Presidência durante a 41ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de solidariedade ao Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em razão das críticas recebidas pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Autor
Veneziano Vital do Rêgo (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Atividade Política:
  • Manifestação de solidariedade ao Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, em razão das críticas recebidas pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
Publicação
Publicação no DSF de 17/04/2024 - Página 12
Assunto
Outros > Atividade Política
Indexação
  • MANIFESTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, MINISTRO DE ESTADO, SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS DA PRESIDENCIA DA REPUBLICA (SRI/PR), ALEXANDRE PADILHA, MOTIVO, CRITICA, PRESIDENTE, CAMARA DOS DEPUTADOS, ARTHUR LIRA.

    O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – Pelo contrário, Senador. V. Exa., por um pequeníssimo equívoco, não observou que eu aumentei em dois minutos a sua participação. Não serei eu a dizer que, pela primeira vez, extrapolou, até porque, ao fazê-lo, fez para saudar com muita justiça as senhoras... Goianas?

(Manifestação da plateia.)

    O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – Paranaense ou paraense?

(Manifestação da plateia.)

    O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – Do Pará.

(Manifestação da plateia.)

    O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – Ah, e do Xerém, do Rio de Janeiro! Perfeito. Sejam muito bem-vindas! Parabéns pela causa que vocês abraçam e que todos nós abraçamos. Recentemente comemorávamos o dia internacional da pessoa com autismo. E saibam que também no Estado da Paraíba estamos por completo envolvidos em nome daquilo que é de justeza e de justiça. Nossos cumprimentos.

    Senador Kajuru, duas colocações eu gostaria de fazer em relação ao seu pronunciamento, já se dirigindo à nossa tribuna de Senado o nosso querido companheiro Eduardo Girão, e concordar plenamente.

    Eu acho que é escabroso... O que nós lastimamos é que nós observamos esse processo que vem a cada dia no mundo, não diferentemente no Brasil, que é a realidade especulativa do sistema financeiro. Isso não tem cabimento. E não me digam que... Quando nós nos levantamos a tentar pelo menos corrigir minimamente, alguns ainda falam sobre interferência, regulação, presença da mão estatal sobre aqueles que labutam, sobre aqueles... Não! São pessoas que vivem em suas nababescas situações, ganhando, a cada minuto, a cada segundo, aquilo que milhões de brasileiros passam as suas inteiras vidas sem receber. Isso não está certo! Não tem nada de trabalhador, não tem nada de diferenciado, de cabeça pensante... Não! A gente observa que são pequenas as parcelas daqueles que, no Brasil e no mundo, se valem de um sistema especulativo que é altamente vexatório, vexaminoso sob todos os aspectos. A sua fala é muito pertinente.

    E também me solidarizo com o Ministro. E em nada aqui quero fazer imersões em relação ao Presidente Arthur Lira, que tem todo o nosso respeito, mas as colocações que ele fez a uma pessoa que, primeiro, é competente... Afinal de contas, não estaria, como ele próprio Presidente Arthur Lira, como Deputado Federal. Nada os distingue, ambos foram eleitos. Então, o Ministro Alexandre Padilha, tanto como assim se desempenhou à frente da pasta ministerial da Saúde e, agora, nas Relações Institucionais, tem competência, sim. E as condições ou as situações de animosidades pessoais não permitem absolutamente comentários ou colocações como as que foram feitas, que eu acho, extremamente, no mínimo, infelizes.

    Senador Eduardo Girão, por favor.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/04/2024 - Página 12