Discurso proferido da Presidência durante a 67ª Sessão de Debates Temáticos, no Senado Federal

Encerramento de sessão de debates temáticos destinada a debater “A Tragédia no Estado do Rio Grande do Sul”.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso proferido da Presidência
Resumo por assunto
Calamidade Pública e Emergência Social:
  • Encerramento de sessão de debates temáticos destinada a debater “A Tragédia no Estado do Rio Grande do Sul”.
Publicação
Publicação no DSF de 28/05/2024 - Página 65
Assunto
Política Social > Proteção Social > Calamidade Pública e Emergência Social
Matérias referenciadas
Indexação
  • ENCERRAMENTO, SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, DEBATE, CALAMIDADE PUBLICA, INUNDAÇÃO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).
  • AGRADECIMENTO, REPRESENTANTE, GOVERNADOR, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), EDUARDO LEITE, SOLICITAÇÃO, AUSENCIA, PROPAGAÇÃO, NOTICIA FALSA, HOMENAGEM, VOLUNTARIO, RESGATE, ASSISTENCIA, SALVAMENTO, PESSOAS, ANIMAL, REGISTRO, AUXILIO, AMBITO INTERNACIONAL, DEFESA, COMPROMISSO, MEIO AMBIENTE.

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS. Para discursar - Presidente.) – Leila, primeiro, quero agradecer a sua gentileza.

    Eu havia combinado com você: eu fiz abertura em nome da Comissão que presido, que é essa Comissão Externa em relação à crise do Rio Grande do Sul, e você faria a fala de encerramento.

    Eu só posso, neste momento, agradecer a todos. Foram cerca de 20 painelistas, 8 representantes do Governo: 7 à distância e o Ministro Jader, pessoalmente.

    Quero agradecer ao representante do Governador Eduardo Leite, porque o Governador se comprometeu comigo que entraria de forma virtual, a não ser que não desse, e não deu. Ele fez contato – eu falei com você –, "estou pronto para a missão", e fez um belo pronunciamento.

    Quero agradecer àqueles que nos acompanharam à distância, e pode crer que são milhares que nos acompanharam. Eu sempre digo, para aqueles que não entendem ainda, que a TV Senado tem um potencial enorme. Ela abraça todo o Brasil. Nesta questão específica do Rio Grande do Sul, essa equipe de profissionais de imprensa tem se dedicado dia e noite, dia e noite, a divulgar o trabalho do Congresso Nacional, o trabalho do Governador do estado, dos Prefeitos, do Presidente da República, dos seus Ministros.

    Neste momento, eu quero só dizer isto. Permita-me, meu Relator, Senador Mourão, que eu diga: é um momento de solidariedade, de fraternidade, de gratidão. Eu pediria, assim, pelo amor de Deus, àqueles que trabalham com fake news: deem uma trégua! Nosso povo está morrendo lá, e vocês continuam com fake news – tipo absurdos como este, de que não viram um discurso dos membros da Comissão. E essa Comissão está todo dia trabalhando, reunindo, conversando, dialogando. Foram eles que organizaram este momento, foi essa Comissão com a orientação do Presidente Rodrigo Pacheco.

    E aqui eu rendo as minhas homenagens a todos os servidores, funcionários, mas quero também olhar lá na ponta, fazer aqui um gesto pequeno, mas de nossa parte, grande, de todos nós, aos voluntários, àqueles que, como eu digo, ou de jatinho – quando eu digo jatinho, é lancha – ou de lancha ou de jet ski – gente que podia estar em casa, muito bem acomodada – estavam lá salvando gente. Quero falar do pescador, que com o seu reminho, com a sua barquinha, estava lá salvando gente, salvando os animais. Quero falar da ajuda internacional, quero falar da ajuda de todo o país: não teve um estado, e o DF, que não esteja mandando...

    Os aeroportos estão lotados de mantimentos, de remédios, de cobertores, porque no Sul, nesta época, está muito frio e, infelizmente, a chuva voltou. Nesta noite foi muita chuva, e me falaram, há pouco tempo, que a preocupação aumentou. Quero... Mesmo àqueles que não estão aqui, mas que com a distância fizeram a sua fala, deram a sua contribuição, eu só posso dizer o seguinte: o Brasil era um, ou foi um, antes do que aconteceu no Rio Grande do Sul; o Brasil há de ser outro daqui para frente. Nós vamos, efetivamente, trabalhar todos, todos unidos, porque não tem essa de querer acusar um ou outro. Pelo amor de Deus, parem com isso, em nome da vida! É o momento de nos somarmos, desde que assumamos o compromisso de defender o meio ambiente. Meio ambiente é vida! A nossa gente sofre tanto, porque não houve a devida defesa e o cuidado com o meio ambiente.

    Era só isso. Digo a todos muito obrigado, gratidão e solidariedade.

    Como é bom ver essa declaração de amor do Brasil ao nosso povo gaúcho! O povo gaúcho ama também o Brasil.

    Um abraço a todos. Que Deus nos ilumine. (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS. Fala da Presidência.) – Cumprida a finalidade desta sessão especial do Senado Federal, agradeço às personalidades que nos honraram com a sua participação.

    Convido todos os debatedores e os Senadores a virem, aqui, à frente da mesa, para fazermos uma foto coletiva. Que esta foto represente todos aqueles que defendem o meio ambiente, defendem a vida e, neste momento, estão solidários com todo o povo gaúcho, com todo o povo brasileiro. Kajuru, por favor.

    Encerrada a sessão. (Palmas.)

(Levanta-se a sessão às 14 horas e 48 minutos.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/05/2024 - Página 65