Pela ordem durante a 41ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio de que processará os responsáveis por "fake news" contra S. Exa. acerca de votação em conformidade com o Governo sobre tráfico de drogas.

Autor
Jorge Kajuru (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atividade Política:
  • Anúncio de que processará os responsáveis por "fake news" contra S. Exa. acerca de votação em conformidade com o Governo sobre tráfico de drogas.
Publicação
Publicação no DSF de 17/04/2024 - Página 13
Assunto
Outros > Atividade Política
Indexação
  • ANUNCIO, AÇÃO JUDICIAL, AUTOR, NOTICIA FALSA, VITIMA, ORADOR, REFERENCIA, VOTAÇÃO, APOIO, GOVERNO FEDERAL, ASSUNTO, TRAFICO, DROGA.

    O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Pela ordem.) – Presidente, só rapidinho. O Girão vai ser gentil comigo, como eu sou com ele, porque ele veio agora me fazer um alerta.

    Primeiro, como se fosse um aparte seu, é sempre precioso ter um complemento do que eu falo com a sua opinião e com a sua independência de sempre.

    O Girão, que é meu irmão, veio me avisar algo assustador.

    E é por isso que eu não abro mão de regulamentar as redes sociais, nunca pedindo o fim da liberdade de expressão, que é o pilar de qualquer democracia, mas tem que haver responsabilidade, tem que haver punição. Essa é a realidade. O Arthur Lira já acabou de engavetar lá o que nós aprovamos aqui sobre fake news. Olhem a atitude dele, desse "cidadão", entre aspas, Arthur Lira.

    Rapidamente, o Girão chega e fala: "Kajuru, acabaram de me avisar que tem fake news lá em Goiás em que você exige uma quantidade de gramas em relação à droga, em relação à maconha e que você hoje vai votar como o Governo quer". Ora, gente, eu já dei a minha palavra! O Presidente Lula, quando me chamou para ser Vice-Líder, disse: "Kajuru, eu o conheço há 35 anos, continue assim, você não é puxa-saco, fale para mim o que ninguém, às vezes, quer falar e vote como você quiser, de acordo com a sua posição". O Presidente Lula nunca me telefonou para reclamar de voto em que eu contrariava a orientação do Governo – por várias vezes, o Girão viu aqui eu votar dessa forma. E você, Girão, e todos aqui sabem que eu já antecipei e declarei publicamente o meu voto sobre as drogas: eu sou contra todo tipo, contra cassino... Vocês já sabem a minha opinião. E eu não recuo nem para tomar impulso: você nunca viu, em cinco anos, o Kajuru mudar de opinião aqui. Então, é duro ver fake news fazer isso.

    Para ser rápido, a partir de agora, eu vou tomar uma decisão: fake news fez esse tipo de coisa, eu vou processar. Eu vou começar a ganhar dinheiro, porque eu vivo só do meu salário, como Senador e como profissional de comunicação; eu vou começar a ganhar dinheiro na minha vida. E vou pedir também indenização. Esse povo de fake news está por um fio. Não tem jeito! Não tem cabimento!

    Como você faz uma fake news, no estado que orgulhosamente eu represento, como Senador, dizendo algo que é mentira, que é canalha, que é vil, que é sórdido?! Quem tem essa declaração? Onde eu dei essa declaração se eu aqui no Senado, todo dia, quando se fala em droga, eu falo: "Eu tenho a minha opinião"? O meu Líder Jaques Wagner me respeita, sabe qual é, nunca pediu para eu votar diferente do que eu penso. Oras, pelo amor de Deus!

    Desculpem o desabafo, mas fake news realmente é algo revoltante que veio a este nosso mundo.

    Presidente Veneziano e Girão, perdoem-me por tomar um pouco do seu tempo, mas foi você mesmo o responsável, ao me falar e ao me deixar irritado com isso.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/04/2024 - Página 13