Discurso durante a Sessão Solene, no Congresso Nacional

Em fase de revisão e indexação
Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso

    O SR. EDUARDO GIRÃO (NOVO - CE. Para discursar. Sem revisão do orador.) – Paz e bem, Presidente, meu querido amigo Senador Veneziano Vital do Rêgo, Sr. Primeiro-Vice-Presidente; Sra. Embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley; representando o Ministro de Estado das Relações Exteriores, Sr. Embaixador Bruno Bath; Sra. Ministra de Estado da Cultura, Margareth Menezes; Sr. Deputado Federal e Presidente da Frente Parlamentar Brasil-Estados Unidos na Câmara dos Deputados, que acabou de falar, meu xará, Eduardo da Fonte. Quero saudar todos os presentes aqui.

    Eu acho que é um momento histórico. Nos 200 anos do Senado Federal, Bicentenário desta Casa revisora da República, uma instituição importantíssima para a nação brasileira, nós estamos celebrando aqui os 200 anos da relação diplomática Brasil-Estados Unidos.

    Eu quero fazer uma saudação especial aos Estados Unidos, porque eu tenho muita gratidão também por esse país. Tenho três filhos que nasceram nos Estados Unidos – dos meus cinco, três nasceram lá.

    Tive a oportunidade de viver na Flórida num momento muito emblemático dos Estados Unidos, que foi o ataque que houve em Parkland, numa escola, onde um aluno, no dia dos namorados, no Valentine's Day, entrou, fez ali disparos e cerca de 17 pessoas faleceram. A minha filha viu tudo, foi um livramento. Eu vi aquela nação, Presidente, se levantar em solidariedade e achei muito bonito o que aconteceu lá nos Estados Unidos, a reação rápida das instituições no aspecto de conter, de cobrir tudo o que aconteceu, de investigar, de prender. Existe o país que tem leis e em que as leis são cumpridas, em que a Suprema Corte respeita as leis e é uma nação que serve de espelho para o Brasil.

    Então, é somente isso.

    Quero registrar e dizer que o Senado Federal – sou do Estado do Ceará –, o meu Estado e o Senado Federal estão sempre de portas abertas para os Estados Unidos da América.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 30/05/2024 - Página 29