Pela ordem durante a 99ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre carta aberta de Cachoeira do Sul (RS), assinada por cerca de 5 mil agricultores, que destacaram as dificuldades enfrentadas pela população rural devido à calamidade no Rio Grande do Sul.

Registro de moção de repúdio dos Vereadores de Passo Fundo (RS) contra o crescente número de casos de estupro de menores na cidade. Solicitação de atenção por parte das autoridades, especialmente da Senadora Damares, conhecida por sua atuação em defesa dos direitos das crianças.

Autor
Ireneu Orth (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ireneu Orth
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }, Calamidade Pública e Emergência Social:
  • Considerações sobre carta aberta de Cachoeira do Sul (RS), assinada por cerca de 5 mil agricultores, que destacaram as dificuldades enfrentadas pela população rural devido à calamidade no Rio Grande do Sul.
Crianças e Adolescentes:
  • Registro de moção de repúdio dos Vereadores de Passo Fundo (RS) contra o crescente número de casos de estupro de menores na cidade. Solicitação de atenção por parte das autoridades, especialmente da Senadora Damares, conhecida por sua atuação em defesa dos direitos das crianças.
Publicação
Publicação no DSF de 10/07/2024 - Página 47
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
Política Social > Proteção Social > Calamidade Pública e Emergência Social
Política Social > Proteção Social > Crianças e Adolescentes
Indexação
  • REGISTRO, CARTA ABERTA, CACHOEIRA DO SUL (RS), AUTORIA, AGRICULTOR, DIFICULDADE, POPULAÇÃO RURAL, CALAMIDADE PUBLICA, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).
  • REGISTRO, MOÇÃO DE CENSURA, VEREADOR, PASSO FUNDO (RS), AUMENTO, ESTUPRO, MENOR, SOLICITAÇÃO, ATENÇÃO, AUTORIDADE, ENFASE, SENADOR, DAMARES ALVES.

    O SR. IRENEU ORTH (Bloco Parlamentar Aliança/PP - RS. Pela ordem.) – Boa tarde, Presidente, demais Senadores.

    É apenas para deixar registrada aqui uma carta de Cachoeira do Sul do dia 4 de julho, onde eu estive presente e estavam em torno de 5 mil agricultores, que reclamaram da sua situação em função da calamidade do Rio Grande do Sul. Vários pleitos foram lá solicitados. Eu quero deixar isso registrado aqui no Plenário do Senado e entregar esse documento, porque é uma carta aberta à nação brasileira dos problemas do Rio Grande do Sul enfrentados e delatados pelos agricultores presentes em Cachoeira do Sul.

    Um outro assunto – este é mais grave um pouco – me foi trazido agora pela manhã pela Vereadora Janaina Leite Portella, de Passo Fundo. Foi assinada por praticamente todos os Vereadores daquela cidade uma moção de repúdio pelos graves problemas que têm acontecido em relação ao estupro de menores naquela cidade. Só no ano de 2023, 82 crianças foram estupradas. Agora, no ano de 2024, até o mês de maio, foram mais 16. Nós sabemos que é um assunto que é muito mais da responsabilidade do Governo do estado, mas, de toda forma, como se trata de seres humanos e Passo Fundo faz parte não só do Rio Grande como do Brasil, nós queremos deixar cópia também dessa moção para fazer parte dos documentos do Senado da República. Eu sei que a Senadora Damares – eu falei com ela antes – é uma pessoa que se preocupa muito com essas questões. Eu acho que é mais um assunto que acontece não só na região em que a senhora atua, mas, infelizmente, também no Rio Grande do Sul.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/07/2024 - Página 47