Pela ordem durante a 56ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade ao povo do Estado do Rio Grande do Sul. Relato das enchentes na Bahia em 2013, 2014, 2021 e 2022. Defesa de soluções estruturais e definitivas para as enchentes do Rio Grande do Sul. Elogio à iniciativa do Presidente Lula de visitar as áreas afetadas. Apelo à união nacional para ajudar o Estado, ressaltando o sentimento de fraternidade entre os estados brasileiros.

Autor
Otto Alencar (PSD - Partido Social Democrático/BA)
Nome completo: Otto Roberto Mendonça de Alencar
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Calamidade Pública e Emergência Social, Governo Federal, Infraestrutura:
  • Solidariedade ao povo do Estado do Rio Grande do Sul. Relato das enchentes na Bahia em 2013, 2014, 2021 e 2022. Defesa de soluções estruturais e definitivas para as enchentes do Rio Grande do Sul. Elogio à iniciativa do Presidente Lula de visitar as áreas afetadas. Apelo à união nacional para ajudar o Estado, ressaltando o sentimento de fraternidade entre os estados brasileiros.
Publicação
Publicação no DSF de 08/05/2024 - Página 44
Assuntos
Política Social > Proteção Social > Calamidade Pública e Emergência Social
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Infraestrutura
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, POPULAÇÃO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), CALAMIDADE PUBLICA, RECONHECIMENTO, CARREIRA, SENADOR, PAULO PAIM, COMENTARIO, INUNDAÇÃO, ESTADO DA BAHIA (BA), DEFESA, SOLUÇÃO, INFRAESTRUTURA, IMPORTANCIA, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, SOLICITAÇÃO, UNIÃO, ESTADOS, MUNICIPIOS.

    O SR. OTTO ALENCAR (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - BA. Pela ordem.) – Sr. Presidente, em nome do PSD, eu quero prestar a minha solidariedade ao povo gaúcho e aos Parlamentares que representam o Estado do Rio Grande do Sul no Senado Federal, Senador Luis Carlos Heinze, Senador Ireneu Orth, sobretudo ao Senador Paulo Paim...

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – O Senador Hamilton Mourão também.

    O SR. OTTO ALENCAR (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - BA) – E o Senador Hamilton Mourão.

    O Senador Paulo Paim, Sr. Presidente, comoveu a todos nós com suas lágrimas, quando ele, emocionado, mostrou o seu sentimento de amor pelo povo gaúcho, na dramática e problemática situação que vive hoje o Rio Grande do Sul, com suas cidades destruídas.

    Paulo Paim, Sr. Presidente, tem uma passagem no Senado Federal e na Câmara dos Deputados que só ele, no Brasil, tem. Paulo Paim é o único Parlamentar que se elegeu Deputado Federal em 1986, se reelegeu em 1990, em 1994, em 1998, Deputado Federal, em 2002, Senador, depois foi reeleito e é Senador até hoje. Ninguém constrói uma história de vida no Congresso Nacional sem ter as virtudes que tem o Senador Paulo Paim. É um exemplo para todos nós. A minha admiração por ele, pela convivência que tenho tido com o Senador Paulo Paim, me faz fazer essa declaração de que ele chorou pelo povo gaúcho como um todo e comoveu o Brasil. No meu caso, chocou-me profundamente, porque sei que suas lágrimas são lágrimas verdadeiras, quase lágrimas de sangue, porque ele não teve condição de dar atendimento, salvar o seu povo, numa dramática situação como essa.

    Eu conheço bem isso porque o meu estado teve duas situações parecidas, Sr. Presidente, em 2013 e 2014, e em 2021 e 2022, e nós tivemos até na Bahia que mudar uma cidade da beira de um rio. E eu tenho a impressão de que o levantamento que vai ser feito agora, no Rio Grande do Sul, é exatamente para dar uma solução definitiva. Nesse caso único, na Bahia, nós demos uma solução definitiva, mudando 1,8 mil casas da beira do rio, porque o primeiro desastre levou, em 2013, três vidas e, em 2021 e 2022, 17 vidas, e, se continuar à margem do rio, certamente esses episódios se repetirão. Aliás, me falou isso o Senador Hamilton Mourão, hoje pela manhã, na Comissão de Constituição e Justiça. Então, se vai se resolver o problema do Rio Grande do Sul nas cidades ribeirinhas, que se resolva definitivamente, porque o paliativo não vai resolver absolutamente nada.

    Primeiro, pela destruição do meio ambiente. A destruição do meio ambiente é um fato no Brasil e no mundo. Exatamente por isso e pela destruição das matas ciliares e margens, vem o assoreamento e vem também o solo, que fica impermeável. Não haverá chuva...

(Soa a campainha.)

    O SR. OTTO ALENCAR (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - BA) – ... que penetre no solo impermeável. Não haverá chuva que penetre no asfalto. Então, toda a chuva derramada é levada à calha de rio e ela, com assoreamento, com diminuição do seu calado principal, termina por se espalhar e afundar a cidade e destruir casas.

    Portanto, eu acho que um projeto dessa natureza, que teve a iniciativa correta do Presidente de Lula, de ir visitar com V. Exa. e com o Presidente da Câmara, é se fazer um levantamento estrutural de se resolverem definitivamente esses episódios recorrentes que acontecem também no estado de V. Exa., nos rios que são afluentes do nosso Velho Chico, nas áreas de baixa, nas barras de descidas e rampas, que acontecem permanentemente.

    O meu estado foi vítima. Nós não tivemos na época o socorro do Governo Federal...

(Soa a campainha.)

    O SR. OTTO ALENCAR (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - BA) – ... mas nós tivemos à frente do Governo da Bahia o Governador Rui Costa. E todos nós unidos demos soluções definitivas a uma ou duas cidades com a mudança dessas cidades do leito do rio.

    Portanto, neste momento, Senador Paulo Paim, me permita dizer que V. Exa., com sua emoção, encarnou as tradições culturais, políticas e bravas do povo gaúcho. Portanto, vamos todos unidos ajudar o Rio Grande do Sul. O Rio Grande do Sul é tão Minas como é Bahia, como é Sergipe, como é Alagoas, como é o Brasil, na presença desse grande, virtuoso, correto, honesto e direito homem público, Paulo Paim.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/05/2024 - Página 44