Pela ordem durante a 77ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio da reeleição da Senadora Mara Gabrilli para o Comitê das Pessoas com Deficiência da ONU. Considerações sobre o trabalho da Senadora, o qual incluiu a dimensão e gênero nas atividades do comitê, bem como os impactos de conflitos armados e mudanças climáticas na segurança das pessoas com deficiência.

Autor
Zenaide Maia (PSD - Partido Social Democrático/RN)
Nome completo: Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Assuntos Internacionais, Pessoas com Deficiência:
  • Anúncio da reeleição da Senadora Mara Gabrilli para o Comitê das Pessoas com Deficiência da ONU. Considerações sobre o trabalho da Senadora, o qual incluiu a dimensão e gênero nas atividades do comitê, bem como os impactos de conflitos armados e mudanças climáticas na segurança das pessoas com deficiência.
Publicação
Publicação no DSF de 12/06/2024 - Página 117
Assuntos
Outros > Assuntos Internacionais
Política Social > Proteção Social > Pessoas com Deficiência
Indexação
  • ANUNCIO, REELEIÇÃO, SENADOR, MARA GABRILLI, COMITE, PESSOA COM DEFICIENCIA, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), REGISTRO, INCLUSÃO, GENERO, DISCUSSÃO, EFEITO, CONFLITO, ARMA, COMENTARIO, MUDANÇA CLIMATICA.

    A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - RN. Pela ordem.) – Sr. Presidente, eu pedi pela ordem.

    Nós temos uma notícia boa no meio de muitas coisas que a gente ouve aqui, da agressão à Maria da Penha, de violência contra as crianças marajoaras.

    Aqui eu quero dizer que nossa querida Senadora Mara Gabrilli foi reeleita para o Comitê das Pessoas com Deficiência da ONU, Senadora brasileira que integrou o grupo, de 2019 a 2022, e foi reeleita para um novo mandato de perita independente do Comitê das Convenções das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

    A Parlamentar está em Nova York para a 17ª Conferência dos Estados Partes da Convenção da Organização das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

    Em seu primeiro mandato, a Senadora integrou o grupo de trabalho sobre meninas e mulheres com deficiência, atuou para a inclusão da dimensão de gênero nos trabalhos do Comitê e na pauta transversal e estrutural nos órgãos colegiados da ONU. Além disso, Gabrilli defendeu o debate sobre situações de riscos em emergências humanitárias, levando o Comitê a discutir as consequências dos conflitos armados e das mudanças climáticas para a proteção e a segurança das pessoas com deficiência.

    Quero aqui parabenizar nossa colega e dizer que a Bancada Feminina e todos os Senadores sentem muito orgulho dessa brasileira, uma mulher que defende as pessoas com deficiência. E, Brasil, a gente tem quase 25% da população brasileira com algum tipo de deficiência.

(Soa a campainha.)

    A SRA. ZENAIDE MAIA (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - RN) – Parabéns, querida Mara.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/06/2024 - Página 117