Pronunciamento de Magno Malta em 20/12/2023
Pela ordem durante a 196ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Manifestação de solidariedade ao Deputado Federal Messias Donato, agredido com um tapa no rosto por Deputado presidente do PT no Estado do Rio de Janeiro.
Elogio à obra viária Contorno do Mestre Álvaro, na BR-101, na região do município de Serra/ES.
- Autor
- Magno Malta (PL - Partido Liberal/ES)
- Nome completo: Magno Pereira Malta
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Atividade Política:
- Manifestação de solidariedade ao Deputado Federal Messias Donato, agredido com um tapa no rosto por Deputado presidente do PT no Estado do Rio de Janeiro.
-
Transporte Terrestre:
- Elogio à obra viária Contorno do Mestre Álvaro, na BR-101, na região do município de Serra/ES.
- Publicação
- Publicação no DSF de 21/12/2023 - Página 34
- Assuntos
- Outros > Atividade Política
- Infraestrutura > Viação e Transportes > Transporte Terrestre
- Indexação
-
- MANIFESTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), VITIMA, VIOLENCIA, AUTORIA, CONGRESSISTA, PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).
- ELOGIO, OBRA DE ENGENHARIA, RODOVIA, REGIÃO, MUNICIPIO, SERRA (ES).
O SR. MAGNO MALTA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - ES. Pela ordem.) – Sr. Presidente, este meu pela ordem é para ser solidário ao Deputado Messias Donato – aliás, o Deputado Filipe está aqui ao meu lado, como testemunha –, que foi de forma covarde agredido com um tapa no rosto pelo Deputado Federal do PT que dizem que é Presidente do PT do Rio. Um tapa no rosto do Messias Donato!
Até aí, nada novo – V. Exa. estava lá sentado à mesa, pode ter visto, eu estava vendo pela televisão –, porque esse Messias Donato, Senador Girão, é daqueles a quem Flávio Dino se refere, quando disse que já julgou estuprador, já julgou assassinos, ladrões, mas nunca viu tanto ódio como nos olhos de bolsonaristas. Quem sabe por isso tinha tanto ódio nos olhos de Messias Donato, Deputado do meu estado, do Município de Cariacica, evangélico da Igreja Quadrangular, incapaz de levantar sua voz, mas podendo protestar, porque é um direito do cidadão, pois estamos amparados pelo art. 5º da Constituição; e ele mais, amparado pelo art. 53, por ser Deputado Federal.
Messias Donato tomou um tapa no rosto! E eu espero que a Câmara dos Deputados, na pessoa do seu Presidente Lira – que, na verdade, precisa ter reações não só quanto a isso, mas em outras matérias, Senador Portinho, que interessam à nação brasileira como um todo, em que há um descaso aos olhos da sociedade brasileira... Que haja punibilidade e respeito.
Minha solidariedade ao Messias Donato, ao seu povo, à sua Igreja, aos seus filhos, que, como um cordeiro – parece que essa gente sabe quem eles escolhem para agredir... Imaginem se fosse um bolsonarista dando um tapa na cara de um petista?! O mundo cairia, o Supremo já estava movimentado, o CNJ já estava tomando providência, até quem não tem que tomar estava tomando, até o Ibama ia tomar os canários da casa do cara. É desse jeito que acontece!
Então, Messias Donato, nem um passo atrás, nem um passo atrás, porque Deus não tem compromisso com o frouxo. Trate esse sujeito infame como uma carta anônima. Faça de conta que você não leu, não viu!
E meu respeito àqueles que tiveram a grandeza de serem solidários – eu não sei se o Presidente da Câmara teve – ao Messias Donato, que tomou esse tapa no rosto.
Eu encerro dizendo o seguinte – não sei se ele ainda está aqui, o Ministro Renan Filho –: dia 15 ele esteve em meu estado, Senadora Leila, para inaugurar o Contorno do Mestre Álvaro, uma obra para a qual, na pandemia – segundo Omar Aziz, Senador que eu conheço que mais tem raiva de Bolsonaro, mas que é o único que diz em alto e bom som, "quando o Bolsonaro foi Presidente, nunca faltou dinheiro em nenhum município, em nenhum estado", o que é uma verdade –, nunca faltou dinheiro. A obra do Contorno do Mestre Álvaro. E quero dizer ao Ministro Renan Filho que ele foi inaugurar uma obra de que eu sou o autor. Em 2006, eu entrei com um projeto de lei e federalizei no sentido de beneficiar a Serra, o Brasil, a 101, uma obra gigantesca, a obra estruturante mais importante do Brasil. Lula foi lá, como engenheiro de obra pronta, inaugurar alguma coisa que, na verdade, não lhe pertence. Aliás, o número que ele deu do Minha Casa, Minha Vida, que ele vai fazer, dá para fazer dois Brasis, não é? Insanidade pura.
Mas fica aqui a minha solidariedade.
E ao nosso ex-Ministro, que agora volta para o ministério e que esteve lá no meu estado inaugurando uma obra: se tem pai, o pai sou eu.
Obrigado, Sr. Presidente.