Discurso durante a 63ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação pelo encontro com o Embaixador do Japão no Brasil, Sr. Hayashi Teiji, ressaltando o auxílio oferecido pelos japoneses para combate à tragédia climática no Estado do Rio Grande do Sul. Anúncio de visita da Comissão Temporária Externa do Rio Grande do Sul à região na próxima quinta-feira, dia 23, para acompanhar os desdobramentos da crise.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Assuntos Internacionais, Calamidade Pública e Emergência Social:
  • Satisfação pelo encontro com o Embaixador do Japão no Brasil, Sr. Hayashi Teiji, ressaltando o auxílio oferecido pelos japoneses para combate à tragédia climática no Estado do Rio Grande do Sul. Anúncio de visita da Comissão Temporária Externa do Rio Grande do Sul à região na próxima quinta-feira, dia 23, para acompanhar os desdobramentos da crise.
Publicação
Publicação no DSF de 22/05/2024 - Página 10
Assuntos
Outros > Assuntos Internacionais
Política Social > Proteção Social > Calamidade Pública e Emergência Social
Indexação
  • ELOGIO, ENCONTRO, ORADOR, EMBAIXADOR, JAPÃO, LOCAL, BRASIL, REGISTRO, OFERTA, PAIS ESTRANGEIRO, AUXILIO, CALAMIDADE PUBLICA, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), ANUNCIO, Comissão Temporária Externa para acompanhar as atividades relativas ao enfrentamento da calamidade que atingiu o Rio Grande do Sul (CTERS), VISITA, REGIÃO SUL, OBJETIVO, ACOMPANHAMENTO, SITUAÇÃO, CRISE.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS. Para discursar.) – Presidente Chico Rodrigues, Senador Kajuru, Senador Girão, meus amigos e minhas amigas.

    Nas últimas duas semanas, quase três, toda vez que eu subo à tribuna, todo dia, vou falar e vou continuar falando da triste situação do nosso Rio Grande do Sul.

    Senador Kajuru, hoje pela manhã eu tive a satisfação de receber, no meu gabinete, o Embaixador do Japão, Hayashi Teiji. Durante o encontro, ele expressou total solidariedade ao povo gaúcho, devido à situação da tragédia climática que assolou o Rio Grande do Sul e já está pegando agora Santa Catarina e Paraná.

    É digno também de destaque que, recentemente, o Primeiro-Ministro japonês, Fumio Kishida, manifestou, numa visita que fez ao presidente Lula, total solidariedade ao Rio Grande do Sul.

    O Embaixador informou ainda que seu país – esse é um dado importante – está planejando oferecer assistência técnica e financeira ao Estado do Rio Grande do Sul.

    Ele está acompanhando tudo. Muito bem informado, já esteve lá no Rio Grande do Sul, já esteve com o Governador, esteve com o Presidente, esteve com ministros, e ele disse a mim – no caso ali, como Presidente da Comissão, para que eu informasse à própria Comissão – que eles estão trabalhando para assistência técnica, para enfrentar situações como essa, mas também para ajuda financeira.

    Também mencionou que eles estão encaminhando remessas, toneladas de água, roupas, colchões ao estado.

    Esta semana ele vai receber quase uma centena de purificadores de água para mandar para o Rio Grande do Sul. Até nos convidou – se pudesse, se a Comissão pudesse – a passar no espaço que eles têm, onde estarão chegando os purificadores. E depois, claro, vão ser encaminhados para a base aérea.

    Durante a conversa, o Embaixador também ressaltou a importância de compartilhar experiências e práticas de planejamento para lidar com catástrofes como essa e desastres chamados naturais, bem como a experiência na ação de legislação – eles têm inúmeras legislações lá, porque enfrentaram situações semelhantes a essa.

    Por fim, por minha solicitação à Embaixada, eu solicitei a ele que encaminhasse um representante para participar do ciclo de debates – que nós já aprovamos, V. Exa. estava lá – sobre experiências internacionais em crises climáticas, organizado pela Comissão Externa do Senado que está acompanhando essa tragédia.

    Destacamos também a forte ligação entre o Rio Grande do Sul e o Japão, evidenciada pela significativa comunidade de descendentes de japoneses no nosso estado. Uma referência lá no estado é Ivoti. Porto Alegre ainda abriga um consulado japonês.

    Outro ponto abordado foi a relevância da Frente Parlamentar Brasil-Japão para as relações entre os dois países.

    Aqui, de público, da tribuna do Senado da República, agradecemos a solidariedade internacional não só do Japão, mas de dezenas de países. E não tem como não lembrar o próprio Uruguai, a própria Argentina, os Estados Unidos, o Canadá e Portugal e tantos outros.

    Vários Senadores... E aqui está no meu pronunciamento o Kajuru – não é porque V. Exa. está no Plenário. Vários Senadores – entre eles, o Senador Kajuru, a Professora Dorinha... – estão sendo contatados por outros países e se reportam a mim para ajudar no encaminhamento das informações, que estão chegando já – não é, Kajuru? –, de diversos países.

    Portugal e Estados Unidos foram duas áreas sobre as quais, de imediato, fizeram contato conosco, e foi bem encaminhado. Enfim, com o objetivo de dar os encaminhamentos para mandar insumos de inúmeros estados.

    Hoje de manhã, a Senadora Leila do Vôlei, a Leila Barros, falou-me de Taiwan. O Embaixador de Taiwan queria conversar conosco para ver o que é que nós podemos... Eles só querem facilitar a entrada de produtos de Taiwan aqui no Brasil. Eu não vejo problema nenhum. De Taiwan, da China, de onde for será bem-vindo.

    Quero ainda destacar que a Força Aérea Brasileira e a sua assessoria parlamentar, relacionamento institucional da Aeronáutica, foi ao meu gabinete, hoje pela manhã, expressar solidariedade ao povo gaúcho. Eu disse que nós todos temos elogiado não só a Força Aérea, mas a Marinha, o Exército, a Polícia Militar, a Polícia Civil, os Bombeiros, enfim, e os heróis anônimos que são os voluntários também.

    Eles fizeram um convite para que toda a Comissão esteja numa visita, amanhã, às 14h30min, lá na Base aérea de Brasília – seria às 14h. A campanha que eles vão mostrar e tudo o que estão fazendo é Todos Unidos pelo Sul, ação solidária da Força Aérea Brasileira que mobiliza, segundo eles, diversas instituições da sociedade civil na ajuda humanitária às vítimas do Rio Grande. E, segundo os que estiveram no gabinete hoje de manhã, fazem questão de que a gente conheça também as possibilidades, maiores ainda, de cooperação da FAB para a mitigação e a prevenção de consequências de enchentes como essa.

    Termino, Sr. Presidente, só dizendo que, na próxima quinta-feira – o Senador Kajuru, que está aqui, estará junto –, dia 23, às 7h30, a Comissão Externa do Senado, criada pelo Presidente Rodrigo Pacheco para acompanhar essa tragédia climática, vai ao Rio Grande do Sul. Vão os oito Senadores da Comissão.

    Lá teremos reunião com o Governador Eduardo Leite, com o Prefeito de Canoas, Jairo Jorge, com o Prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, e também com representantes das entidades de Prefeitos e Prefeitas do Estado do Rio Grande do Sul. Também visitaremos alguns abrigos, para termos contato diretamente, sentir, ouvir, e hospitais de campanha.

    A Comissão pretende, já na próxima semana, depois dessa visita, encaminhar... Isso porque nós recebemos lá, acho, uns 20, 30 projetos que tratam do tema. O Relator, junto naturalmente com os Senadores, vai escolher um, dois projetos por Senador, e vamos remeter, então, na semana que vem, às mãos do Presidente Rodrigo Pacheco.

    Repito aqui alguns números, para terminar: óbitos, 157; desaparecidos, 85... Olha, desaparecido há duas semanas, é muito difícil, infelizmente. E, infelizmente, os dados apontam que vamos passar de 200 mortos.

    Municípios afetados, 464...

(Soa a campainha.)

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – ... municípios em situação de emergência, 320; pessoas afetadas, 2,3 milhões; e os desalojados já são em torno de 700 mil pessoas.

    Essa é a realidade da situação do Rio Grande, que nós sabemos que, com o apoio que está recebendo em nível internacional, o apoio da União, o trabalho, via Presidente Lula, naturalmente, o trabalho do Governador Eduardo Leite, de todos os Prefeitos do Rio Grande do Sul e do Congresso Nacional...

    O Congresso Nacional não faltará, como nunca faltou, ao Rio Grande, e, com certeza, todas as propostas que vierem na linha de ajudar o Rio Grande do Sul... Como foi o caso da dívida, que são R$23 bilhões, de imediato, que deixarão de ser pagos, e o dinheiro vai ficando lá e vai sendo aplicado para a recuperação.

(Soa a campainha.)

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – O Congresso não faltará ao Rio Grande e o Rio Grande agradece a solidariedade nacional e internacional.

    Era isso, Presidente Chico Rodrigues. Obrigado por esta oportunidade, porque ontem não pudemos falar, mas hoje teríamos que falar desse tema e daquilo que a Comissão vem fazendo, e tem que fazer muito mais. É como eu sempre digo: em situações como essa, para todos nós – União, estados, municípios o próprio Congresso e o próprio Judiciário –, a frase que vale é esta: "Fizemos muito, mas há muito, muito por fazer ainda".

    É isso, Presidente.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/05/2024 - Página 10