Pela ordem durante a 120ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de audiência de S. Exa. com o Ministro da Pesca, André de Paula, acerca da morte súbita do camarão contaminado do Equador e que tem invadido o Brasil, comprometendo a saúde sanitária dos camarões do nosso país.

Autor
André Amaral (UNIÃO - União Brasil/PB)
Nome completo: Andre Augusto Castro do Amaral
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }, Assuntos Internacionais:
  • Registro de audiência de S. Exa. com o Ministro da Pesca, André de Paula, acerca da morte súbita do camarão contaminado do Equador e que tem invadido o Brasil, comprometendo a saúde sanitária dos camarões do nosso país.
Publicação
Publicação no DSF de 22/08/2024 - Página 29
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
Outros > Assuntos Internacionais
Indexação
  • REGISTRO, AUDIENCIA PUBLICA, ORADOR, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA PESCA E AQUICULTURA (MPA), ANDRE DE PAULA, ASSUNTO, MORTE, CAMARÃO, PAIS ESTRANGEIRO, EQUADOR, INVASÃO, BRASIL, PREJUIZO, SAUDE, DEFESA SANITARIA, CRIAÇÃO, PRODUTO NACIONAL.

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB. Pela ordem.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, Senador Cleitinho, nesta memorável tarde, eu quero dizer ao Senador Kajuru que poucos brasileiros têm a visão que você tem; você vê além, pelo seu caráter, pela sua determinação, pela sua agilidade e percepção, pela sua honradez, sem fugir dos seus princípios. Eu realmente me preocupo com a sua saúde visual, mas Deus é pai e Santa Luzia há de te curar. Eu coloquei a Paraíba à sua disposição, tenho falado com grandes oftalmologistas – está aqui o Dr. Hiran, grande oftalmologista, que tem cuidado e se preocupado diuturnamente com a sua saúde visual.

    O Dr. Hiran é um mito lá em Roraima e eu tive a felicidade de conviver com o Dr. Hiran, que estava sempre fazendo um serviço em cada canto do estado, em cada lugar, de Pacaraima a Bonfim, em todos os cantos do estado, em todas as regiões fronteiriças, atendendo lá, obstinado, inclusive os guianeses...

    O SR. PRESIDENTE (Dr. Hiran. Bloco Parlamentar Aliança/PP - RR) – E os venezuelanos.

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – Os venezuelanos, irmãos venezuelanos.

    Então, eu me associo ao Senador Kajuru, porque você é um agregador. Eu costumo dizer que o Governo está muito bem assistido de Líderes, como o Jaques Wagner e a sua pessoa. Eu me sinto muito honrado quando o amigo me convida para ir à sua casa, com a cálida recepção que você tem com todos – isso é gratificante. Unidade, articulação... Podemos ter divergência de ideias, mas temos uma convivência harmônica.

    Sr. Presidente, volto a esta tribuna para fazer um registro. Hoje fui recebido pelo Ministro da Pesca, André de Paula, levando uma matéria muito delicada, de que eu já falei nesta tribuna, que é sobre a morte súbita do camarão contaminado do Equador, que tem invadido o Brasil, comprometendo a saúde sanitária dos nossos camarões. Quero aqui deixar um agradecimento ao Ministro André de Paula.

    Também quero chamar para o debate o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e estou pedindo uma audiência com o nosso Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. São necessários esses atores para que possamos debater uma matéria tão delicada.

    Sabemos que o Equador é o maior produtor de camarão do mundo, mas o Brasil reúne tudo para ser o maior produtor de camarão. Hoje o Equador deixa o Brasil numa berlinda com a saúde sanitária do camarão. É necessário que se monte uma mesa com debatedores, com especialistas, com técnicos, com economistas, porque a problemática é a mais profunda do que se possa imaginar – mais profunda do que se possa imaginar. Eu estava lá acompanhado hoje do Ministro e de bom-tom foi a conversa.

    O Ministro Carlos Fávaro, do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária)...

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – Vou convidá-lo para participar desse debate, para encontrarmos de maneira pontual uma solução para esse camarão que está aqui no Brasil pondo em risco a saúde sanitária do nosso camarão.

    O Brasil tem os melhores técnicos, Presidente, os maiores profissionais do mundo em carcinicultura: Itamar Rocha, ex-Deputado Federal; o Dr. André Jansen, grande profissional – engenheiros de pesca, os dois. E quantos profissionais tem que podem se associar? O Maia é o maior produtor do camarão do mundo, o nosso querido Maia.

    É Deputado Federal, não é isso? O Maia? É Deputado Federal? (Pausa.)

    O Maia é o maior produtor de camarão do Brasil, melhor dizendo...

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – ... e a gente tem que fazer uma mesa redonda, desapegados de qualquer paixão, de qualquer interesse, sobretudo para garantir o alimento na mesa, o camarão de qualidade, que hoje está na merenda escolar, como já falei.

    Então, eu não poderia deixar aqui de agradecer ao Ministro André de Paula, um príncipe, como dizem. Como Graça e Romênia falam que é um príncipe o Ministro, e o Dênio também.

    Mas aqui eu quero deixar também um registro. Eu dizia que o homem tem que ser bem-nascido. O Senador Diego Tavares, jovem Senador da República, tem uma postura respeitável, tratável. Você faz a diferença. Receba o nosso abraço e a nossa felicidade de você estar aqui hoje na Casa!

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – Também sou suplente assim. E tenho muito orgulho disso, porque sou suplente do melhor Senador do Brasil, sem desmerecer os demais, Hiran, reconhecido pela imprensa nacional. Isso é uma coisa inegável, Cleitinho. Grande Cleitinho, esse líder, esse homem é o grande intérprete do sentimento das ruas do seu estado, que ele muito honra! Tenho muita alegria de ser seu amigo, ser seu colega nesta Casa.

    Esta é uma tarde memorável e quero deixar esse registro da necessidade, sobretudo, da segurança alimentar – sobretudo, da segurança alimentar.

    Vamos nos irmanar!

    Senador Hiran, aquelas terras também dão um bom camarão e seriam uma grande alternativa. A salinidade da água, porque está próxima ao oceano, já na região do Bonfim...

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – Eu conheci uma experiência com carcinicultura lá quando fui, Cleitinho, Secretário de Agricultura no Estado de Roraima. Lá também dá um bom camarão e é uma grande fonte de riqueza, de geração de emprego, de manutenção do homem no campo. E o Brasil não pode se curvar a isso.

    Sabemos que o Ceará é o maior produtor de camarão do Brasil – do mundo, é o Equador –; depois vem o Rio Grande do Norte; e a Paraíba forma fileira como o terceiro maior produtor. O grande diferencial é que a Paraíba tem pequenos produtores. Nós temos hoje aproximadamente 500 produtores no Estado da Paraíba, produtores de dois, três, quatro, cinco hectares. Tem dois ou três grandes produtores.

    Veja a dimensão social disso aí, a dimensão social da carcinicultura no estado!

    Só tenho a agradecer...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB) – ... de poder estar aqui mais uma vez, falando para o Brasil e para o povo da Paraíba, sobretudo para os criadores de camarão.

    Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/08/2024 - Página 29