Discurso durante a 85ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Em fase de revisão e indexação
Autor
André Amaral (UNIÃO - União Brasil/PB)
Nome completo: Andre Augusto Castro do Amaral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Aparteantes
Eduardo Girão, Mecias de Jesus, Nelsinho Trad, Veneziano Vital do Rêgo.

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB. Para discursar.) – Sr. Presidente, Senador Rodrigo Pacheco, Srs. Senadores, meu Líder Efraim Morais Filho, Senador que orgulha o Brasil, meu querido irmão, Senador Veneziano Vital do Rêgo, Srs. Senadores, amigos que se fazem presentes, que aqui vieram, nesta manhã, prestigiar essa posse a mim, de coração, meu agradecimento.

    Presidente Rodrigo Pacheco, quis Deus que, nesta manhã, o senhor pudesse presidir esta Casa, e há pouco tempo, quando André Amaral Filho era Deputado Federal, o senhor o presidiu na Comissão de Constituição e Justiça.

    Senador Veneziano Vital do Rêgo, meu conterrâneo e amigo, é um orgulho tomar posse nesta memorável sessão, na qual o nobre Senador compõe a Mesa.

    Hoje celebramos a essência da democracia, reconhecendo a vitória que nos impulsiona para desafios futuros. Minha posse é a manifestação da vontade popular, expressa nas urnas através do Senador Efraim Filho, com quem tive a honra de compor chapa, juntamente com o jovem suplente Erik Marinho.

    Este é um dia de realização para todos que dedicam suas vidas ao munus público. O poder que exercemos é delegado pelo povo, e nossa missão é buscar o bem comum.

    Desde cedo, a determinação guiou meus passos. Ainda aos oito anos de idade, Presidente, iniciei meu primeiro empreendimento, vendendo mangas na feira, mesmo contra a vontade de meus saudosos pais. O impossível nunca habitou meu coração, Senadora Damares. Desde então, nunca parei de empreender, enfrentando altos e baixos com resiliência e coragem.

    Querido Senador Mecias de Jesus, chegar ao Senado é um marco, mas não me faz esquecer das lutas e ensinamentos do meu saudoso pai, um industrial que sempre acreditou na Paraíba, gerando centenas de empregos. Minha trajetória na política começou ao lado da Primeira-Dama do Estado Glauce Burity, coordenando projetos sociais como a implantação de padarias comunitárias e o projeto do menor carente.

    Minha jornada me levou a outros estados, Presidente, onde exerci cargos como juiz nos TRT no Maranhão e na Paraíba. Lá em Roraima, terra do meu querido Mecias de Jesus, de Romero Jucá e de Chico Rodrigues, fui Diretor da Boa Vista Energia, subsidiária da Eletronorte, e Secretário de Estado em várias pastas, Senadora.

    O espírito empreendedor se refletiu em minha vida através de investimentos nas áreas de tecnologia, pecuária, mineração, agricultura, agroindústria, indústria de cosméticos, logística, construção civil. Tenho orgulho de que uma de nossas empresas tenha adquirido o majestoso Hotel Tambaú, nacionalmente conhecido, um ícone do turismo nacional e orgulho de todo o povo paraibano.

    Agradeço a Deus pelos meus saudosos pais que me presenteou – Bartolomeu e Estela Amaral – e pelos meus irmãos – Luis (Lula), Maria Ester (Esterzinha), Bartolomeu (Bartô), Gustavo (Guga) e o caçula, médico, Rodrigo (carinhosamente, Bel).

    Agradeço especialmente à minha esposa, Raphaele Suellen Amaral, que aí está presente; aos meus filhos, Maria de Lourdes (Malu) e André Amaral Filho, ex-Deputado Federal, que foi um dos mais jovens e eficientes Deputado Federal, ao lado do Senador Efraim Filho; juntamente com a minha nora, Mayara, minha nora querida.

    Não posso me esquecer de Josa, essa companheira de 30 anos de caminhada ao nosso lado, que criou meus filhos e hoje me ajuda a criar os meus dois netos, Nicolas e Maria Gerlane – Maricota –, aos quais igualmente agradeço, e à Josa. Agradeço também a Adauto Tavares, meu fiel escudeiro, e a todos os colaboradores de nossas empresas o meu muito obrigado. Obrigado aos advogados: Rinaldo Mouzalas, que se faz presente; Valberto Azevedo, que se faz presente; Caco Alcântara; e Rogério Varela, Ministro Rogério Varela. E aos muitos amigos que estiveram ao nosso lado durante essa jornada, Presidente, o meu muito obrigado.

    Como pessoense, envio um abraço especial à minha terra natal, a terceira cidade mais antiga do Brasil e a que mais cresce no Nordeste brasileiro, Senadora. Orgulho de ser pessoense e ter minha história forjada nas ruas dessa cidade! A Bayeux, cidade-irmã de nossa capital, onde exerço política diuturnamente, ao lado da minha esposa, Raphaele Amaral, meu abraço à terra dos manguezais. A Campina Grande, neste momento junino, mais do que nunca, o maior centro de irradiação da Terra, com o maior São João do mundo, minhas saudações, Senador Vené. A Lagoa Grande, terra de Jackson do Pandeiro – convido a todos para conhecer –, o rei do ritmo, o imortal Jackson do Pandeiro, onde resido e é sede de alguns dos nossos empreendimentos, meu beijo e a certeza de que agora tem protagonismo político nacional. Um abraço especial ao meu líder político e Prefeito Antônio Sobrinho.

    É com imenso orgulho que venho compartilhar os vastos potenciais econômicos de nossa querida Paraíba, um estado que se destaca pela resiliência e capacidade de crescimento em diversas áreas. Inicio, Senadora, pelo setor de turismo, uma das joias da nossa economia. João Pessoa e Campina Grande se firmam como polo de turismo e de negócios, abrigando congressos, seminários, feiras e exposições. A construção de novos centros de convenção, como o Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa, não apenas fortalece nossa infraestrutura, mas também nos coloca em uma posição competitiva no cenário dos grandes eventos.

    Além do turismo de negócios, as praias paradisíacas da Grande João Pessoa, como Tambaú, Cabo Branco, Tambaba, Coqueirinho, Lucena, Senador Mecias, são verdadeiros refúgios para os amantes do sol e do mar. Nossa capital é uma das mais verdes do mundo, com litoral exuberante e um clima agradável durante todo o ano.

    Campina Grande, além do seu robusto turismo de negócios, é mundialmente famosa pelo São João, considerado o maior São João do mundo – não é isso, Senador Veneziano?

    O Parque Nacional do Pico do Jabre, o ponto mais alto do estado, que oferece trilhas e vistas de tirar o fôlego, também a Pedra da Boca de Araruna e a Pedra do Ingá são maravilhas naturais que atraem aventureiros e entusiastas da história, com suas formações impressionantes e inscrições rupestres que revelam mistérios ancestrais da nossa região.

    Não posso deixar de mencionar a cidade de São Bento, Senador Efraim, conhecida como a terra da rede, onde a produção artesanal de rede de dormir é um símbolo de qualidade e é exportada para todo o Brasil e para o mundo – você dorme bem em uma rede feita em São Bento.

    Cada uma dessas cidades, com suas particularidades e contribuições, reflete a riqueza e a diversidade da Paraíba, mostrando como nossa terra é cheia de história, cultura e potencial em todos os nossos 223 municípios.

    Festividades tradicionais como Carnaval, tradição em João Pessoa, e as celebrações do São João em várias cidades como Patos, Santa Luzia e Monteiro são oportunidades imperdíveis para vivenciar a riqueza cultural e folclórica da Paraíba.

    Na Praia de Jacaré, em Cabedelo, todos os dias, Presidente, o pôr do sol se torna ainda mais especial ao som do Bolero de Ravel. Enquanto o sol desce no horizonte sua luz dourada se reflete sobre as águas do Rio Paraíba, criando um cenário deslumbrante. A melodia toma conta daquelas tardes todos os dias. O Bolero de Ravel, tocado ao vivo, intensifica a experiência única vivida – vocês não podem deixar de conhecer –, uma perfeita harmonia, reforçando o orgulho em cada paraibano de ser paraibano.

    Na agricultura, a Paraíba brilha com a sua diversidade e resiliência. Nossa produção de cana-de-açúcar é a terceira maior do Nordeste, refletindo na tradição e na inovação do setor agrícola local.

    Além da cana-de-açúcar, destaca-se a plantação de algodão, caju e abacaxi – o mais doce do Brasil! –, culturas que sustentam a economia local e colocam a Paraíba em posição de destaque nacional.

    No Sertão, apesar dos desafios climáticos severos, a resiliência do nosso povo e a adoção de técnicas agrícolas adaptadas permitem que continuemos a produzir e prosperar. Projetos de irrigação e o uso e tecnologia avançada estão transformando o nosso Semiárido, tornando-o mais competitivo e sustentável.

    O segmento de energias renováveis como a fotovoltaica e a eólica, transformando o sol e o vento, que um dia foram vilões, em verdadeiros aliados na geração hoje de emprego e renda, a exemplo de Santa Luzia.

    A pecuária, através da caprinocultura e bovinocultura, é outro pilar da economia agrícola paraibana, que se destaca pela adaptação às condições do semiárido.

    Um destaque especial deve ser dado à produção de cachaça de alambique da Paraíba. Nossos engenhos produzem cachaça de altíssima qualidade, reconhecida nacional e internacionalmente.

    A cachaça paraibana, com sua rica tradição, é um símbolo inigualável de nossa identidade cultural, gerando emprego e promovendo o turismo rural.

    Nossa cultura é uma tapeçaria vibrante de tradições, música, danças e artes visuais, que ressoam em cada canto do estado. O legado de filhos lustres, como Ariano Suassuna e Augusto dos Anjos, enriquece nossa cultura e o nosso teatro, enquanto festividades locais continuam a encantar e unir nossa comunidade.

    A Paraíba avança em tecnologias e inovações, com centros de pesquisas e desenvolvimentos em João Pessoa e Campina Grande, promovendo startups e empresas tecnológicas. O Polo Tecnológico de Campina Grande e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) são exemplos de sucesso, transformando profissionais qualificados e impulsionando o setor. Iniciativa de Governo e parcerias público-privadas criam parques tecnológicos e incubadoras, transformando a vida das pessoas com tecnologia avançada em agricultura, saúde e educação.

    Para refletir sobre a importância das nossas ações, lembro das palavras do imortal Churchill, que dizia: "A democracia é o pior [...] dos regimes políticos, mas não há nenhum outro regime político que não seja melhor do que ela". O verdadeiro líder político é aquele que, independentemente das vitórias ou derrotas, cede à vontade da maioria e respeita as minorias. Dom Pedro II, que entregou mais poder ao povo através do parlamentarismo, afirmava que a política é o duro cumprimento do dever. Em cada político há um pouco dos grandes homens públicos do passado que nos inspiram e nos moldam.

    Na Paraíba tivemos exemplos memoráveis de homens públicos. Lembro-me do saudoso amigo, advogado, Ministro e Deputado Federal José Luiz Clerot, que nos ensinou a ter compromisso com as coisas, com as causas – compromisso com as causas. Menciono o Senador imortal Humberto Lucena, que, por duas vezes, Presidente, foi Presidente desta Casa, e o ex-Governador Wilson Braga, um gigante dos projetos hídricos. Não posso me esquecer do jurista e poeta amável Ronaldo Cunha Lima, que deixou um legado político significativo. Destaco também o Prof. Tarcísio de Miranda Burity, responsável pelo maior programa habitacional da história da Paraíba, e o Senador José Targino Maranhão, nosso mestre de obras.

    E registro um parágrafo especial ao nosso Presidente José Sarney, que liderou a redemocratização do Brasil; a Cássio Cunha Lima, ex-Governador e Senador – um beijo para quem for de beijo, um abraço para quem for de abraço –; e ao amigo, Senador Romero Jucá – foi ao seu lado que comecei a aprender a andar nesta Casa –, o meu muito obrigado.

    Hoje o destino nos aproxima, presenteando-me, nesta manhã, ao tomar posse como Senador, compondo a mesa o Senador Veneziano Vital do Rêgo, meu querido amigo Vené, que muito me orgulha. Quis o destino isso, meu amigo-irmão.

    Minhas saudações ao Ministro Vital do Rêgo, ao grande Ministro Vital do Rêgo, que tanto enriqueceu esta Casa com a sua presença, e à eterna Senadora Nilda Gondim, minhas saudações.

    Ao Presidente Michel Temer, o mais corajoso de todos os Presidentes do Brasil...

    Uma saudação especial ao nosso grande Senador máster Efraim Morais, referência para todos nós, ex-Presidente da Câmara de Deputados e pai do jovem iluminado, brilhante Senador Efraim Morais Filho, de que tenho a honra de ser suplente, que demonstra competência e capacidade de articulação.

    Efraim Filho, muito obrigado pelo gesto político de me permitir, na qualidade do seu suplente, ascender ao Senado!

    É um orgulho muito grande substituir V. Exa. no Senado da República!

    Fique tranquilo, Efraim: sua cadeira no Senado está muito bem guardada. Continuarei honrando os nossos princípios de trabalho, muito em defesa do nosso Estado, pois o foguete ainda há muito que voar, o foguete ainda há muito que subir.

    A Paraíba sabe o filho que tem, levando esperança ao nosso povo.

    Com determinação e união, construiremos um futuro próspero para todos.

    Aos meus filhos, sempre digo, todos os dias, e à minha esposa: este dia que Deus nos deu é um dia de alegria e felicidade!

    Viva a Paraíba!

    Viva o Brasil!

    Muito obrigado.

    Que Deus abençoe a todos. (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Eu agradeço ao Senador André Amaral.

    Desejo a V. Exa. muito boa sorte no exercício do seu mandato.

    Saúdo, de maneira muito especial também, o nosso Senador Efraim Filho, que, certamente, fará falta, mas será muito bem substituído pelo Senador André Amaral.

    Conte com esta Presidência para o bom exercício do seu mandato, em defesa do povo e do Estado da Paraíba.

    Com a palavra, Senador Nelsinho Trad.

    O Sr. Nelsinho Trad (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MS. Para apartear.) – Senador André Amaral, Paraíba está em festa com esta nova fase que a política vai experimentar, com a sua presença nesta Casa, substituindo o nosso amigo querido Senador Efraim Filho, na certeza de que o PSD, partido que estou aqui representando, lhe dá as boas-vindas.

    Ao seu lado, vamos debater temas importantes, essenciais para a vida do povo brasileiro.

    Seu discurso foi uma verdadeira aula de história, em que a gente rememorou várias personalidades que fizeram parte da política nacional, em especial da Paraíba.

    Sinto-me privilegiado e honrado por tê-lo como colega no Senado da República.

    Seja muito bem-vindo, em nome do PSD.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Senador Mecias de Jesus.

    O Sr. Mecias de Jesus (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - RR. Para apartear.) – Sr. Presidente, quero dizer da minha alegria e da minha satisfação de ver, neste momento, um amigo pessoal, um amigo querido.

    Eu não poderia deixar, amigo André, Senador André Amaral, de trazer, neste momento, o abraço do povo de Roraima, terra que o acolheu.

    V. Exa. serviu muito bem ao nosso Estado de Roraima enquanto esteve por lá.

    Sorte tem a Paraíba, que tem Senador do quilate do Senador Efraim ser também substituído por V. Exa., que, certamente, fará deste mandato um legado importante, também, logicamente, para continuar valorizando o mandato do nosso querido, nosso amado e competente Senador Efraim.

    Seja bem-vindo ao Senado Federal. Receba o meu abraço pessoal, o abraço do Jhonatan, o abraço da nossa família, você sabe que somos amigos, e, claro, o abraço do nosso Estado de Roraima.

    Boa sorte a todos.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Senador Eduardo Girão.

    O Sr. Eduardo Girão (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Para apartear.) – Obrigado, Presidente.

    Queria saudar o nosso novo colega aqui, Senador André Amaral. Quero saudar a sua esposa, o seu filho, e todo o Estado da Paraíba por este momento histórico.

    O senhor está vindo cumprir essa missão no lugar de um grande Senador da República, o Efraim Filho, que chegou aqui a esta Casa e deu grandes alegrias ao povo brasileiro. Uma delas, e eu falo isso por onde vou neste país, e falei na Paraíba recentemente, em defesa da vida e da família, que foi a PEC de autoria do nosso Presidente Rodrigo Pacheco, que levou uma grande satisfação a todo o povo brasileiro, que é a PEC antidrogas.

    Então, quero desejar sucesso a V. Exa. Conte conosco. O Partido Novo, de que eu faço parte, dá as boas-vindas a V. Exa. aqui.

    Passei uma parte da minha infância e adolescência no Hotel Tambaú. Tenho uma admiração e ótimas memórias de lá, assim como, também, não sei se o senhor é Botafogo, mas também é muito bem recebido pela torcida lá do nosso querido Belo, que eu, como Presidente do Fortaleza, pude comandar lá algumas partidas.

    Então, que Deus o abençoe.

    Muita luz e muita paz a todos vocês.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Registro a presença também da Sra. Rafaele Amaral.

    Seja muito bem-vinda ao Plenário do Senado Federal. É a esposa do Senador André Amaral.

    Com a palavra o nosso Primeiro-Vice-Presidente do Senado, Senador pela Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo.

    O Sr. Veneziano Vital do Rêgo (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB. Para apartear.) – Meu querido amigo e Presidente, Rodrigo Pacheco, minhas saudações a V. Exa. que, mais uma vez, nos preside. Efetivamente, para nós, integrantes da bancada paraibana, tê-lo nessa condução, é algo lisonjeiro.

    Quero saudar a presença do nosso Senador Efraim Filho que, evidentemente, se regimentalmente pudesse, haveria de fazer aquilo que é de gosto, saudar a chegada do seu companheiro, integrante da chapa que compôs nas últimas eleições senatoriais, ao tempo em que também abraço o Segundo-Suplente desse Senador, Erik Marinho.

    Mas, Senador Efraim, permita-me fazer aqui algumas menções à chegada, à ascensão à titularidade, de um grande amigo e de um grande paraibano, empresário e agente público, que torna, neste instante, a experimentar a vivência como agente político, André Amaral.

    Quando ele me informava sobre a data desta solenidade, fiz questão de aqui estar.

    Essa é uma obrigação paraibana, é uma obrigação de um companheiro que assim se fez, há alguns poucos anos, quando tive a honra de poder, traduzindo igualmente o gesto que o Senador Efraim Filho faz, nesta manhã, para com V. Exa. – fiz à época, enquanto Deputado Federal, abrindo a oportunidade a um jovem e promissor homem público, seu filho, André Amaral Filho, que foi colega meu, colega do Senador, enquanto Deputado Federal, Efraim, e do nosso Presidente, à época também integrante da Casa, respondendo, naqueles instantes, pela Presidência da CCJ.

    Eu quero saudar os seus familiares, a senhora sua esposa, os seus amigos, outros tantos que, não podendo aqui estar, evidentemente, acompanham com alegria e com felicidade a sua ascensão, justíssima ascensão. E, por mais que possa parecer, e o é, um período curto, Senador André, por sua indômita capacidade de trabalho – e eu faço questão de mencioná-la e de pontuá-la, porque o conheço, sei da sua disposição de trabalho, sei da sua disposição como empreendedor e também de um apaixonado pelo exercício da atividade política –, são quatro meses, sim, mas que se transformarão em muitos pela produção legislativa que tenho eu a segurança de saber que V. Exa. produzirá.

    Terá aqui um companheiro modesto a fazer parte dessa sua jornada, terá e conviverá com equipe de excelência de servidores, funcionários, consultores que o ajudarão, terá também notadamente a presença do gabinete do Senador Efraim Filho, que tem se mostrado, como se ouve, à frente de mandatos como Deputado Federal, igualmente, na sua chegada a este Parlamento, a esta augusta Casa. São as minhas mais sinceras congratulações.

    Ontem nós saudávamos a chegada do Senador Flavio Azevedo – eu não tive a oportunidade de cumprimentá-lo, mas o faço publicamente –, assumindo também por igual período o mandato como Senador do nosso amado vizinho Estado do Rio Grande do Norte, em gesto magnânimo, parceiro, comunheiro do Senador Rogerio Marinho, assim como o faz o Senador Efraim Filho. Quero saudá-lo e da mesma forma colocarmo-nos, assim como o fez o Senador Nelsinho Trad, assim também como registraram o Senador Mecias e o Senador Eduardo Girão, nós estamos à disposição para préstimos que possam ser desejados por V. Exa., Senador Flavio.

    Senador André Amaral, seja muito bem-vindo! Renovo aqui a confiança no seu trabalho e digo, em alto e bom som: a Paraíba se sente feliz por saber da sua presença, que haverá, comprometido, como publicamente já o disse, de manter a linha do exercício do mandato diferenciado que o Senador Efraim tem nos emprestado.

    Seja muito bem-vindo, querido amigo.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MG) – Obrigado, Senador Veneziano Vital do Rêgo.

    O Senador André Amaral gostaria de concluir?

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – Presidente, quero agradecer ao Senador Nelsinho pelas carinhosas palavras, ao Senador Eduardo Girão e ao Senador Mecias de Jesus, agradecer a presença do Senador Jucá, meu líder. E dizer a você, Senador Vené, sobre a riqueza do teu vocabulário, o teu falar: as escolas deveriam adotar, na aula de português, assistir a uma aula do professor, do nosso mestre Senador Veneziano. Vené, verdadeiramente você deu a oportunidade a um jovem idealista de ocupar, como Primeiro-Suplente, a vaga de Deputado Federal, e depois ficou, foi titularizado, mas foi você que teve o gesto. Só aos grandes cabem esse gesto. Muito obrigado – usando a tribuna agora como Senador da República – pelo gesto, como já agradeci ao Senador Efraim. Também quero agradecer a presença do meu querido amigo Tarcísio Bonfim, Promotor, Presidente da Conamp; agradecer a presença de todos pelo carinho, por estarem aqui. Eu não sou merecedor, é a misericórdia de Deus.

    Obrigado, Presidente, pela tolerância, por me deixar falar.

    Cadê o Senador Cássio, que também veio me abraçar? Muito obrigado também.

    Que Deus nos proteja! Grande é Deus, e a misericórdia dele é muito maior. Deus é pai, Deus é muito mais!

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/06/2024 - Página 9