Discurso durante a 44ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Contentamento com a participação de S. Exa., representando o Senado Federal, na solenidade de lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho 2024 (Canpat), promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Autor
Veneziano Vital do Rêgo (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal, Governo Federal, Saúde e Segurança do Trabalho:
  • Contentamento com a participação de S. Exa., representando o Senado Federal, na solenidade de lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho 2024 (Canpat), promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Publicação
Publicação no DSF de 19/04/2024 - Página 14
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Política Social > Trabalho e Emprego > Saúde e Segurança do Trabalho
Indexação
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, REPRESENTAÇÃO, SENADO, SOLENIDADE, LANÇAMENTO, CAMPANHA NACIONAL, PREVENÇÃO, ACIDENTE DO TRABALHO, ANO, ATUALIDADE, REALIZAÇÃO, MINISTERIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE).

    O SR. VENEZIANO VITAL DO RÊGO (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB. Para discursar.) – Presidente, me perdoe, eu não estava inscrito, mas, até para que as nossas crianças possam começar a se familiarizar com o processo da Casa Legislativa, seria oportuno.

    Sejam todos e todas muito bem-vindos, como já o fez o Presidente Rodrigo Pacheco, para que essa familiarização se dê desde cedo à importância dos trabalhos das atividades legislativas.

    Pois bem, Presidente, muito brevemente, é apenas para dizer que pude, com o seu consentimento, representar o Senado Federal hoje pela manhã em solenidade promovida pelo Ministério do Trabalho, estando à frente S.Exa. o Ministro Luiz Marinho, que abriu, no mês de abril – que é exatamente e especificamente escolhido para tratar sobre a matéria –, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. E nós fomos.

    Tive eu a oportunidade de receber informações que muitas das vezes passam despercebidas por nós. E eu, sem nenhum constrangimento, disse claramente e ali pedi as mesmas informações e esses dados, que são de suma importância para que nós verifiquemos o quão necessário se faz que, reiteradamente, regularmente, tratemos do assunto acidentes de trabalho e de tudo aquilo que ocorre ou que pode ocorrer, como as incolumidades dos trabalhadores e também questões que são e que envolvem o emocional deles.

    Eu fiquei assim estarrecido, porque o Brasil tem, em relação a esses fatos, bilhões, bilhões de reais que terminam por ser direcionados em face desses cometimentos, ou seja, um acidente de trabalho verificado, seja ele em grau maior, seja ele em consequências menores ou medianas, termina por gerar prejuízos aos que sofrem diretamente com o acidente, com o infausto, com o episódio, mas que também terminam por ter os seus reflexos nos números: no orçamento da Previdência, no orçamento do Ministério da Saúde. Por essa razão, esteve lá representante da Ministra Nísia Trindade, para falar das suas preocupações, para falar de todo o universo que envolve o acidente de trabalho.

    Em face dessas considerações e dessas constatações, pude, em nome do Senado Federal, com a liberdade que V. Exa. nos permite de representá-lo, na condição de Vice-Presidente, nos pôr à disposição, para que também esta Casa continue a ser esteio nessas discussões, para que continuemos a ser portas abertas nas discussões, nas Comissões específicas e temáticas, tratando dessa matéria.

    É fundamental que a tenhamos, com as devidas e exigidas preocupações, ou pelo menos as atenções que o assunto nos impõe.

    Então, Presidente, são essas as nossas breves considerações.

    Quero saudar a todos os que estiveram, neste momento, pela manhã: representantes dos empregadores estavam lá, representações de todas as confederações nacionais, representantes dos empregados também estiveram presentes, a valorizar o momento promovido pelo Ministério do Trabalho, nesta nova edição de campanha contra o acidente de trabalho. Enfim, todas as representações dos trabalhadores.

    Fiquei feliz pela oportunidade, ao mesmo tempo, com a responsabilidade de poder trazer o tema e, mais robustamente, as informações que, muitas das vezes, passam sem que nós tenhamos a profundidade do seu conhecimento.

    Obrigado, Sr. Presidente Rodrigo Pacheco.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/04/2024 - Página 14