Fala da Presidência durante a 163ª Sessão Especial, no Senado Federal

Abertura de Sessão Especial destinada a celebrar o 40º Aniversário da Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil).

Autor
Leila Barros (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
Nome completo: Leila Gomes de Barros Rêgo
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
Ciência, Tecnologia e Informática, Homenagem:
  • Abertura de Sessão Especial destinada a celebrar o 40º Aniversário da Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil).
Publicação
Publicação no DSF de 31/10/2023 - Página 8
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Ciência, Tecnologia e Informática
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, DATA, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO CIVIL, ESPECIALIZAÇÃO, AUTOMAÇÃO.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, ASSOCIAÇÃO CIVIL, ESPECIALIZAÇÃO, AUTOMAÇÃO, PADRONIZAÇÃO, OPERAÇÃO INTERNA, SISTEMA, TECNOLOGIA, EMPRESA PRIVADA, MELHORIA, EFICIENCIA, COMPETITIVIDADE.

    A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Democracia/PDT - DF. Fala da Presidência.) – Declaro aberta a sessão.

    Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

    A presente sessão especial foi convocada em atendimento ao Requerimento nº 761, de 2023, de autoria desta Presidência e de outros Senadores, aprovado neste Plenário.

    A sessão é destinada a celebrar o 40º aniversário da Associação Brasileira de Automação, a GS1 Brasil.

    Antes de iniciarmos, eu gostaria de cumprimentar os alunos do ensino fundamental II do Centro de Ensino Fundamental 103 do Recando das Emas.

    Sejam bem-vindos, professoras e alunos! Boa semana para vocês! É um prazer tê-los aqui!

    Parabéns pela iniciativa de trazê-los aqui para conhecer um pouquinho do nosso dia a dia no mundo legislativo!

    A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Democracia/PDT - DF. Para discursar - Presidente.) – Senhoras e senhores, com sentimento de honra e alegria, o Senado Federal os recebe nesta manhã para este importante momento de celebração dos 40 anos da Associação Brasileira de Automação, a GS1 Brasil, organização multissetorial fundada em 1983, sem fins lucrativos, que realiza ações destinadas à comunidade de negócios e aos seus 58 mil associados, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento econômico e social do nosso país.

    A GS1 Brasil é um exemplo notável de instituição que desempenha papel fundamental na promoção da automação, na busca da eficiência e na promoção da neutralidade, em benefício de mais de 40 setores da nossa economia.

    Essas quatro décadas de dedicação da GS1 Brasil são um testemunho claro de sua missão em criar um ambiente propício para o crescimento econômico do Brasil.

    Desde o início, a organização tem se destacado na promoção da padronização e da automação de processos, permitindo que as empresas se tornem mais competitivas e eficientes. Esse esforço tem impacto direto em toda a cadeia produtiva, desde a produção até a entrega ao consumidor final.

    A interação da GS1 Brasil com mais de 40 setores da economia demonstra um profundo respeito pela diversidade de interesses comerciais do nosso país, promovendo boas práticas que viabilizam a rastreabilidade de bens e produtos, negociados nas cadeias de suprimento, com padrões abertos e internacionais de rastreabilidade.

    Essa prática não só protege os consumidores, mas também fortalece a confiança dos mercados internacionais em nossos produtos, abrindo portas para a exportação e para o crescimento econômico sustentável.

    Nos últimos anos, a GS1 Brasil vem se tornando referência também no que se refere a ações junto à administração pública, trazendo eficiência e modernidade à atuação de nossos gestores.

    Nesse particular, destaca-se a rastreabilidade fiscal de bens, preconizada pela Receita Federal do Brasil; de medicamentos e produtos médicos, nos termos das normas da Anvisa; de alimentos, quanto à sua origem e meios de produção; da Política Nacional de Resíduos Sólidos; e de averiguação da originalidade de produtos, notadamente no combate à falsificação e ao contrabando nos ambientes físicos e do comércio eletrônico.

    Os frutos desse trabalho são evidentes em toda a nossa sociedade e seu legado de quatro décadas é uma inspiração para todos nós.

    Contem sempre com nosso apoio e parceria na busca contínua por um Brasil mais próspero, justo, competitivo e eficiente.

    Parabéns à GS1 Brasil pelos 40 anos de contribuição exemplar à economia brasileira!

    Muito obrigada. (Palmas.)

    Compõem a mesa desta sessão os seguintes convidados: o Sr. Georges Seigneur, Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – seja bem-vindo. (Palmas.) O Sr. João Carlos de Oliveira, Presidente da Associação Brasileira de Automação, a GS1 Brasil. (Palmas.) E o Sr. José Humberto Pires de Araújo, Secretário de Estado do Governo do Distrito Federal. (Palmas.)

    Esse, em particular, é um grande amigo e, na verdade, o grande provocador desta sessão especial, a quem eu já quero agradecer. E agradeço também a presença de todos vocês aqui conosco, neste início de semana, nesta segunda-feira.

    Bom, convido a todos para, em posição de respeito, acompanharmos o Hino Nacional.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.)

    A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Democracia/PDT - DF) – Antes de iniciarmos a sessão, mais uma vez, para a fala das nossas autoridades, eu gostaria de citar alguns presentes aqui: a Subcomandante da Polícia Militar do Distrito Federal, Sra. Coronel Ana Paula Barros – seja bem-vinda; obrigada. (Palmas.) Deputado Daniel de Castro. (Palmas.) Nosso eterno Senador Paulo Octávio – seja bem-vindo, Paulo Octávio. (Palmas.) E o Agaciel Maia, por favor – cadê o Agaciel? (Palmas.)

    Figuras políticas fortes da cidade. Sejam bem-vindos!

    Agradeço por estarem aqui conosco.

    Neste momento, eu vou conceder a palavra ao Sr. João Carlos de Oliveira, que é o Presidente da Associação Brasileira de Automação, a GS1 Brasil.

    Seja bem-vindo!

    Por favor.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/10/2023 - Página 8