Discurso durante a 122ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Pedido às autoridades do Ministério da Educação para a instalação de um campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), no Município de Alagoa Grande-PB.

Registro da importância cultural da propriedade Engenho Corredor, localizada na cidade de Pilar-PB. Apresentação de medidas para mitigar os efeitos da seca sofridos pela população.

Satisfação com o desempenho do time Botafogo da Paraíba na disputa da série C do campeonato brasileiro de futebol.

Autor
André Amaral (UNIÃO - União Brasil/PB)
Nome completo: Andre Augusto Castro do Amaral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Educação Profissionalizante:
  • Pedido às autoridades do Ministério da Educação para a instalação de um campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), no Município de Alagoa Grande-PB.
Cultura:
  • Registro da importância cultural da propriedade Engenho Corredor, localizada na cidade de Pilar-PB. Apresentação de medidas para mitigar os efeitos da seca sofridos pela população.
Desporto e Lazer, Homenagem:
  • Satisfação com o desempenho do time Botafogo da Paraíba na disputa da série C do campeonato brasileiro de futebol.
Publicação
Publicação no DSF de 27/08/2024 - Página 28
Assuntos
Política Social > Educação > Educação Profissionalizante
Política Social > Cultura
Política Social > Desporto e Lazer
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, AUTORIDADE, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), INSTALAÇÃO, UNIDADE, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA, ALAGOA GRANDE (PB).
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, CULTURA, ENGENHO, PROPRIEDADE, PATRIMONIO HISTORICO, PILAR (PB).
  • CELEBRAÇÃO, TIME, FUTEBOL, CAMPEONATO NACIONAL.

    O SR. ANDRÉ AMARAL (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PB. Para discursar. Por videoconferência.) – Boa tarde, Presidente Paulo Paim.

    Boa tarde, colegas Senadores.

    Estamos aqui na Paraíba, cumprindo pautas pontuais.

    Hoje pela manhã, Sr. Presidente, estivemos com a Reitora Mary Roberta, tratando do IFPB para a cidade de Alagoa Grande, cidade que tem os grandes quilombolas de escravos remanescentes da Paraíba.

    São os maiores redutos de escravos remanescentes, os escravos quilombola, lá de Alagoa Grande, e fomos lá muito bem-recebidos.

    Senador Confúcio Moura, eu, aqui, ouvindo aqui suas palavras, grande Senador, ex-Governador de Rondônia, sobre as queimadas provenientes das secas, e a Paraíba não foge disso.

    Sabemos, Presidente Paim, que temos uma janela de seca, historicamente. Desde que o mundo é mundo, o Semiárido paraibano tem uma janela de seca.

    Estive com o Ministro Waldez Góes, quando houve uma interrupção do abastecimento de água em 44 cidades da Paraíba, e fui lá pedir socorro a ele. E ele, muito prestativo, muito atencioso – aliás, quero parabenizar o Ministro Waldez Góes pela sua altivez e pela sua pontualidade –, um ministro resolutivo. Não podia ser diferente: quando foi Governador, foi brilhante.

    E aí eu sugeri, Presidente: por que não colocar, no CadÚnico, para os que já recebem o Bolsa Família, nas regiões do Semiárido onde se tem essas janelas de seca, em vez desses carros pipa de água potável, um vale-água? Tem o vale-gás... Para que eles possam ter a segurança hídrica, água com qualidade para a sua família.

    Então, essa foi a nossa sugestão.

    E não poderia deixar aqui de falar, Senador: estamos agora aqui no restaurante Recanto do Picuí, acabando de concluir uma pauta com queridas lideranças, jornalistas – o Clodoaldo, da cidade de Pilar; o Diego Lima; o Samuka Duarte; o Alvaro Costa, da Rádio Pop; o Felipe França, da Rádio Pop; o Napoleão Soares; o Camaf Douglas, que é de Lagoa de Dentro, e o Marquinhos, de Sobrado –, pois nós sabemos que o Engenho Corredor, o histórico Engenho Corredor, lá na cidade de Pilar...

    Falava, agora há pouco, com o nosso Clodoaldo, que é uma pessoa muito querida, sobre a importância desse engenho.

    Mas, nessa rodada pela Paraíba, Presidente, eu não poderia deixar de falar aqui da paixão brasileira, do futebol. O Botafogo da Paraíba está na Série C e agora vai disputar com o Volta Redonda, com o Remo, com o São Bernardo e com o Botafogo da Paraíba. É o povo que tem paixão pelo futebol brasileiro, Presidente.

    Então, em cumprimento a essa pauta no estado, não poderia deixar de trazer aqui o nosso registro, a nossa pontualidade.

    Hoje, como falei, já tivemos com a reitora, e ela foi bastante sensível.

    Estivemos com o Ministro Santana, na semana passada, com a Senadora Janaína, que está em campanha, lá na sua cidade, em Crateús, e ele foi bastante sensível a trazer para a cidade de Lagoa Grande uma FPB. A Lagoa Grande, que é a cidade de Jackson do Pandeiro, grande percussionista brasileiro, e que é a cidade de Margarida Maria Alves, brutalmente assassinada, essa grande sindicalista... Então, uma cidade rica em história, e não poderia deixar também de falar escravo quilombola, lá no alto.

    Então não poderia deixar de fazer esse registro e pedir, de forma legítima, a primeira escola UFPB do Brasil para a região quilombola lá do Zumbi.

    Nós pedimos isso, a reitora foi bastante sensível, e o Ministro Santana, quando estivemos com ele, foi bastante sensível a essa problemática, a essa necessidade de levar educação de qualidade lá para a região dos quilombolas, que nós sabemos que são sofridos e excluídos e que ainda estão por ter a sua legitimidade e integração na comunidade.

    Então, Presidente, nessa segunda-feira que se inicia, quando cumprimos pauta no estado e também aqui, com o nosso dever como Parlamentar, como Senador da República, 1º Suplente de Efraim Morais, eleito melhor Senador do Brasil, não poderia aqui deixar de fazer este nosso registro, mesmo à distância, mas muito próximo, porque estamos passo a passo acompanhando todas as decisões do Brasil, sobretudo as do Senado da República, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/08/2024 - Página 28