Discurso durante a 190ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação com a assinatura do edital de licitação para a contratação de empresa que será responsável pela dragagem do canal São Gonçalo, hidrovia brasileira que conecta a Lagoa Mirim com a Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, bem com a previsão da hidrovia Brasil-Uruguai; medidas que impulsionarão o comércio entre os dois países.

Autor
Luis Carlos Heinze (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Luis Carlos Heinze
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Indústria, Comércio e Serviços, Infraestrutura:
  • Satisfação com a assinatura do edital de licitação para a contratação de empresa que será responsável pela dragagem do canal São Gonçalo, hidrovia brasileira que conecta a Lagoa Mirim com a Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, bem com a previsão da hidrovia Brasil-Uruguai; medidas que impulsionarão o comércio entre os dois países.
Publicação
Publicação no DSF de 13/12/2023 - Página 40
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços
Infraestrutura
Indexação
  • REGISTRO, ASSINATURA, EDITAL, LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO, EMPRESA, DRAGAGEM, SINALIZAÇÃO, CONSERVAÇÃO, CANAL, RIO SÃO GONÇALO, BACIA DA LAGOA MIRIM, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), PREVISÃO, PARCERIA PUBLICO-PRIVADA (PPP), CONSTRUÇÃO, HIDROVIA, BRASIL, URUGUAI, COMENTARIO, IMPORTANCIA, COMERCIO, PRODUÇÃO, GADO DE CORTE, ARROZ.

    O SR. LUIS CARLOS HEINZE (Bloco Parlamentar Aliança/PP - RS. Para discursar.) – Sr. Presidente, colegas Senadoras e Senadores, ontem foi um dia histórico para o Brasil e para o Uruguai, por um assunto em que comecei a trabalhar no dia 13 de março de 2020, um dia antes do anúncio da pandemia.

    Os arrozeiros, meus colegas, produtores rurais do Uruguai, em nome de Alfredo Lago, que é o Presidente da Associação dos Cultivadores de Arroz do Uruguai, me convidaram para que participasse da abertura da colheita do arroz, em Bela União, no Uruguai.

    Tivemos lá no dia 13 de março e, na sequência, uma audiência com o Presidente Luis Lacalle, com o Ministro dos Transportes, o Ministro da Agricultura e também o Embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles.

    Dois temas foram destacados. Um deles era a hidrovia sobre a Lagoa Mirim e a Lagoa dos Patos, e o segundo tema foi a hidrovia sobre o Rio Uruguai.

    O Rio Uruguai avançou muito pouco, mas a satisfação nossa de um trabalho que nós começamos em março de 2020 é que ontem foi assinado pelo Ministro Silvio Costa Filho, a quem eu quero agradecer, o edital de licitação para poder fazer a dragagem do canal São Gonçalo, na altura de Santa Isabel, ali em Arroio Grande.

    Agradeço também ao Ministro Márcio França, com quem tratei, no início do seu mandato, que disse que faria esse assunto. Deu certo, e ontem o Diretor Erick, do Dnit, da parte aquaviária, o Diretor Fabricio Galvão, que também havia prometido o edital, e ontem foi publicado, anunciado o edital de dragagem desse canal São Gonçalo.

    Além da dragagem, será feita também a sinalização e a conservação por um ano.

    Ao mesmo tempo, nós viemos trabalhando com o Eduardo Nery, que é o Presidente da Antaq, a quem também eu quero agradecer, que já está fazendo um estudo para fazer uma concessão, Senador Bagattoli, dessa obra. Na sequência da dragagem, na sequência da sinalização, quando elas estiverem já em andamento no primeiro ano, já no ano dois, que ela seja concessionada.

    Seria a primeira hidrovia pedagiada do Brasil. Isso é muito importante para o norte e nordeste do Uruguai.

    Vejam que é a zona mais pobre do território uruguaio hoje, onde apenas pecuária de corte, arroz... São poucas atividades nessa região; apenas isso aí. E tem um potencial de mais de 1 milhão de hectares, em que se pode plantar soja, milho, florestas, além do arroz, além da pecuária.

    Diversifica a região, aumenta a produção, porque eles precisam chegar ao Porto de Rio Grande. É uma boa alternativa para impulsionar negócios do Uruguai com o Brasil, através do Porto de Rio Grande. Eles querem exportar pelo porto e querem importar pelo porto.

    Hoje o adubo, por exemplo, intenso que é o plantio dessa região, tem que vir por caminhão de quase 500km de Montevidéu para a região. Virá por água por 200km. Além de o custo ser mais barato do que o caminhão, também tem a possibilidade de trazer por água, que é o meio de transporte mais barato.

    Então, acionar essa hidrovia.

    O empresário Carlos Fuldner e um grupo de empresários uruguaios, ontem eu conversei com eles e já há bastante tempo estamos conversando, já estão com um projeto pronto para instalar um porto no Rio Taquari, ainda dentro do Uruguai, que abastecerá todo o sistema. Do Uruguai vindo a Rio Grande e de Rio Grande vindo a todo o Uruguai. Modernidade.

    Portanto, eu quero agradecer ao Ministro Silvio Costa Filho pelo feito de ontem, de um trabalho que eu fiquei já quase quatro anos trabalhando. Deu certo agora. Tentamos parceria público-privada, não deu certo, e agora, nesse instante, a dragagem será pública.

    E na sequência teremos, então, uma licitação, que a Antaq já está pilotando junto com a Infra, para fazer um edital semelhante para fazer a PPP depois da dragagem feita.

    Boa notícia para a zona sul do Rio Grande do Sul e também para nós interessa: o setor florestal pode intensificar a produção naquela região do Uruguai, que não tem praticamente madeira. Pode intensificar também no Rio Grande do Sul. Podemos sonhar inclusive com a planta de celulose na zona sul do Rio Grande do Sul, o que já era previsto uns 10,15 anos atrás pela então Votorantim.

    Esse projeto acabou, e hoje interessados existem, vingando a questão da madeira no Uruguai e ampliando também a questão da madeira na zona sul do Rio Grande do Sul. Portanto, é um projeto de longo prazo, de visão.

    E quero agradecer ao Embaixador Guillermo Valles por todo o seu empenho e a sua dedicação ao tema, porque interessa muito ao Uruguai e eu também me dediquei pelo lado brasileiro. O Ministro Tarcísio, o Ministro Marcelo, Dino Batista, lá no Ministério dos Transportes, a Dra. Cláudia, a Carol, que era do Dnit, e o atual Diretor-Geral do Dnit, Fabricio Galvão, e o Dr. Erick, que é o Diretor Aquaviário.

    Obrigado a todos.

    Uma boa notícia para o Uruguai, para o Rio Grande do Sul, em especial para a nossa zona sul.

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/12/2023 - Página 40