AFEGANISTÃO, MOTIVO, MORTE, MANIFESTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, POPULAÇÃO.
  • ELOGIO, FORÇA AEREA BRASILEIRA (FAB), OPERAÇÃO, REPATRIAÇÃO, CIDADÃO, BRASIL, REGIÃO, CONFLITO, GRUPO, PALESTINA, PAIS ESTRANGEIRO, ISRAEL.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Obrigado, Senador Izalci Lucas.

    Eu declaro encerrado o Período do Expediente e aberta a Ordem do Dia.

Início da Ordem do Dia

    Sras. Senadoras, Srs. Senadores, esta Presidência teve a oportunidade de se manifestar a respeito, tanto das tragédias climáticas que o mundo sofre, quanto das guerras que, infelizmente, assolam também o nosso planeta. Mas ainda não havia se manifestado sobre um acontecimento muito relevante e que impõe a manifestação de solidariedade do Senado Federal Brasileiro.

    Eu gostaria de fazer um breve pronunciamento acerca dos abalos sísmicos que atingiram o Afeganistão, ao longo dos últimos dias, neste mês de outubro.

    Cercado de montanhas, o Afeganistão tem um histórico de fortes terremotos e sofreu, nas últimas semanas, ao menos três terremotos graves.

    Segundo dados da Organização das Nações Unidas, os terremotos afetaram mais de 20 mil pessoas, sendo mais de 2 mil vidas perdidas. Mais de 2 mil mortos no Afeganistão em função dos terremotos.

    A situação é alarmante. Milhares de pessoas viram suas casas serem completamente destruídas. Mulheres e crianças estão vivendo ao ar livre, com medo de novos terremotos. Famílias inteiras perderam tudo o que possuíam. Para piorar, o inverno se aproxima, o que torna a ajuda humanitária urgente e imprescindível.

    A Agência da ONU para Refugiados lançou, na sexta-feira, dia 13 de outubro, um apelo para arrecadar US$14,4 milhões, que serão destinados às pessoas afetadas pelos terremotos. Esses recursos propiciarão a construção de abrigos, a aquisição de itens essenciais, como aquecedores e roupas de inverno, e o transporte de água potável para o povo afegão. Da mesma forma, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) solicitou auxílio de US$ 20 milhões.

    O Senado Federal brasileiro gostaria de manifestar o seu mais sincero sentimento de solidariedade com a população do Afeganistão.

    É louvável a iniciativa da comunidade internacional e o papel desempenhado pela ONU no sentido de envidar esforços nesta causa humanitária, principalmente, neste instante, em relação a países como o Afeganistão, que têm histórico de crises socioeconômicas advindas de conflitos políticos, de questões climáticas e naturais. Portanto, a nossa manifestação pública de solidariedade ao povo do Afeganistão, por essa tragédia que neste instante os assola.

    Eu gostaria de registrar também, em nome da Presidência do Senado Federal, um cumprimento à Força Aérea Brasileira, em função da operação de repatriação de brasileiros realizada em razão da guerra em Israel. Reconhecemos e enaltecemos os esforços incansáveis em meio às dificuldades enfrentadas durante o conflito perpetrado entre Hamas e Israel. Desde o início do conflito, no dia 7 de outubro, cinco voos da Força Aérea Brasileira (FAB) saíram de Tel Aviv e desembarcaram no Brasil com mais de 900 brasileiros repatriados.

    Além disso, a Embaixada do Brasil em Tel Aviv está fazendo hoje a conferência final para o sexto voo, que trará 215 brasileiros no avião da FAB, que decolará amanhã do aeroporto internacional em direção ao Rio de Janeiro.

    A operação de repatriação é de extrema importância para garantir a segurança e o bem-estar dos brasileiros que se encontram em território afetado pelo conflito. Sabemos que a situação de guerra traz consigo uma série de desafios logísticos e operacionais, e a Força Aérea Brasileira, que é motivo de orgulho para os brasileiros e brasileiras, demonstrou profissionalismo e dedicação ao realizar essa missão. É fundamental ressaltar a coragem e o comprometimento dos militares envolvidos nessa operação. Eles enfrentam riscos e adversidades para garantir o retorno seguro de irmãos brasileiros e brasileiras ao nosso país. Seu trabalho é digno de reconhecimento e de gratidão.

    Neste momento de tensão e conflito, é importante destacar a importância da diplomacia e do diálogo na busca por soluções pacíficas. O Brasil tem um histórico de defesa da paz e do respeito aos direitos humanos, e a operação de repatriação realizada pela Força Aérea Brasileira reforça nosso compromisso em proteger e assistir nossos cidadãos em situação de crise.

    Por fim, nós reiteramos o nosso mais sincero desejo para que haja a repatriação dos mais de 30 brasileiros que remanescem na Faixa de Gaza, e tomara que esta repatriação seja também bem-sucedida.

    Fica, então, esse registro de enaltecimento pelo trabalho da Força Aérea Brasileira. Cumprimento o Comandante Damasceno, Comandante da Aeronáutica, e o Ministro José Múcio, Ministro da Defesa. Contem irrestritamente com o Senado Federal para a colaboração para essa operação, que haverá de ser ao final muito bem-sucedida, de defesa dos brasileiros e brasileiras.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/10/2023 - Página 66