Pronunciamento de Eduardo Girão em 17/07/2024
Discurso durante a 105ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Congratulações ao Senador Veneziano Vital do Rêgo por seu aniversário e homenagem à sua mãe, Nilda Gondim, ex-Senadora.
Denúncia do aumento da criminalidade no Estado do Ceará e da suposta omissão das autoridades, com destaque para os casos de assassinatos de políticos locais. Críticas ao Governador do estado, Elmano de Freitas. Relato de situação de extrema insegurança em bairros de Fortaleza (CE), com facções criminosas controlando serviços e o acesso.
Considerações acerca do atentado contra o candidato à presidência dos Estados Unidos da América, Donald Trump. Comparação com o atentado contra o então candidato Jair Bolsonaro.
- Autor
- Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
- Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Homenagem:
- Congratulações ao Senador Veneziano Vital do Rêgo por seu aniversário e homenagem à sua mãe, Nilda Gondim, ex-Senadora.
-
Governo Estadual,
Segurança Pública:
- Denúncia do aumento da criminalidade no Estado do Ceará e da suposta omissão das autoridades, com destaque para os casos de assassinatos de políticos locais. Críticas ao Governador do estado, Elmano de Freitas. Relato de situação de extrema insegurança em bairros de Fortaleza (CE), com facções criminosas controlando serviços e o acesso.
-
Assuntos Internacionais:
- Considerações acerca do atentado contra o candidato à presidência dos Estados Unidos da América, Donald Trump. Comparação com o atentado contra o então candidato Jair Bolsonaro.
- Publicação
- Publicação no DSF de 18/07/2024 - Página 16
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Outros > Atuação do Estado > Governo Estadual
- Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Segurança Pública
- Outros > Assuntos Internacionais
- Indexação
-
- CONGRATULAÇÕES, SENADOR, VENEZIANO VITAL DO REGO, ANIVERSARIO, HOMENAGEM, MÃE, EX-SENADOR, NILDA GONDIM.
- CRITICA, ESTADO DO CEARA (CE), SEGURANÇA PUBLICA, VIOLENCIA, HOMICIDIO, VEREADOR, ERASMO MORAIS, CRATO (CE), FRANCISCO DOS SANTOS, HORIZONTE (CE), SARGENTO, POLICIA MILITAR, EX-SECRETARIO MUNICIPAL, GEILSON LIMA, ICO (CE), NECESSIDADE, INVESTIGAÇÃO, COMBATE, CRIME ORGANIZADO.
- CRITICA, GOVERNO ESTADUAL, GOVERNADOR, ELMANO DE FREITAS, DECLARAÇÃO, TRATAMENTO, CRIMINOSO.
- PROBLEMA, SEGURANÇA PUBLICA, FORTALEZA (CE), VIOLENCIA, CRIME ORGANIZADO.
- COMENTARIO, ATENTADO, ATAQUE, TENTATIVA, HOMICIDIO, EX-PRESIDENTE, CANDIDATO, ELEIÇÕES, CARGO ELETIVO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), DONALD TRUMP, COMPARAÇÃO, EX-PRESIDENTE DA REPUBLICA, JAIR BOLSONARO.
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Para discursar. Por videoconferência.) – Meu querido aniversariante do dia – rapaz, vou te falar, viu? Que bênção! Que bênção. Que você tenha muita luz, muita saúde, muita harmonia. Você é uma pessoa que eu admiro muito, Senador Veneziano, pela sua coerência e também por ser um homem da paz, de pacificação dentro deste Senado, de buscar as boas causas. Fico muito feliz em caminhar ao seu lado.
Quero mandar um grande abraço à Senadora Nilda Gondim, que passou pouco tempo conosco, mas foi muito marcante. O seu humanismo vem de berço, e eu fico muito feliz de, na última sessão antes do recesso, cumprimentar vocês dois.
Presidente querido, é o seguinte: eu gostaria muito de não precisar fazer este pronunciamento, mas é minha obrigação como Parlamentar, eleito para fiscalizar, legislar, denunciar, mas também cobrar responsabilidades de autoridades que devem ser competentes no cumprimento de seus deveres perante a sociedade.
O Estado do Ceará, nordestino, como somos, tem muitos problemas, especialmente – mais do que a Paraíba, eu tenho que dizer para o senhor –, e seguramente a questão da falta de segurança pública é um dos mais graves e crônicos. Em média, são assassinadas violentamente oito pessoas todos os dias. Imagine aí: oito mães chorando; pais, irmãos, tios... É uma devastação sem precedentes o que está acontecendo em nossa terra.
Segundo o Atlas da Violência, produzido pelo Ipea em conjunto com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Ceará tem se mantido como um dos cinco estados mais violentos do Brasil nos últimos dez anos, com um índice de mortes violentas, por 100 mil, sempre superior a 30, o que, segundo padrões internacionais, configura situação de epidemia, Sr. Presidente. Isso dói no coração, e nós, que temos essa responsabilidade de um mandato, precisamos não descansar com relação a esse tema.
Eu sei que são os governantes que estão à frente que podem fazer muito. Nós procuramos, em nível nacional, denunciar o que está acontecendo no Ceará, porque grande parte da mídia cearense, até por receber R$1,1 bilhão em verbas de publicidade e propaganda, não repercute como deveria, e tenho procurado votar matérias para prevenir o crime e endurecer, especialmente com a questão do tráfico de drogas, porque é um poder paralelo que toma conta, hoje, que manda e desmanda no nosso estado – e não mais a oligarquia PT e PDT, que foi a grande tragédia desses últimos anos pela omissão.
Mas, Sr. Presidente, só para o senhor ter uma ideia: no mês de maio, a cidade do Crato, com mais de 100 mil habitantes, situada na Região do Cariri cearense – uma região, aliás, ali onde você envolve muita gente, não apenas a cidade do Crato, o Cariri – foi alvo de mais um crime político.
O Vereador Erasmo Morais, de oposição, foi assassinado defronte da sua residência por dois homens encapuzados que chegaram numa pickup branca e deram mais de dez tiros de fuzil nele. Poucos dias antes do crime, em discurso proferido na Câmara de Vereadores, Erasmo alertou que sabia que estava correndo risco de vida por estar mexendo numa verdadeira casa de marimbondos, em face de suas ações contra interesses de gente muito poderosa do município.
Dois dias depois desse bárbaro assassinato no Crato, ocorreu outro crime político, dessa vez no Município de Icó – terra de Vianna de Carvalho, grande pacifista e humanista brasileiro –, uma cidade que tem mais de 60 mil habitantes e é a quarta mais antiga do Ceará. O ex-Secretário de Segurança Pública do município, Sargento Geilson Lima, também é pré-candidato a Vereador, e vinha denunciando através de vários vídeos que estava recebendo constantes ameaças de morte. Quando estava no interior de um frigorífico localizado no centro da cidade, essa imagem circulou bastante pelo estado e até fora do nosso estado, houve uma invasão de dois homens que chegaram armados numa motocicleta para desferir vários tiros contra Geilson.
Outro caso semelhante, mais antigo, ocorreu em 2022, no Município de Horizonte, com mais de 70 mil habitantes e localizado na Região Metropolitana de Fortaleza. O Vereador Francisco dos Santos, conhecido como Franzé do Hospital, estava almoçando numa churrascaria, quando um homem chegou armado numa motocicleta, rendeu todos os presentes para, em seguida, disparar vários tiros contra o Vereador. Estive, inclusive, com a família dele no final da semana passada. O caso ainda tem desfecho, tem justiça.
Eu estou relatando, Sr. Presidente, esses casos aqui para chamar mais atenção da Secretaria de Segurança Pública do estado. Até agora, todos esses casos, todos, 100% desses que eu falei, continuam sem solução. Todos os assassinatos contra quem quer que seja precisam ser devidamente investigados, precisam ser; mas tais crimes "anunciados", entre aspas, carregam um componente ainda mais perigoso, pois apresentam claras características de assassinos profissionais cumprindo ordens de mandantes poderosos, aquela questão da certeza da impunidade, que compõem o chamado crime organizado.
E, completando o quadro de descontrole da situação, veja só, o próprio Governador do Ceará, Elmano, surpreendentemente, faz uma declaração na posse do novo Secretário de Segurança. Olhe a declaração dele. Abro aspas: "A partir de agora, bandido será tratado como bandido". Só faltou explicar ao povo como eram tratados os bandidos até agora. Era como o quê? Como cidadão?
Sr. Presidente, tal descontrole é sentido principalmente na capital do estado, a nossa Fortaleza, que nos últimos anos tem se mantido como uma das dez cidades mais perigosas do mundo, do planeta, em virtude de comunidades inteiras estarem sob o domínio de facções criminosas. Tais facções atuam como poder paralelo, usando a força para controlar quem pode entrar no bairro, à luz do dia, Sr. Presidente.
Agora mesmo saiu uma matéria sobre o bairro José Walter, onde fornecedores de gás ou internet só com autorização... Só podem fechar ou vender com autorização dos criminosos. Olhe a que ponto chegou. Olhe a que ponto chegou. Nesses bairros nem o Uber se arrisca a entrar com medo da repressão, e tudo isso com a inaceitável omissão ou até – parece – conivência dos Governos estadual e municipal.
Eu, então, encerro este pronunciamento, Sr. Presidente, com uma pergunta ao Governador do Ceará: por que até agora não foram elucidados pelo menos os crimes políticos contra Vereadores? Está faltando o quê? Capacidade, coragem ou vontade política?
Eu encerro este pronunciamento ainda muito mexido, até acabei de publicar hoje pela manhã um tuíte nessa questão, observando os sinais dessa tragédia que aconteceu, porque uma pessoa morreu, perdeu a vida, outros ficaram gravemente feridos lá nos Estados Unidos da América. E digo para o senhor o seguinte: chamou-me muita atenção um pastor chamado Brandon Biggs, que quatro meses atrás relata, com riqueza de detalhes, o atentado. Então, para os incrédulos é algo muito marcante, porque ele, inclusive, fala da orelha e faz colocações muito interessantes, e a gente traça paralelo com o que aconteceu Brasil no atentado contra o então candidato Jair Bolsonaro, também por 2mm. Tem um vídeo mostrando que por fração de segundo ele mexe o rosto, o candidato ex-Presidente Trump...
Eu tenho até restrições ao perfil dele, mas que é algo realmente de Deus o que aconteceu, um livramento, disso ninguém tem que ter dúvida e tem que observar os sinais: ele mexe o rosto, e a bala passa.
E é muito estranho, Presidente, muito estranho como essa pessoa estava no telhado e ninguém tomou nenhuma medida. Já fazia um tempo, as pessoas estavam falando, e esperaram o cara atirar para... E estava a mira lá dos snipers voltada para o atirador e deixaram o cara atirar primeiro. Tudo muito estranho, e isso precisa realmente de uma análise profunda naquele país.
Que Deus abençoe o senhor. Parabéns! Muita luz, felicidade é o que o senhor merece pelo trabalho que o senhor faz aí em defesa das boas causas. É muito bom conviver com pessoas como você ao lado.
Aproveite seu dia com as pessoas que você ama, com quem o ama, porque esse é um sentido da vida. As energias do universo, Senador, estão voltadas para o senhor no dia de hoje. Capte essas energias.
Grande abraço.
Paz e bem.