Pela ordem durante a 35ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de apoio do Senador Sergio Moro pela correta gestão de recursos em sua campanha.

Consternação pelo ataque sofrido pela escritora Roseana Murray, vítima de ataque de pit-bulls em Saquarema (RJ).

Autor
Flávio Arns (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atividade Política:
  • Manifestação de apoio do Senador Sergio Moro pela correta gestão de recursos em sua campanha.
Homenagem:
  • Consternação pelo ataque sofrido pela escritora Roseana Murray, vítima de ataque de pit-bulls em Saquarema (RJ).
Publicação
Publicação no DSF de 10/04/2024 - Página 69
Assuntos
Outros > Atividade Política
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • APOIO, SENADOR, SERGIO MORO, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA, GESTÃO, RECURSOS FINANCEIROS, CAMPANHA ELEITORAL.
  • SOLIDARIEDADE, MULHER, ESCRITOR, LITERATURA INFANTIL, VITIMA, ATAQUE, CÃO, SAQUAREMA (RJ).

    O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR. Pela ordem.) – Sr. Presidente, eu quero também me associar ao pronunciamento feito, saudar o Senador Sergio Moro, do Estado Paraná. Eu penso que realmente o quadro foi bem analisado, e se chegou à conclusão da condução correta dos recursos empregados pelo Senador durante a campanha. E, de fato, isso é um sinal de respeito com a população do Paraná, que votou no Senador Sergio Moro, que está representando o Estado Paraná aqui junto com os colegas.

    Mas, Sr. Presidente, eu quero expressar, inclusive na condição de Presidente da Comissão de Educação e Cultura, a consternação diante do terrível ataque que a escritora Roseana Murray sofreu na última sexta-feira em Saquarema, no Rio de Janeiro.

    A Roseana foi brutalmente atacada por pit-bulls enquanto realizava sua caminhada diária, resultando na perda do braço e da orelha direita, além de em outras graves lesões que exigiram cirurgias delicadas.

    É lamentável que a chamada Lei da Focinheira, que já existe no Estado do Rio de Janeiro e estabelece normas específicas para cães considerados perigosos, seja sistematicamente desrespeitada. O caso de Roseana Murray é uma triste demonstração das consequências desastrosas desse descumprimento. Inclusive, uma amiga da Roseana relatou que os animais responsáveis pelo ataque à escritora já haviam mordido outras pessoas na mesma rua. A falta de fiscalização adequada e a ausência de penalidades efetivas para os proprietários de cães que negligenciam a lei resultam em tragédias como essa, que poderiam ser evitadas.

    Neste momento de dor e choque, expressamos – e tenho a certeza de que tenho também a concordância dos demais membros da Comissão de Educação e Cultura – a nossa mais profunda solidariedade a Roseana Murray e sua família. De acordo com o último boletim médico divulgado nesta segunda-feira, no dia de ontem, seu quadro de saúde é estável.

    Só para lembrar: a Roseana Murray é autora de livros de poesia e contos para crianças, jovens e adultos. Roseana é uma pessoa que contribui significativamente para a educação e a cultura em nosso país. Sua dedicação em receber professores e estudantes em sua casa, conduzir oficinas de literatura e compartilhar seu conhecimento de forma proativa é verdadeiramente admirável. Não é à toa que, ao longo de sua carreira, ela foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte e, por quatro vezes, recebeu prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e da Academia Brasileira de Letras para livro infantil. Sua paixão pela literatura...

(Soa a campainha.)

    O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR) – ... e seu compromisso em capacitar professores e inspirar jovens escritores são exemplos inspiradores para todos nós.

    Nós nos unimos à sua família e amigos em oração e esperamos, sinceramente, que Roseana tenha uma pronta recuperação.

    Obrigado, Sr. Presidente, pela tolerância.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/04/2024 - Página 69