Discurso durante a 160ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a celebrar o Outubro Rosa - Mês da Conscientização Sobre o Câncer de Mama.

Autor
Jorge Seif (PL - Partido Liberal/SC)
Nome completo: Jorge Seif Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Data Comemorativa, Mulheres, Saúde:
  • Sessão especial destinada a celebrar o Outubro Rosa - Mês da Conscientização Sobre o Câncer de Mama.
Publicação
Publicação no DSF de 26/10/2023 - Página 23
Assuntos
Honorífico > Data Comemorativa
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Política Social > Saúde
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, OUTUBRO, CONSCIENTIZAÇÃO, CANCER, MULHER.

    O SR. JORGE SEIF (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC. Para discursar.) – Muito bom dia, senhoras e senhores. Quero cumprimentar de forma muito especial a Senadora Jussara e também a Senadora Augusta, que propôs esta sessão. Quero cumprimentar a nossa querida Senadora Teresa Leitão, nossa querida Senadora Margareth Buzetti, do nosso Mato Grosso, e também a Dra. Karimi – prestei bastante atenção aqui no discurso da senhora e até me espantei com a quantidade de mamógrafos que existem sem utilização.

    E também, Senadora Jussara, nós temos aqui uma servidora da Casa que todos os dias nos ajuda no nosso gabinete, deixando tudo limpinho e cheiroso, para nós recebermos essas pessoas maravilhosas. Na pessoa dessa servidora, eu cumprimento todos os servidores da Casa, que é a Sra. Neide. Dê um tchau para nós.

    Uma salva de palmas para as servidoras do Senado Federal. (Palmas.)

    Senadora Jussara, não vou falar hoje direcionado às mulheres, porque já temos pessoas muito mais preparadas e competentes para falar sobre a saúde da mulher. Mas hoje quero falar como marido, como filho, como irmão. Como a Dra. Karimi bem falou: o cuidado da mulher também passa pela motivação do marido.

    Muitas mulheres são muito cuidadosas e fazem seus exames anualmente, mas, por vezes, devido a essa força interior que vocês têm, por serem maravilhosas, por fazerem três turnos, serem mulheres, trabalharem, serem mães, ajudarem em casa e ganharem dinheiro, muitas vezes se sentem superpoderosas, o que são. Porque, afinal de contas, a vida depende... a sementinha da vida, vocês é que dão para a nossa sociedade. Papai do Céu outorgou a vocês esse dom maravilhoso da multiplicação.

    Por outro lado, apesar de serem maravilhosas, fortes e guerreiras, por exemplo, Senadora, quando eu fico doente em casa, eu fico de cama gemendo: ai, ui. Minha esposa, quando fica dodói, não dá trégua: trabalha e faz tudo igual. Nós, homens, nesse ponto, podemos parecer os fortões, os machões; no entanto, quem cuida de nós também são nossas mães, nossas esposas ou nossos familiares.

    Então, eu queria fazer um apelo a todos os homens, maridos, irmãos e filhos neste Brasil, que vocês possam sim incentivar aquelas esposas e mães que não têm tanto esse cuidado e acabam se sobrecarregando com as tarefas do dia a dia, da rotina e por vezes falam: "Eu não estou sentindo nada, eu não fico doente, eu sou muito forte". Mas que vocês possam incentivar essas mulheres que estão no seu entorno – porque Papai do Céu também lhes outorgou o cuidado dessas mulheres –, que elas se cuidem.

    A Dra. Karimi trouxe um dado aqui alarmante para nós: existem mamógrafos sem uso, e eu creio que não é só no DF, é em todo o Brasil. Ou seja, um exame simples, uma doença muitas vezes silenciosa... Senadora Jussara, tem uma amiga nossa lá – na verdade duas – que realmente bate com o relato da Dra. Karimi e que, com menos de 40 anos, teve que fazer cirurgia para retirada da mama, porque quando descobriu o câncer de mama já era tarde demais – uma amiga nossa de mais de 30 anos!

    Então, eu queria fazer esse apelo.

    E também, Senadora Jussara, a Dra. Karimi trouxe aqui uma informação de que dentro da CLT já existe a dispensa das mulheres para fazer a detecção ou tratamento do câncer de mama, nas nossas leis. E eu propus, em homenagem às mulheres do nosso Brasil, o Projeto 5.078, que eu ontem pedi para a senhora relatar, que é justamente estendendo essa dispensa do trabalho para os maridos, para não só eles incentivarem as suas senhoras, mães, etc., a fazerem o exame, mas, sim, Dra. Karimi, que os maridos, os irmãos, os pais possam acompanhar anualmente essas mulheres para fazerem esse exame.

    Com essas palavras, quero parabenizar a senhora, quero parabenizar este Plenário cheio, maravilhoso, de pessoas interessadas nesse tema que, infelizmente, hoje é a maior causa mortis quando se fala em câncer de mulher – um câncer que é fácil de tratamento quando detectado no início, assim como câncer de colo de útero.

    E contem com o Senado Federal, contem com as mulheres maravilhosas que o Brasil mandou para este Senado Federal – precisamos aumentar a Bancada Feminina neste Senado Federal –, e que Deus abençoe todas as mulheres do nosso Brasil.

    Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/10/2023 - Página 23