Pela ordem durante a 36ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio ao Dnit em razão da autorização para licitação de obras de infraestrutura e pavimentação asfáltica da BR-174, que beneficiará a região noroeste do Estado de Mato Grosso/MT. Anúncio da contemplação de Mato Grosso com 3 mil casas populares do Programa Minha Casa, Minha Vida, da área rural.

Autor
Jayme Campos (UNIÃO - União Brasil/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Governo Federal, Política Social, Transporte Terrestre:
  • Elogio ao Dnit em razão da autorização para licitação de obras de infraestrutura e pavimentação asfáltica da BR-174, que beneficiará a região noroeste do Estado de Mato Grosso/MT. Anúncio da contemplação de Mato Grosso com 3 mil casas populares do Programa Minha Casa, Minha Vida, da área rural.
Publicação
Publicação no DSF de 11/04/2024 - Página 50
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Política Social
Infraestrutura > Viação e Transportes > Transporte Terrestre
Indexação
  • ELOGIO, DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DOS TRANSPORTES (DNIT), AUTORIZAÇÃO, LICITAÇÃO, OBRAS, INFRAESTRUTURA, PAVIMENTAÇÃO, ASFALTO, RODOVIA, REGIÃO NOROESTE, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ANUNCIO, CONSTRUÇÃO, HABITAÇÃO POPULAR, ENTE FEDERADO, PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA (PMCMV), ZONA RURAL.

    O SR. JAYME CAMPOS (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT. Pela ordem.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, quero apenas dar uma boa notícia para os amigos, sobretudo para a região noroeste de Mato Grosso, que é a região que compreende vários municípios, iniciando por Juína, Castanheira, Juruena, Cotriguaçu, Colniza e Aripuanã, como também, aqui para trás, as cidades de Juara, com certeza Brasnorte, Porto dos Gaúchos, etc.

    Nós tivemos uma reunião hoje, liderada pelo Senador Confúcio, Senador pelo Estado de Rondônia, Presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, junto com o Senador Jaime Bagattoli, com a Senadora Margareth Buzetti e com a nossa pessoa, o Senador Jayme Campos. Tivemos a presença do Diretor de Planejamento do Dnit – do Doutor Luiz Guilherme.

    Já há muitos anos, nós temos um sonho acalentado da pavimentação asfáltica da BR-174, que demanda Vilhena à cidade de Juína. Essa estrada é uma estrada federal, mas que, lamentavelmente, está atendendo – certa feita, mas de forma muito precária – a nossa população. E hoje a notícia que eu tenho é das melhores para a região noroeste do Estado de Mato Grosso e para todo o nosso estado, na medida em que o Diretor de Planejamento do Dnit autorizou já a Superintendente do Dnit do Estado de Mato Grosso a promover a licitação para que faça o projeto de execução das obras de infraestrutura, como também a licitação do projeto do componente ambiental.

    É uma obra estruturante, muito importante para o escoamento da nossa produção. É uma região muito rica, uma região próspera, que tem terras férteis, subsolo rico... É uma região de agricultura, de pecuária, de minérios, do setor madeireiro, etc.

    E quero crer que será possível, na medida em que, após a conclusão do projeto, na questão ambiental, nós temos ainda um passo à frente, que será uma discussão que nós temos que fazer, sobre as duas reservas indígenas que estão à margem dessa BR-174.

    Entretanto, eu acho que vai ser de forma pacífica, tranquila, e, assim, nós daremos um novo momento àquela região, para sair a nossa produção para o aeroporto de Porto Velho e, depois, chegando também a Itacoatiara, para que a nossa produção vá para os grandes centros consumidores, ou seja, para o mercado internacional, de maneira que isso é uma notícia muito alvissareira.

    Quero aqui dizer, de público, que quem luta muito por essa obra é o prefeito de Juína, meu prezado e estimado amigo Paulinho, que, há muito tempo, vem reivindicado isso, como toda população. Entretanto, o Paulinho, com muita ênfase, está nos solicitando. E hoje demos um bom passo, Senador Rodrigo, um bom passo, Sr. Presidente, para que essa obra, de fato, seja concretizada.

    Por outro lado, também quero anunciar aqui que hoje o Mato Grosso foi contemplado com 3 mil casas populares do Programa Minha Casa, Minha Vida, da área rural. São 3 mil famílias que serão atendidas nas áreas rurais do Estado de Mato Grosso, contemplando algo em torno – se não me falha a memória – de 46 municípios; uns mais, outros menos.

    Essas casas serão construídas nos assentamentos, serão construídas nas áreas rurais, onde necessariamente é preciso melhorar a habitação dessas famílias. Portanto, são avanços, são conquistas que todos nós estamos empenhados de levar para a população mato-grossense, sobretudo não só para o produtor rural, mas também para as famílias mais humildes e mais carentes.

    De forma que, Presidente, ao fazer esse anúncio, esse comunicado, eu estou muito feliz de ver que, de fato, nós vamos concretizar essa tão importante obra para o desenvolvimento econômico e social, que é a pavimentação asfáltica da BR-174.

(Soa a campainha.)

    O SR. JAYME CAMPOS (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - MT) – E nós já nos comprometemos em dar a nossa participação, através das nossas emendas, as que nós temos direito. Tanto eu quanto, com certeza, o Senador Wellington, a Senadora Margareth e toda a bancada federal vamos destinar o aporte de parte das nossas emendas orçamentárias para que essa obra, de fato, seja concretizada.

    Muito obrigado, Sr. Presidente Rodrigo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/04/2024 - Página 50